Como motivar seu filho a estudar depois das férias

22 de abril de 2019
Você quer motivar seu filho a estudar, mas não sabe como fazer isso? Com estas dicas simples, o retorno das férias será muito mais simples.

Retornar às atividades após um período de descanso e sentir preguiça é algo que acontece com todos. Felizmente, existem certas estratégias para motivar seu filho a estudar e voltar à rotina.

Se no seu caso você estiver preocupado porque seu filho não consegue se concentrar, hoje você vai descobrir algumas dicas que o ajudarão a conseguir. Vamos descobrir?

Como motivar seu filho a estudar depois das férias

Como qualquer projeto que queremos realizar com sucesso, precisamos de planejamento. Nada complicado.

Simplesmente, considere uma série de atividades que você pode programar para seu filho realizar antes do início das aulas, no dia de volta à escola e durante as primeiras semanas na escola. Aqui nós deixaremos algumas ideias.

Pai ajudando seu filho a estudar

Atividades educativas para motivar seu filho

Você pode usar livros como passatempo, praticar jogos de habilidade mental e adivinhar palavras com seu filho. Além disso, você pode utilizar portais educacionais que disponibilizam jogos gratuitos que seu filho vai adorar.

Se você quiser que ele aprenda inglês, pode aquecer os motores do estudo ao fazer ele participar de um pequeno workshop, uma ou duas semanas antes de retornar à escola.

Se a música for mais a praia do seu filho, coloque-o para fazer aulas de flauta, violão ou o instrumento que o atrair; isso ativará os hábitos de aprendizado.

Confira também: Fatiga escolar: ajude o seu filho a enfrentá-la!

Ambiente de estudo

Para motivar seu filho a estudar, você deve preparar um espaço de estudo. Melhor ainda se for silencioso, confortável e livre de distrações. É importante que ele ache interessante se sentar ali.

Se você ainda não designou uma área de estudos, aproveite a oportunidade para fazer isso com ele. Deixe-o decorar o ambiente com seus objetos favoritos. Se o local já tiver uma mesa, mudar a disposição e renovar um pouco a decoração pode incentivar a inspiração.

Vá às compras para motivar seu filho

Comprar e renovar o material escolar pode ser muito atraente para as crianças. Principalmente se você permitir que seu filho escolha o design dos cadernos e estojo, além da mochila, é claro.

Prepare a mochila junto ao seu filho para motivá-lo a estudar

Estas são atividades associadas à escola que conectarão seu filho com o retorno às aulas e os deveres escolares que o esperam.

Reative os relacionamentos do seu filho

Você pode convidar um colega da escola do seu filho para ir à sua casa ou agendar uma reunião com os amigos no parque ou tomar um sorvete.

Qualquer desculpa é boa para promover a reunião do seu filho com os amigos da escola.

Revise o uso de videogames

Provavelmente, nos dias de férias, seus filhos superaram um pouco o tempo que dedicaram aos videogames.

Portanto, antes do início das aulas, é importante seguir a recomendação dos especialistas, onde eles dizem que não se deve passar mais de duas horas por dia nessa atividade. Este controle é necessário para posteriormente introduzir a rotina do estudo.

De volta à escola, hora de acordar cedo!

É bom ter tempo de sobra para enfrentar a dinâmica de sair de casa para ir para a escola no dia do retorno à aula. Então, ir para a cama cedo e acordar um pouco antes do horário é mais conveniente, não só para o seu filho, mas para toda a família.

Além disso, acordar cedo lhe dará tempo de preparar o café da manhã favorito do seu filho. Isso permitirá que ele saia de casa sem correria e comece bem a semana.

Despertar os hábitos de estudo

Para que a volta à escola seja bem-sucedida, é crucial reorganizar uma rotina no início das aulas que permita motivar seu filho a estudar. Em primeiro lugar, deixe o horário do seu filho em um lugar visível para ele. Ajude-o a criar um plano de estudo para a semana.

Não deixe de ler: 5 razões para seu filho não gostar da escola

Organize as tarefas do dia para motivar seu filho a estudar

Por outro lado, seu filho precisa entender que os estudos são de responsabilidade dele. Evite fazer a lição de casa para dele, embora ajudá-lo seja sempre importante. Se você quiser ajudá-lo a promover seus hábitos de estudo, atenda às seguintes dicas:

  • Atribua uma hora por dia para ele estudar. Seja perseverante em seu cumprimento.
  • Permita pausar ou descansos necessários nos dias de estudo.
  • Ouça quando seu filho pedir ajuda, seja de você ou de um especialista.
  • Tente não perder a paciência enquanto o ajuda nos deveres de casa. Você pode ter como sua própria lição de casa: “Eu não vou ficar com raiva!”

Em resumo, nunca será tarde demais para motivar seu filho a estudar. Cada início do ano será uma oportunidade para desenvolver o relacionamento dele com o estudo e para melhorar suas chances de obter boas notas. Como você pode ver, muita coisa depende de você, então já pode começar a organizar seu plano.