5 dicas para evitar ser vítima de manipulação

Aprender a estabelecer limites e reconhecer suas próprias emoções são pilares para evitar cair no jogo da manipulação. Descubra outras dicas.
5 dicas para evitar ser vítima de manipulação

Última atualização: 01 Outubro, 2021

“Nem tudo que reluz é ouro”… com esta frase poderíamos começar a descrever o que é uma pessoa manipuladora. Por fora se apresentam como seres encantadores e sedutores, mas por dentro sabem quais ferramentas usar para que as pessoas ao seu redor façam o que querem. Você sabe o que fazer para evitar ser vítima de manipulação?

A manipulação às vezes é mais óbvia, às vezes menos, pois nem todas as pessoas procedem da mesma maneira. Da mesma forma, nem todas as vítimas têm as mesmas características. A nível individual, o manipulado começa a experimentar uma sensação de perda de controle da sua vida, como se estivesse encurralado ou fazendo coisas que não quer.

A nível interpessoal, a relação começa a se desgastar com o tempo, pois, ao perceber a manipulação, buscará evitar o manipulador ou estabelecer um distanciamento. Apesar disso, nem sempre é fácil “escapar” destes comportamentos. Vamos ver um pouco mais sobre isso.

Características de uma pessoa manipuladora

É claro que não existem duas pessoas manipuladoras iguais; no entanto, é verdade que elas compartilham algumas características. Podemos citar as seguintes:

  • São pessoas guiadas pela frase “os fins justificam os meios”. Nesse sentido, o primeiro é sua vontade, o segundo seus desejos e o terceiro, eles próprios. Para conseguir o que desejam, eles podem ordenar as peças habilmente e fazer suas jogadas psicologicamente abusivas.
  • Eles não são influenciados pelo que consideram ser “sentimentalismo”, nem se preocupam com o comportamento ético. Ou seja, eles não se comovem com o fato de que a outra pessoa vai fazer algo que não quer, e não sentem culpa. São movidos pelo narcisismo, hedonismo e egoísmo, sempre longe da empatia.
  • Muitas vezes, ao perceber que não conseguem manipular, tornam-se perfeitos intérpretes do papel de vítimas na tentativa de mover (e convencer).
Características de uma pessoa manipuladora
Pessoas manipuladoras são especialistas em abuso psicológico. Elas sempre tentam fazer a vítima se sentir culpada.

5 dicas para evitar ser vítima de manipulação

Evitar ser vítima de manipulação pode não ser uma tarefa fácil. No entanto, existem algumas estratégias simples que podem ajudar a manter os manipuladores longe. Coloque-as em prática!

1. Aprenda a se conhecer, respeitar a si mesmo e ouvir seus próprios desejos

Muitas vezes, você dá o “sim” fácil e deixa de lado o que realmente deseja fazer. Em suma, você não se dá a oportunidade de pensar sobre o que gosta e o que vivencia em determinadas situações. Da próxima vez, não deixe essas perguntas de lado: O que eu quero? O que eu não quero?

É imprescindível dar-se espaço para o autoconhecimento, pois cada um tem seus próprios medos e inseguranças que são o alvo perfeito para a manipulação.

2. Estabeleça limites sem culpa

Em relação ao ponto anterior, a partir do autoconhecimento e do autorrespeito, é fundamental aprender a estabelecer limites. Você deve ser consistente com o que quer e o que não quer. Às vezes, isso pode ser complexo, especialmente se a pessoa que está manipulando usar seus pontos fracos para tentar convencê-lo.

3. Mantenha-se firme na sua postura

Sempre tente deixar claro o que você pensa e o que vai fazer. Aprenda a dizer não. Na maioria das vezes, a pessoa que está manipulando tentará persuadi-lo do contrário. No entanto, não há espaço para dúvidas ou hesitações. É importante falar com confiança e convicção, mesmo através da linguagem corporal.

Se o manipulador começar a ficar insistente, é melhor interromper a conversa e dizer que você não quer mais falar sobre aquele assunto naquele momento. Você não deve permitir desrespeito nem tem que se desculpar por não ceder aos seus pedidos.

4. Trabalhe suas emoções

Este ponto está relacionado a todos os anteriores; é preciso trabalhar as emoções, reconhecê-las, validá-las e aprender a administrá-las. Do contrário, elas se tornam aquele ponto fraco que já mencionamos por meio do qual o manipulador busca exercer seu controle.

Os argumentos de quem manipula acabam sempre apelando para “ não custa nada”, “para mim é muito importante, senão não te pediria”, “pensei que podia contar contigo”, entre muitos outros. Portanto, identificar como você se sente e ser consistente com isso é muito necessário para evitar cair na culpa e no medo.

Dicas para evitar ser vítima de manipulação
A autoconsciência e o saber reconhecer as emoções são decisivos para não cair na manipulação dos outros.

5. Restrinja o contato

Se você quer evitar ser vítima de manipulação, tente ficar o mais longe possível da pessoa manipuladora. Se você não consegue (por exemplo, porque você tem uma relação de trabalho com ela), tente reduzir o contato e limitá-lo ao que é justo e necessário.

Use o “sim, não, entendi” e outras respostas monossilábicas para que eles não tenham a chance de iniciar uma conversa ou obter informações particulares sobre a sua vida. As pessoas que manipulam são especialistas em inverter o discurso. Portanto, é melhor evitar dar muitas explicações.

Não pense que você é fraco

Por fim, ao falar sobre casos de manipulação, é muito comum ouvir comentários como “ele é muito fraco”, “ele tem pouca personalidade” no que se refere à pessoa que é vítima de manipulação. Esses comentários retiram a culpa de quem manipula para despejá-la em quem é manipulado.

Um dos casos de manipulação mais frequentes e prejudiciais é o gaslighting, que se refere a uma forma muito sutil de abuso emocional que acaba fazendo a pessoa duvidar dos próprios pensamentos e até da própria sanidade.

É uma das formas mais invisíveis, mas mais perniciosas de manipulação, com terríveis consequências psicológicas. Geralmente se disfarça de problemas de relacionamento, mas na realidade é uma manipulação com todas as letras.

Por tudo isso, você deve ter muito cuidado com o que você fala ou sugere, pois parece que as pessoas deveriam ser desta ou daquela forma para não serem vítimas de algo, ao invés de exigirmos ou esperarmos que os manipuladores se comportassem como deveriam…

Esta posição acaba por comprometer a autoestima daqueles que são manipulados e, muitas vezes, eles acabam pensando que são realmente culpados. A verdade é que o próprio ambiente acaba reforçando o círculo vicioso entre manipulador e vítima.

Pode interessar a você...
7 estratégias de manipulação utilizadas por pessoas que maltratam
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
7 estratégias de manipulação utilizadas por pessoas que maltratam

O agressor vai introduzindo de maneira sutil suas estratégias de manipulação de modo que a vítima não tenha consciência até que esteja perdida. Evi...



  • Águila Gutiérrez, Y., Hernández Reyes, V. E., & Hernández Castro, V. H. (2016). Las consecuencias de la violencia de género para la salud y formación de los adolescentes. Revista Médica Electrónica38(5), 697-710.
  • Almendros, C., Gámez-Guadix, M., Carrobles, J. A., & Rodríguez-Carballeira, Á. (2011). Abuso psicológico en grupos manipuladores. Psicología Conductual19(1), 157.
  • Bowers L. Manipulation: searching for an understanding. J Psychiatr Ment Health Nurs. 2003 Jun;10(3):329-34. doi: 10.1046/j.1365-2850.2003.00603.x. PMID: 12755918.