Melhor Com Saúde
 

Tire o poder de tudo que perturba a sua mente

Se quisermos nos libertar dos pensamentos negativos, o primeiro passo é aprender a reconhecê-los e transformá-los para que, em vez de nos paralisar, eles possam nos ajudar a avançar.

Tire o poder de tudo que perturba a sua mente

Última atualização: 23 Outubro, 2020

Embora não seja possível “suprimir” o negativo para sempre em cada situação, é possível administrá-lo de forma que não traga tanto sofrimento e permita que você aprenda algo que o ajude a ganhar força e seguir em frente. Para isso, você deve cuidar de si mesmo e da sua saúde mental com amor: tire o poder de tudo que perturba a sua mente.

Como se costuma dizer, às vezes não há pior inimigo do que você mesmo e, com ele, os pensamentos negativos; aqueles que só nos lembram dos erros cometidos ou das preocupações.

Para ajudá-lo, queremos mostrar algumas estratégias muito simples com as quais você poderá deixar os pensamentos negativos de lado. Continue lendo para descobri-los!

Como deixar de lado os seus pensamentos negativos?

Você precisa aprender a deixar de lado – aos poucos – os pensamentos negativos para que eles não o paralisem e o impeçam de desfrutar os diferentes momentos da vida. Nem sempre é fácil, mas é possível. Quer conhecer algumas estratégias?

1. Aprender a ser consciente dos pensamentos negativos

Tire o poder de tudo o que o perturba

A visualização positiva é uma forma de meditação que contribui para uma boa saúde mental. Recomenda-se reduzir os pensamentos negativos em momentos de crise.

 

A mente humana pode chegar a ser um espaço tão complexo quanto desconhecido. Nela, habitam as nossas experiências e os pensamentos do dia a dia. No entanto, às vezes, esses pensamentos limitam a nossa paz interior e não nos deixam pensar com clareza.

Nesses momentos, temos que considerar o seguinte:

  • Ofereça todos os dias algumas horas a si mesmo, para descansar e pensar.
  • Pegue uma folha de papel em branco e, através de várias palavras, tente descrever como você se sente: irritado, incomodado, com raiva, solidão, ameaçado, com medo…
  • Uma vez que estas emoções são colocadas para fora, é o momento de ver o que há por trás delas.
  • Quando percebemos o que provoca essas emoções, podemos decidir como resolver esses problemas.

Leia também: 7 modos efetivos de relaxar a mente

2. Liberar a mente de pensamentos negativos

Uma mente tranquila é reflexo de saúde. Isso é algo que devemos levar em conta desde o começo, porque se cairmos no lado da preocupação contínua, da raiva ou da tristeza, iremos adoecer.

Por isso, quando você perceber que os seus pensamentos negativos duram mais do que o normal, é melhor ir ao psicólogo para que ele o ajude a “desembaraçá-los” e gerenciá-los adequadamente.

A terapia cognitivo-comportamental pode ser muito benéfica para a sua saúde mental. Não a descarte!

3. Aprenda a perdoar e a deixar ir

A necessidade de perdoar é vital em nosso dia a dia por uma única razão: permite que nos libertemos de muitas cargas. Sabemos que é difícil, sabemos que dói, mas uma vez que você perdoe e deixe ir, os pensamentos negativos também se vão.

4. Transforme os pensamentos negativos em positivos

Há momentos em que nossos pensamentos recorrentes têm um claro componente negativo: “não posso, não mereço, para mim não vai dar certo, já é tarde demais”.

Vale a pena fazer um esforço para transformar cada pensamento negativo em positivo: “sim, eu posso, e sim, eu mereço, nunca é tarde”.

5. Troque os pensamentos obsessivos por novas ilusões

tire o poder de tudo que perturba a sua mente

Há momentos em que um medo interno se transforma em algo obsessivo. Pensemos, por exemplo, nas pessoas que tendem a ficar obcecadas pelo fato de pensarem que os seus parceiros não a amam o suficiente. Este tipo de obsessão nos leva a desenvolver novos medos e a trazer a infelicidade tanto para nós mesmos quanto para os demais.

Se você não pode mudar o que o perturba, desvie esses pensamentos negativos para outros focos de interesse. Por exemplo, em fazer atividades prazerosas e cuidar de si mesmo. Se você for feliz, fará os outros felizes também.

E não perca: A importância de não pensar em problemas que não se materializaram

6. Muitas vezes, os pesos da mente são resolvidos com algumas mudanças

Pense na sua mente como se ela fosse um quarto. Há fases na nossa vida que, sejam quais forem as razões, fechamos todas as janelas e mantemos este cômodo escuro, sem que entre ar.

Assim, dia após dia a atmosfera ficará mais pesada e, com isso, deixamos de respirar. Não vemos novas perspectivas, não temos ilusões e não desfrutamos de um sopro de ar fresco.

Nesses casos, é necessário “abrir a mente” e, para isso, é preciso fazer mudanças. Fazer com que este quarto se transforme em um espaço onde a luz volte a circular; um espaço de paz, com portas e janelas para novas oportunidades.

Vale a pena se atrever a mudar, a sair desta realidade. Aqui estão algumas dicas:

  • Seja crítico, tenha a sua própria opinião sobre as coisas e nunca se canse de aprender, ler e experimentar.
  • Evite ficar em casa por muito tempo. Dê um passeio, inscreva-se em diversas atividades ou apenas encontre amigos.
  • Deixe o mundo se abrir para você por meio de novas abordagens, pensamentos e sensações. Fique empolgado todos os dias com coisas novas.
  • Um dos piores inimigos da mente é a rotina, fazer a mesma coisa todos os dias. Tente fazer com que todos os dias haja algo diferente e novo.

Pensamentos negativos

Anime-se! Você pode seguir em frente

Como você pode ver, não é bom viver na negatividade e apenas detectá-la, é necessário encontrar a solução. A mente precisa ter as suas janelas abertas para que tudo que é “tóxico” ou prejudicial vá embora juntamente com as preocupações e os pensamentos negativos que não fazem nada além de limitar e sufocar.

Lembre-se de que as dicas que comentamos aqui podem ser úteis, mas por si mesmas não são capazes de lhe oferecer todos os benefícios da psicoterapia quando se trata de lidar com os pensamentos negativos. Portanto, se você acha que precisa de ajuda, não deixe de solicitá-la. Lembre-se de que o seu bem-estar depende somente de você.

7 modos efetivos de relaxar a mente

7 modos efetivos de relaxar a mente

Hoje, explicaremos 7 modos simples de relaxar a mente quando você mais precisa. Estratégias práticas que serão de grande ajuda.



  • Pablo Manzano. Temperamento y Personalidad – Libros Ilustrados. SteelBrush, 2014.
  • Gaby Vargas.  Comunícate, cautiva y convence: Aprende a leer a los demás. Impacta positivamente. Aumenta tu potencial. Penguin Random House Grupo Editorial México, 2015.
  • Susan Clonninger. Teorías de la personalidad. Pearson Educación, 2002.