Conheça aqui tudo sobre a Lei de Murphy

3 de agosto de 2019
Se algo pode dar errado, vai dar errado. Conheça tudo sobre a Lei de Murphy

A lei de Murphy é uma lei empírica que procura explicar os eventos que ocorreram.

Esta lei tornou-se um pensamento pessimista por parte da população. Assim, a frase que defende e explica a lei vem dizer que, se algo pode dar errado, vai dar errado.

Esta lei de Murphy é baseada na lei natural da entropia. A entropia, um fenômeno estudado na termodinâmica, é um princípio da natureza pelo qual cada partícula tende à desordem.

E como isso se relaciona com a lei de Murphy? Os seguidores desta lei acreditam que projetos defensivos podem ser criados diante da entropia.

Talvez você esteja interessado na leitura: Má sorte? Saiba como converter os pensamentos negativos em positivos

História da Lei de Murphy

Não faça aos outros o que você não quer que façam a você

Edward Aloysius Murphy era um cientista aeroespacial americano. Ele foi um dos melhores engenheiros aeroespaciais das décadas de 1940 e 1950. E foi encarregado de realizar experimentos com foguetes para a Força Aérea dos EUA na luta contra a URSS durante a Guerra Fria.

A lei de Murphy nasceu com o experimento chamado MX100. Este experimento teve como objetivo testar a resistência humana às forças G.

Para isso, se lançava um boneco humanoide em um trenó. Posteriormente, foi testado no capitão John Paul Stapp.

Para medir essas forças, Murphy e seu assistente colocaram um colete com sensores no capitão. No entanto, após o lançamento, eles notaram um erro na instalação: os cabos foram conectados de cabeça para baixo, sendo que os testes haviam sido inúteis.

Foi aqui quando Murphy pronunciou a famosa frase que se tornaria a chamada Lei de Murphy. No entanto, foi apenas a raiva de Murphy ao seu assistente: “Se essa pessoa tem um jeito de cometer um erro, ela fará isso”.

Mais tarde, esta frase foi passada de boca a boca entre o resto dos cientistas. Assim, ele mudou para “se pode acontecer, vai acontecer”.

Posteriormente, seu filho negou essa frase. Segundo ele, a frase era: “se houver mais de uma maneira de fazer um trabalho e uma delas terminar em desastre, alguém fará dessa maneira”.

A frase foi anunciada em uma conferência de imprensa. Stapp pronunciou essa frase para os jornalistas, colocando-a na boca de Murphy, para explicar por que a experiência falhara.

A lei de Murphy na cultura popular

Negativismo traz coisas negativas

A origem da lei não importava, pois isso explicava outra circunstância. Assim, esta lei traz consigo um princípio de design de defesa. Com isso, destina-se a evitar erros futuros de uma ação que possa ocorrer.

No começo, a lei de Murphy era uma premissa científica. No entanto, mais tarde, chegou ao conhecimento popular.

Isso foi graças à literatura. Sua primeira aparição foi em 1952. A famosa frase “se algo ruim pode acontecer, isso vai acontecer” saiu no epílogo do livro de John Sack, The Butcher: The Ascent of Yerupaja.

Atualmente, a lei de Murphy se tornou tão popular que existem filmes inspirados nela.

Este é o caso da Interstellar, que tem essa lei como seu desenvolvimento inicial. Até mesmo um dos personagens principais é chamado Murph.

Descubra ademais: 5 conselhos para silenciar a mente e ver as coisas de maneira mais positiva

Espírito da Lei de Murphy

Desde a sua introdução na cultura popular, tornou-se a frase representativa do pessimismo. Alguns estudos afirmam que as pessoas se lembram de suas quedas mais do que suas situações de sorte.

Além disso, a lei de Murphy é geralmente representada com pão untado com manteiga. Assim, o pão sempre cairá do lado da manteiga.

No entanto, é demonstrado que este tipo de situações tem uma explicação física. Além disso, estudos derivados da lei de Murphy ganharam prêmios Nobel de engenharia científica.

Mesmo assim, o conhecimento popular transformou essa lei em algo supersticioso. Portanto, aqueles que acreditam na sorte outorgarão à esta lei a uma força sobrenatural do universo que leva tudo a dar errado.