Como eliminar as espinhas e os cravos naturalmente?
Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez
As espinhas e os cravos se converteram em uma das dores de cabeça mais frequentes entre adolescentes e adultos, e ainda que não afetem à saúde, causam uma má impressão esteticamente. Tanto as espinhas quanto os cravos podem ocorrer por muitas razões como, por exemplo, devido às bactérias, exposição a agentes contaminantes, mudanças hormonais, uso de maquiagem pouco adequada, falta de higiene e excesso de sebo na pele.
Felizmente, atualmente existe uma grande quantidade de tratamentos que podem nos ajudar a combater esses problemas e alcançar uma pele mais suave, sem oleosidade e lisa.
Sabemos que existe uma ampla gama de medicamentos e produtos que prometem ajudar a eliminar as espinhas e os cravos naturalmente. Porém, esses tratamentos costumam ser muito caros e não são tão efetivos em todos os casos como prometem.
Por isso, hoje queremos compartilhar com vocês uma rotina de limpeza especial e tratamentos caseiros ideais para combater espinhas e cravos de uma forma mais saudável e econômica. Obviamente, é preciso considerar que, para obter os resultados desejados, devemos ser constantes na aplicação.
Rotina de limpeza para eliminar as espinhas e os cravos
- Limpe sua pele duas vezes por dia: a exposição às toxinas e agentes contaminantes do ambiente pode fazer com que nossa pele fique suja, mesmo que não notemos. Como consequência, as espinhas e os cravos aparecem com mais frequência. Nesse caso, é conveniente lavar muito bem o rosto de manhã e à noite para eliminarmos todo o resto de maquiagem, bactérias, sujeiras e excesso de oleosidade da pele.
- Aplique um tônico natural na pele: a hamamélis pode servir como uma das melhores alternativas naturais aos tônicos industriais. Esse produto natural funciona como um tônico e um excelente adstringente para a pele, que ajuda a equilibrar os níveis de gordura e a secar as espinhas e os cravos. Utilize-a diariamente para manter uma pele suave e limpa.
- Faça sessões de vaporização: vaporizar a pele nos ajudará a extrair as impurezas desde a parte mais profunda da pele, o que nos ajudará a limpá-la profundamente. Para isso, precisamos encher um recipiente com água fervente, cobrir a cabeça com uma toalha e manter o rosto sobre ele, de forma que o vapor penetre nos poros. Isso pode ser feito de duas a três vezes por semana.
- Faça uma esfoliação: a esfoliação é um passo imprescindível para combater as espinhas e os cravos, além de realizar uma limpeza profunda. Esse passo nos ajuda a eliminar as células mortas da pele e elimina todo o tipo de sujeira que possa afetar nossa beleza. Para fazer um creme esfoliante caseiro, você pode misturar um pouco de aveia com mel e fazer massagens circulares nas regiões mais afetadas.
Tratamentos naturais para eliminar as espinhas e os cravos
Máscara caseira de ovo e limão
Essa poderosa máscara nos ajuda a combater as espinhas e os cravos, já que contém limão, que funciona como um adstringente natural que favorece a limpeza da pele e a eliminação das bactérias. Além disso, contém ovo, que nos ajuda a combater os excessos de gordura na pele, deixando-a com uma textura mais suave.
Ingredientes
- 1 clara de ovo.
- Gotas de suco de limão.
Preparo
Misture ambos os ingredientes e aplique no rosto durante 20 minutos. Passado esse tempo, retire com água morna e repita o tratamento duas vezes por semana.
Máscara caseira de morango
Um alimento tão delicioso como o morango, também pode se tornar nosso melhor aliado para combater espinhas e excessos de gordura na pele.
Ingredientes
- 5 morangos.
- 1 clara de ovo.
- 1 colher de sopa de mel.
Preparo
Bata todos os ingredientes até formar uma pasta e aplique-a sobre o rosto com a pele bem limpa. Deixe atuar durante vinte minutos e depois a retire com água morna.
Máscara caseira de iogurte e limão
O iogurte e o limão unem suas propriedades para nos oferecer uma excelente máscara que nos ajudará a limpar profundamente a pele para combater os cravos e o excesso de óleo no rosto.
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de iogurte natural.
- 1/2 colher de suco de limão.
Preparo
Misture ambos os ingredientes e aplique a pasta resultante sobre a pele. Deixe que atue por vinte minutos e retire a máscara com água morna. Repita o procedimento uma vez por semana.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.