7 efeitos de ter uma mãe narcisista

Ter uma mãe narcisista pode nos tornar, como adultos, incapazes de cuidar de nós mesmos e continuamente procurar satisfazer as necessidades daqueles que nos rodeiam, deixando-nos em segundo plano.
7 efeitos de ter uma mãe narcisista

Última atualização: 09 Dezembro, 2020

Embora às vezes você não perceba, a forma como você foi criado influencia muito sua personalidade e sua autoestima no futuro. Desta vez, vamos falar sobre as consequências de ter uma mãe narcisista.

Se você já teve uma mãe com essas características, é importante que conheça os possíveis efeitos e as atitudes que você pode tomar para evitar problemas emocionais.

O que é uma mãe narcisista?

Os pais são uma figura de autoridade. Ao mesmo tempo, eles atuam como modelo e como primeiro contato com a sociedade. No entanto, nem todos são o melhor exemplo, e alguns podem até criar problemas graves em nossas vidas.

Antes de discutir os resultados de ter passa a infância com uma mãe narcisista, é importante entender o que significa esse conceito. A primeira coisa que devemos levar em conta é que as pessoas narcisistas se amam com grande excesso.

Portanto, elas podem exigir muita atenção de seus entes queridos e poucas coisas se mostrarão satisfatórias.

Embora esse nível de exigência possa fazer com que elas e seus filhos obtenham excelentes resultados em suas vidas, o esgotamento emocional será igualmente severo.

A terapeuta Karyl McBride, em seu livro Will I Ever Be Good Enough?: Healing the Daughters of Narcissistic Mothers, reúne algumas das características dos filhos e filhas de mães narcisistas. A seguir, vamos falar sobre os principais.

Recomendamos que você leia: Irmãos, os melhores amigos que não escolhemos

1. Filhos de mães narcisistas frequentemente esquecem suas necessidades e desejos

Uma pessoa narcisista sempre precisa de atenção, costuma ser arrogante e gosta de manipular os outros porque acha que merece o melhor.

Traduzindo isso para o contexto familiar, um dos efeitos de ter uma mãe narcisista é que seus filhos crescem com a necessidade de agradá-la.

Nesse processo, as crianças não se percebem como indivíduos que também possuem seus próprios desejos e necessidades. Em geral, elas se tornam um reflexo do que sua mãe quer e realizam todas as atividades que são esperadas delas.

Ao obter as conquistas e objetivos impostos, a mãe os recompensava e, assim, elas aprenderam a buscar esse afeto constantemente. Portanto, quando crescem, não têm consciência do seu espaço e procuram satisfazer os outros em vez de si mesmos.

2. Têm baixa autoestima

Outro efeito de ter uma mãe narcisista é que os filhos só recebem afeto quando ela quer algo deles. O problema é que essas mães são tão exigentes que é difícil satisfazer todas as suas expectativas.

Como resultado, a mãe dará sinais, ou mensagens ao filho de que ele não é bom o suficiente. Isso tem como resultado crianças que sempre se sentem incompetentes, carentes de habilidades, ansiosas e com baixa autoestima.

3. É difícil amar a pessoa que você é

O fato de sentirem que não são bons o suficiente faz com que os filhos de mães narcisistas tenham dificuldade para amar a si mesmos e aceitar quem são de verdade.

É normal que todos encontrem coisas de que não gostam e que gostariam de mudar. No entanto, uma pessoa com pais estáveis ​​cresce com as habilidades para encontrar aspectos positivos em si mesma.

Um dos efeitos de ter uma mãe narcisista é que os filhos dessas mulheres terão dificuldade para encontrar algo com o qual se sintam bem. Mesmo que alcancem grandes objetivos ou realizem tudo ao que se propõem, nunca será suficiente para eles.

4. Sentem-se mais como parceiros do que como filhos

Devido à grande atenção que esse tipo de pais exige, a vida de seus filhos gira em torno deles, seus problemas, suas necessidades e sua felicidade.

Por essa razão, as crianças se tornam um apoio emocional e são envolvidas em situações das quais não deveriam participar. Essas crianças adquirem tantas responsabilidades que esquecem que são os filhos até se transformarem mais em parceiros emocionais.

As pessoas que tiveram esse tipo de pais sentem que passaram a vida inteira resolvendo problemas.

Embora isso possa ser positivo, porque elas certamente aprenderam a resolver problemas e ser autossuficientes, sentirão um grande fardo e acharão difícil confiar nos outros.

5. Todo o tempo fala de forma negativa

Ter uma mãe narcisista resulta em mensagens negativas constantes. Por causa disso, as crianças aprendem a falar sobre si mesmas com críticas e palavras pejorativas.

Existe um efeito de espelho. Elas aprendem a ver a vida como fez sua mãe e, como elas receberam mensagens negativas, elas falam para si mesmas da mesma forma.

Veja também: Tipos de família tóxicas e características que as definem

6. Aprendem a esconder sua verdadeira essência

Outro efeito de ter uma mãe narcisista é que essas crianças aprendem a negar parte de sua essência para mostrar o que sua mãe espera delas. Com o tempo, esse processo de recusa ou ocultação se torna comum.

Como adultos, podem ter dificuldade em identificar quem são de verdade, quais são seus reais desejos e o que realmente esperam, da vida e dos outros.

7. Autossabotagem

Ter uma mãe narcisista implica que as crianças sempre recebem a mensagem de que não são boas o suficiente. Isso as prepara para esperar a pior parte de cada situação.

À medida que crescem, evitam comprometer suas emoções para permanecerem tão seguras quanto puderem. Por exemplo, elas evitarão se apaixonar para não serem abandonadas. Claro, isso gera um círculo vicioso que leva a mais ansiedade e insegurança.

O que fazer se você tem uma mãe narcisista?

Um relacionamento desse tipo pode causar danos mentais intangíveis, mas com grande impacto em sua vida.

Se você vive com uma mãe narcisista, deve procurar ajuda ou conselhos para lidar com as mensagens aprendidas e alcançar uma vida mais satisfatória.

Pode interessar a você...
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Familiares tóxicos: transtornos que podem causar

O problema dos familiares tóxicos é que eles podem passar todas as suas inseguranças para as crianças. Saiba se você está entre eles.