Como fazer barras de grãos e sementes sem glúten
Se você for intolerante ao glúten, não precisa deixar de desfrutar as deliciosas barras de grãos e sementes. Porque neste artigo, vamos mostrar e explicar como preparar uma opção gostosa e saudável. Estas receitas são totalmente aptas para intolerantes ao glúten, já que incluem grãos 100% livres dessa proteína.
O glúten
O glúten é uma proteína que podemos encontrar na maioria dos cereais (trigo, cevada, centeio…) e, portanto, nas farinhas. Por este motivo, muitas pessoas acham que aqueles que sofrem de intolerância ao glúten devem abster-se de consumir todo tipo de cereais.
Ao contrário, existem outros cereais perfeitamente compatíveis com uma dieta sem glúten, porque não o contêm. Estes cereais são:
- Arroz.
- Trigo sarraceno ou trigo mourisco.
- Amaranto.
- Quinoa.
- Milho.
- Painço.
- Aveia.
- Farinha Teff.
Sendo assim, as pessoas com intolerância ao glúten podem desfrutar estes alimentos, inclusive outros cereais em sua dieta. Entretanto, devemos ter em conta que muitos outros alimentos podem conter glúten, seja como ingrediente principal ou por contaminação durante o seu processamento. Entre eles, podemos citar:
- Cerveja.
- Massas.
- Molhos.
- Caldos concentrados.
Não deixe de ler também: Biscoitos sem glúten de arroz e frutas
Primeira receita para barras de grãos e sementes sem glúten
A melhor opção para incluir em uma barra de grãos e sementes sem glúten é optar pela aveia. Trata-se de um cereal rico em gorduras vegetais do grupo B e é rica em minerais como o magnésio, o ferro, o sódio e o potássio.
Ao contrário do que muitos pensam, a aveia não contém glúten. Aliás, a aveia contém avenina, uma proteína muito parecida às incluídas com a denominação de “glúten”, mas que não é. De fato, somente 1% das pessoas celíacas não podem consumir aveia.
Ingredientes
- 100 g de aveia
- 60 g de nozes
- 40 g de amêndoas
- 50 g de sementes de girassol e de abóbora
- 100 g de tâmaras
- 100 g de uvas passas
- 2 colheres de coco ralado
- 2 colheres de azeite de coco
Modo de preparo
- Primeiramente, trituramos juntas as nozes, as amêndoas e as sementes.
- Logo depois, em outro recipiente, trituramos as tâmaras e as passas de uva e, depois, acrescentamos o conteúdo do recipiente anterior. A preparação deve ficar pastosa.
- Depois disso, em uma panela, esquentamos o azeite de coco. Depois que esfriou, o acrescentamos à nossa massa e misturamos tudo muito bem.
- A seguir, abrimos a massa sobre uma forma retangular e cobrimos tudo. Devemos apertar bem a massa com a ajuda de uma colher.
- Depois disso, colocamos a forma na geladeira durante pelo menos uma hora.
- Por último, somente temos que cortar as barrinhas do tamanho que quisermos. Nossas barras de cereais e sementes sem glúten estão prontas.
Outra receita que pode te interessar: Como fazer canelone sem leite e sem glúten
Segunda receita para barras de grãos e sementes sem glúten
Ingredientes
- 150 g de cereais tipo corn flakes (flocos de milho)
- 4 colheres de mel
- 100 g de mix de sementes
- 50 g de framboesas
Modo de preparo
- Em primeiro lugar, trituramos os cereais e acrescentamos as sementes.
- Logo depois, colocamos o mel e misturamos tudo muito bem.
- A seguir, lavamos muito bem as framboesas e as picamos. Colocamos então as frutas na mistura dos cereais com o mel e as sementes.
- Depois disso, abrimos a massa que obtivemos sobre uma forma retangular e cobrimos toda a sua extensão. Amassamos bem com a ajuda de uma colher.
- Logo depois, colocamos a forma no refrigerador durante aproximadamente meia hora.
- Quando a preparação estiver fria, somente temos que cortar a massa em barrinhas do tamanho que quisermos.
- Finalmente então, podemos desfrutar essas receitas deliciosas!
Agora você já sabe que cereal não significa glúten. Portanto, se você tiver intolerância a esta proteína, pode desfrutar de deliciosas barras de grãos e sementes sem nenhum problema. Além de energéticas, são muito saudáveis. Desfrute!
Então, se anima a provar? E continue com a gente porque temos muito mais receitas para a sua saúde e deleite!
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.