Supere o medo de ser criticado com essas dicas

20 de julho de 2019
O medo de ser criticado pode nos limitar muito e fazer com que deixemos de seguir determinados sonhos que nos fariam muito felizes. Devemos enfrentar este temor para que deixe de nos condicionar.

medo de ser criticado é muito mais comum do que acreditamos.

A pessoa que o experimenta sempre está alerta ante o que os outros possam pensar sobre cada passo que dá. Isso limita suas ações, sua liberdade de ser e termina provocando que não se arrisque e se mantenha em sua zona de conforto.

O autor motivacional Scott Mautz assegura que o medo da crítica é debilitante quando não sabemos gerenciá-lo.

De acordo com Mautz, autor do livro Find the fire, ninguém gosta da crítica, mas alguns a gerenciam melhor do que outros.

De onde vem o medo de ser criticado?

O mais provável é que sua origem se remeta à infância, em que a desvalorização por parte dos progenitores e a falta de reconhecimento, tenham gerado uma dependência negativa com relação as opiniões alheias.

O medo de ser criticado está em sua mente

Mulher que quebrou o vidro

Às vezes, o medo da crítica somente é nossa imaginação.

Talvez tenha passado por uma experiência traumática na qual tenha sido julgado e envergonhado. Por isso, em um cenário similar, vem à mente o que aconteceu um tempo atrás.

Mas, quem assegura que não ocorrerá o mesmo?

Talvez, nesta ocasião ninguém o criticará. E mais, talvez o que tenha alcançado até o momento tenha te preenchido tanto, que essas críticas ficarão no passado. 

Assim que na próxima vez que tenha um projeto ou queira perseguir um sonho e o medo apareça, atreva-se a seguir em frente sem medo.

Busque comprovar mediante ações que isso que está pensando se tornará realidade. Adiante-se. Arrisque-se.

Descubra também: Como tomar melhores decisões

Muitas críticas camuflam inveja

Outra maneira de superar o medo de ser criticado é começar a ver as críticas como o que muitas vezes são: inveja. 

As pessoas que não se atrevem a perseguir seus sonhos ou que também têm medo de serem julgadas, invejam aquelas que seguem em frente sem temer nada.

Portanto, caso seja uma pessoa que tem medo da crítica, talvez se sinta identificado com este aspecto. É completamente normal.

Quando não nos atrevemos a fazer aquilo que desejamos, observamos com certa inveja quem o faz e segue em frente sem importar com que os outros possam pensar. 

Ao invés de seguir refugiado na zona de conforto, deveria ver isso como uma oportunidade para começar a fazer o mesmo.

A única maneira de vencer um medo é enfrentá-lo e começando a agir.

Se você fracassar, aprenda com o erro

Casal se abraçando

Ainda que as críticas do passado possam doer, é importante que não permita que te limitem.

É verdade que tenha fracassado, mas que nunca fracassou? O interessante é que possa converter os fracassos em seus verdadeiros aliados, que de cada tropeço aprenda.

Entenda a crítica como algo inevitável. O escritor americano Elbert Hubbard diz que «A única forma de não ser criticado é não fazer nada e não ser nada».

Mude o conceito que tem dos fracassos. Comece a tomá-los como oportunidades para aprender, para melhorar e seguir se esforçando para conseguir aquilo que quer. Construir algo do zero nunca é simples. Ademais, os erros e os equívocos ajudam a seguir em frente.

Leia ademais este artigo: Perdoe a si mesmo pelos erros do passado

Lembre-se que você é o dono de sua vida

Caso tenha medo de ser criticado, lembre que você é o dono de sua vida. Além disso, escreva-o em uma nota adesiva, caso seja necessário, e coloque-a em um lugar visível de sua casa.

Ninguém irá vivê-la por você. Além disso, sua vida é um papel em branco. Permitirá que outros escrevam nele?

No momento em que deixar seus sonhos na mente dos outros e não passar a agir, então o fracasso estará sim assegurado. Não se sentirá feliz.

O medo da crítica, como muitos outros temores, pode ser superado. Somente precisará de algo fundamental que é começar a tomar decisões.

Se parar para pensar, as opiniões dos demais realmente não são tão importantes. Porque somente as suas deveriam te preocupar.