Biscoitos sem glúten de arroz e frutas

· 4 de fevereiro de 2019
Os celíacos também podem desfrutar desta deliciosa sobremesa, já que por serem feitos de farinha de arroz, não contêm nada de glúten.

Para preparar deliciosas, nutritivas e saudáveis sobremesas em casa não precisaremos de nenhuma farinha refinada. Essa é a excelente notícia e a chave para entender como preparar estes biscoitos de arroz com frutas maceradas.

Esta receita de biscoitos de arroz com frutas maceradas pertence a essa cada vez melhor compreendida sessão de receitas de sobremesas livres de glúten, uma sessão que infelizmente não é tão ampla e seguida como deveria.

Pode parecer impossível fazer receitas igualmente deliciosas e apetitosas como as “tradicionais”. Mas, temos que estar atentos e saber o que se deve comprar, ainda que para isso falte um pouco.

Recomendações ao preparar os biscoitos sem glúten de arroz e frutas

Agora veja bem, como podemos preparar uma base doce com arroz? Nesse sentido, o ingrediente principal que torna isso possível é a farinha de arroz. Um substituto ideal para fazer doces ou pratos que costumam ser feitos com farinhas de trigo regular.

Da mesma forma, também existem a do tipo de aveia, passas, etc. Por agora, o importante está no fato de você se familiarizar com a receita de biscoitos de arroz com frutas maceradas. Um doce especial, simples de obter e com baixo índice de açúcares processados.

Uma prova disso encontrará nas frutas. A maior quantidade de açúcar vem de uma enzima denominada sucrose, que é a encarregada de dar o toque doce e saudável característico de muitas das variedades deste tipo de elemento.

No entanto, existe uma razão para você se animar com esta receita de biscoitos de arroz com frutas maceradas, e é que são muito saudáveis. Lembre, é farinha de arroz com frutas com o método de maceração para maximizar no possível todos os nutrientes. Assim que você estaria colocando sabor, agradando sem deixar em nenhum instante de adicionar excelência e qualidade ao seu organismo.

Finalmente, somente fica para você descobrir todos os passos e procedimentos necessários para que faça você mesmo a receita. Notará que não te tomará muito tempo e que o sabor em cada mordida fará com que inclusive repita esta receita de biscoitos de arroz com frutas maceradas.

Aprenda a receita de biscoitos de arroz com frutas maceradas

Posso usar qualquer tipo de fruta?

Framboesas para fazer biscoitos sem glúten

Em teoria, sim. Contudo, é melhor e recomendado que na receita de biscoitos de arroz com frutas maceradas, escolha e use a do tipo “bagas”. Ou seja: morangos, amoras, framboesas, mirtilos… Estas, ao se esquentarem, fundem-se melhor e têm muita sucrose em sua composição.

Porém, se por exemplo quiser adicionar pêssegos, bananas ou outra fruta com alto teor de açúcar, como o figo ou o kiwi, também cairá bem. Somente terá que modificar um pouco os procedimentos e adaptá-los para o propósito que desejar.

Recomendamos que leia também: Dieta sem glúten: as consequências para a saúde

Biscoitos de arroz com frutas maceradas

Verá que nesta ocasião adicionamos um pouco de sorvete de tangerina para que complemente entre os biscoitos e as frutas. Um toque extra de sabor que proporcionará ainda mais sabor a esta saudável preparação sem glúten e doce. Anime-se e continue com os passos a seguir.

Ingredientes

  • 1 xícara de farinha de arroz (150 g)
  • 1 pitada de fermento em pó
  • 2 colheres de açúcar mascavo (30 g)
  • 1 colher de azeite de oliva (15 ml)
  • 1 ovo
  • 6 morangos
  • 1 pera
  • 6 framboesas
  • 6 amoras
  • 2 colheres de vinagre balsâmico (30 ml)
  • 1/4 xícara de água (62 ml)
  • 2 bolas de sorvete de tangerina

Leia: Framboesas: descubra como usá-las em sua dieta

Modo de preparo

Morango para fazer biscoitos sem glúten

  1. Inicie misturando em uma tigela média a farinha com o fermento em pó.
  2. Em seguida, em outra tigela coloque os ovos, açúcar, baunilha e azeite e misture tudo muito bem.
  3. Assim que notar que tenham se misturado bem, incorpore a farinha com o fermento em pó e mexa até conseguir uma massa homogênea.
  4. Tenha em mãos uma forma resistente ao calor e verta a mistura dentro.
  5. Fixe a temperatura do forno em 170 ºC e coloque a forma.
  6. Asse em intervalos de 15 a 20 minutos.
  7. Agora é o turno de preparar o caramelo que irá por cima dos biscoitos de arroz.
  8. Também, coloque uma frigideira em fogo médio e verta os seguintes ingredientes: vinagre balsâmico, água e açúcar mascavo.
  9. Depois, pique todas as frutas, não mais de 7 centímetros por peça.
  10. Logo em seguida, verta o caramelo por cima dos pedaços de fruta e deixe em repouso.
  11. Finalmente, corte e sirva o biscoito em quadrados. Coloque por cima as frutas maceradas com o caramelo e depois adicione uma bola de sorvete de tangerina.