A armadilha da adulação manipuladora

A adulação manipuladora usa a vaidade do nosso ego ou o nosso bom coração para tirar vantagem da situação e se beneficiar às nossas custas.
A armadilha da adulação manipuladora

Última atualização: 16 Agosto, 2021

A adulação manipuladora não é uma bajulação sem intenções prejudiciais. Pelo contrário, há um interesse camuflado sob um elogio ou um comentário positivo. Todos nós amamos ouvir que somos bons e que fazemos as coisas bem.

Porém, há momentos em que nos deixamos levar por esses elogios sem saber que devemos abrir os olhos para perceber suas verdadeiras intenções.

Às vezes, as pessoas com baixa autoestima precisam desse tipo de adulação. Elas a percebem como um reconhecimento de seus méritos porque vivem da aprovação dos outros. No entanto, isso é perigoso, pois podem cair em uma armadilha terrível.

Esteja ciente da adulação manipuladora

A seguir, daremos alguns exemplos de situações reais em que a adulação manipuladora está presente. Você perceberá que, em mais de uma ocasião, nos deixamos levar por essas lindas palavras. No entanto, na realidade, elas estão nos apontando para onde ir com base no que o outro deseja.

Que boa pessoa você é! Na verdade, eu queria te perguntar…

Isso é muito comum. Seguido de um elogio, há um pedido que você dificilmente consegue recusar. Quando eles falam uma palavra positiva a seu respeito, se você recusar o que eles pedem, pode se sentir mal.

Se eles disserem “como você é bom” e você se recusar a fazer o que eles pedem, você não será mais tão bom e a outra pessoa ficará desapontada.

É isso que se pretende com este tipo de afirmação. Sem estar ciente disso, um sentimento de culpa se instalará em você e o impelirá a fazer o que o outro deseja.

Você que é tão compreensivo, estou certo em…?

Bajular com segundas intenções

Em algumas ocasiões, a armadilha da adulação manipuladora é caracterizada pelo fato de uma pessoa querer se sentir amparada por uma determinada opinião que tem sobre uma situação. Por exemplo, se ela está criticando um amigo afirmando que suas ações não parecem boas para isso e para aquilo, ela fará um elogio antes de perguntar o que você acha.

Depois da adulação, será muito difícil você se recusar a ficar do lado dela, mesmo sabendo que ela está errada. Afinal, você não quer desapontá-la. Então, novamente, a manipulação estará presente.

Desculpe, você é tão gentil

As pessoas que usam a adulação manipuladora às vezes o fazem com o objetivo de serem perdoadas por uma pessoa a quem magoaram.

Para isso, fazem uso de belas palavras para que a outra pessoa se sinta superior e considere que o erro pode ser perdoado. Afinal, somos todos humanos!

Porém, é preciso ficar de olhos bem abertos, pois na maioria das vezes esse tipo de pessoa não busca resgatar o relacionamento, e sim os benefícios que obtinha com ele.

Eu amo poder confiar em você

Eu amo poder confiar em você

Nesse caso, não significa que ninguém seja confiável, mas você deve ter cuidado porque muitas pessoas procuram ganhar sua confiança por meio de elogios e adulações e depois enfiam uma faca nas suas costas.

Isso costuma ser feito por aqueles que o usam para atingir um propósito específico que só diz respeito a eles. Eles precisam que você chegue onde querem, mas, uma vez na linha de chegada, vão pisar em você e lhe dar as costas. Tenha muito cuidado com esse tipo de adulação manipuladora. Na verdade, ela pode despedaçá-lo, parti-lo e deixar feridas no coração que são difíceis de curar.

É difícil notar a adulação manipuladora. Em alguns casos, só a experiência nos fornecerá as ferramentas necessárias para abrir os olhos e não nos deixar enganar por uma palavra que exalte o nosso ego.

Quando você se sentir lisonjeado de forma exagerada, quando achar que é desconfortável ouvir palavras que descrevam tudo de positivo que você faz ou tem, fique alerta! Não se deixe levar pela sensação positiva de que eles estão reconhecendo os seus méritos.

A adulação manipuladora está muito mais presente do que pensamos. O que acontece é que todos gostamos de receber elogios dos outros. No entanto, aquele momento gratificante não vale a pena se mais tarde vamos ser prejudicados por uma manipulação encoberta.

Pode interessar a você...
7 estratégias de manipulação utilizadas por pessoas que maltratam
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
7 estratégias de manipulação utilizadas por pessoas que maltratam

O agressor vai introduzindo de maneira sutil suas estratégias de manipulação de modo que a vítima não tenha consciência até que esteja perdida. Evi...



  • Eylon, Y., & Heyd, D. (2008). Flattery. Philosophy and Phenomenological Research, 77(3), 685-704.
  • Atilano, B. F., Lugo, N. I. B., & Cadena, D. M. G. RECONOCIMIENTO Y MOTIVACIÓN EN EL AULA: RESALTANDO LAS FORTALEZAS DE LOS ESTUDIANTES.
  • Potter, N. N. (2006). What is manipulative behavior, anyway?. Journal of personality disorders, 20(2), 139-156.