Ideias que tornarão sua casa mais aconchegante

12 de junho de 2019
Faça pequenas mudanças em sua casa para conseguir uma casa mais acolhedora e amigável para você e seus convidados. Descubra essas ideias!

Você gostaria de ter uma casa mais aconchegante? Então não perca as ideias que compartilharemos contigo. Você vai ver que, com poucas variações e um baixo investimento, é possível transformar sua casa naquilo que sempre sonhou. Continue lendo!

Ideias para criar uma casa mais aconchegante

Ter uma casa aconchegante não depende do investimento monetário, mas do cuidado com os detalhes. Por isso, há pequenas variações que se pode fazer em casa para criar uma sensação mais agradável e amigável para aqueles que te visitam. Vejamos algumas ideias em seguida:

1. Cuide da iluminação

Sala de estar iluminada: casa acolhed

Escolher as luzes certas para a sua casa é essencial para que as pessoas que te visitam se sintam bem-vindas. Pense um segundo: como você se sente ao entrar em um andar escuro e sombrio?

Com certeza, as emoções que um lugar como esse desperta se opõem àquelas geradas por um espaço aberto, com luz natural ou lâmpadas que iluminam calorosamente os cômodos, por exemplo.

As luzes da sua casa dizem muito sobre você. Por isso, escolha lâmpadas de luz quente e não hesite em colocar alguma luz de leitura ao lado de uma de suas poltronas. As lâmpadas direcionadas para setores específicos que você quer destacar, como um quadro, por exemplo, também ajudam a criar uma casa mais aconchegante.

Outra ideia? As luzes reguláveis ​​que permitem que você escolha a intensidade desejada podem ser outra ótima opção para dar calor a um cômodo. Além disso, existe essa opção para luzes de teto e de pé. Claro, você também pode criar suas próprias lâmpadas usando frascos de vidro. Original e divertido!

Descubra ademais: Lâmpadas com frascos e garrafas: ideias originais

2. Coloque detalhes pessoais para uma casa mais aconchegante

Os quadros e fotos ajudam a personalizar sua casa e costumam atrair a atenção dos visitantes! Por isso, escolha suas melhores fotos e exponha-as para que todos possam vê-las.

Também será uma boa maneira de se lembrar de todas as coisas boas que você tem na vida. Além disso, recomendamos que decore as molduras ao seu gosto para dar a elas um estilo mais pessoal.

3. Decore com plantas

Plantas de interior

As plantas de interior te ajudam a colorir a casa. Há uma grande variedade, até mesmo algumas que quase não precisam de água ou de cuidado e são ideais se você não leva jeito (ou acha que não) para a jardinagem. Assim, pense nisso: uma planta pode iluminar um canto da sala ou decorar uma mesa alta.

4. Brinque com as cortinas

Escolha as cortinas mais adequadas para a sua casa. Geralmente, considera-se que as cortinas devem deixar entrar um pouco de luz, pelo menos nos ambientes compartilhados. Por isso, o que você acharia de optar por cortinas estampadas? As cortinas dão bastante folga e permitem que você dê um ar completamente diferente à sua casa.

Se você sabe pintar, você mesmo pode personalizar as cortinas com tinta de tecido e algum padrão que desenhe à mão livre ou baixe da internet. Além disso, não é necessário que a cortina esteja cheia de estampas, alguns pequenos detalhes podem ser suficientes para mudar a aparência da sala.

5. Decore com velas

Velas

Já falamos sobre a importância da iluminação e não podiam faltar as velas entre as nossas ideias! Elas não só ajudam a iluminar uma sala de maneira diferente, dando um estilo intimista, mas também podem te ajudar a aromatizá-la ao seu gosto.

6. Uma casa mais aconchegante com tapetes

Tapetes podem ser o que você precisa para conseguir uma casa mais aconchegante. Andar sobre um tapete no inverno é uma delícia! Não é necessário ter tapetes em toda a casa, na verdade você pode usar apenas pequenos tapetes em locais específicos, como, por exemplo, em frente à poltrona.

Não perca: Reutilize suas camisas velhas para fazer esses incríveis artesanatos

7. Uso de madeira

Móveis de madeira

Não deve haver outro material que gere tanto calor como a madeira. Você pode usá-la além de na mobília, nas paredes ou nos acessórios de sua casa. Por exemplo, você pode criar centros de mesa com madeira.

8. Manter a ordem: base de uma casa mais aconchegante

Uma casa organizada dá uma aparência de equilíbrio e convida você a relaxar, enquanto a desordem pode aumentar os níveis de estresse. Por isso, siga o conselho de Marie Kondo e mantenha sua casa sob controle!

9. Escolha cadeiras e poltronas arredondadas

Boa distribuição dos móveis

Pode parecer sem importância, mas as extremidades arredondadas convidam ao descanso e ao relaxamento. Se você tem cadeiras de madeira com acabamentos angulares, pode colocar almofadas bonitas nelas e pronto!

10. Almofadas e cobertores

As almofadas e cobertores são excelentes maneiras de dar uma nova vida à cadeira. E o melhor? Você pode fazê-las usando tecidos de roupas que você não usa mais. A técnica de patchwork é uma das últimas tendências, também é fácil de fazer e parece ótimo!

Crie uma casa mais aconchegante, fazendo pequenas alterações na decoração. Como você vê, não é necessário comprar novos móveis amanhã. Coloque as mãos na massa e renove a sua casa!

  • Mendoza, E. (2017). Diseño de Interiores. Manual de Diseño de Interiores.
  • Pérez Jaimes, A. E. (2004). Diseño interior: solución integral a los espacios. (Spanish). INTERIOR DESIGN: INTEGRAL SOLUTION FOR SPACES. (English).
  • Migoya, P. (2010). El color en el diseño de interiores. Proyecto de Interiores.