Dicas para ter uma mudança mental positiva

17 de novembro de 2019
Você quer ter uma mudança mental positiva? Ser mais otimista e ter uma visão de vida mais encorajadora melhorará sua maneira de experimentar a vida.

Conseguir uma mudança mental positiva é uma coisa boa, embora às vezes pareça difícil. Temos uma tendência prejudicial a ser pessimistas e ter um diálogo interno completamente negativo conosco. Isso não nos beneficia em nada.

As dicas abaixo te ajudarão a ter uma mudança mental positiva. Suas consequências, benéficas para você, se manifestarão em várias áreas da sua vida. Então, não perca!

Aprenda a expressar gratidão

Ofereça seu coração

Quando foi a última vez que você expressou gratidão por alguma coisa? Por ter amigos, por poder desfrutar de um bom tempo com sua família, por poder fazer planos ou simplesmente por desfrutar de boa saúde.

Começar a expressar gratidão permitirá que você aprenda a valorizar as pequenas coisas que tem ao seu redor, mas geralmente não presta atenção. Este primeiro passo te levará a uma mudança mental positiva.

Se você quiser, pode ter um caderno em mãos e, todos os dias, anote tudo aquilo pelo que se sente agradecido. Pode ser uma coisa, duas ou três, as que você precisar. Não há limites aqui.

Descubra: Ikigai, o segredo japonês para viver melhor

Comece a meditar para ter uma mudança mental positiva

Meditação para o bem-estar mental

A meditação é uma atividade que, nos últimos anos, muitas pessoas começaram a praticar. Os benefícios que ela pode trazer são tantos que, uma vez iniciada, é inevitável que seja incorporada como um hábito.

Se você se atreve a meditar, isso permitirá que se concentre no momento presente. Assim, relativizará as preocupações e verá tudo de uma maneira mais clara. Além disso, você saberá como gerenciar melhor suas emoções e pensamentos.

A paz de espírito e o bem-estar que essa prática traz te levarão a uma mudança mental positiva que fará com que você experimente a vida de uma maneira diferente. Mais sensível, com mais plenitude e mais calma.

Use uma linguagem positiva

Esta terceira dica para uma mudança mental positiva é muito importante. Quantas vezes você se queixou de como tudo está indo mal? Você já tropeçou em uma pedra e disse uma palavra ruim?

Você costuma usar uma linguagem mais negativa do que positiva e isso se reflete na maneira como você se comunica. É muito possível que você já tenha pensado em coisas como “você não vale nada”, “mas quão desajeitado você é” ou “se fizer isso, vai fazer muito mal feito”.

Perceber que você usa esse tipo de linguagem será um grande passo para que, toda vez que você usar uma frase negativa, mude para uma positiva. No começo, você pode ficar frustrado porque os pensamentos negativos serão muitos. No entanto, com o tempo, isso mudará.

Para uma mudança mental positiva, aceite que não há nada perfeito

Homem praticando aceitação para uma mudança mental positiva

O desejo de perfeição que todos nós geralmente temos é dado por comparações e o desejo de ser reconhecido pelos outros. Mas, certamente você já sabe que não há nada perfeito, pois a perfeição é algo bastante relativo.

Acreditar nesta declaração e aceitá-la te ajudará a ter essa mudança mental positiva. Porque a busca pela perfeição oprime, frustra e estressa. Isso não é bom para você.

Você sabia? 5 sinais que indicam que você é uma pessoa tóxica

Tome uma perspectiva

A última das dicas para uma mudança mental positiva é ter perspectiva. Certamente, em mais de uma ocasião, você esteve imerso em uma situação que considerou terrível naquele momento e incapaz de superar.

Com o tempo, você certamente se lembrará daquele momento como algo que não era tão sério quanto você imaginou. A razão pela qual você pensa de maneira diferente hoje é que agora você enxerga o que aconteceu com perspectiva.

A meditação de que falamos anteriormente é muito importante para poder ver as circunstâncias que nos acontecem de uma certa perspectiva. Isso te ajudará a tomar melhores decisões e gerenciar melhor suas emoções.

Ter uma mudança mental positiva não é fácil. É necessário perseverança para alcançar esse objetivo. Além disso, precisamos estar abertos à autocrítica para dizer coisas como “é verdade, sou perfeccionista demais”.

É hora de deixar de lado o negativo e apostar no positivo. Porque, se criamos a realidade em nossa mente, é lógico que, se formos pessimistas, é isso que se manifestará em nossa realidade. Queremos o oposto? Bem, vamos trabalhar para alcançá-lo!