Receita de bolsas de sabonete de aveia para o banho

Além de ser muito eficaz para eliminar cravos e outros sintomas da acne, a aveia pode nos ajudar a relaxar e tonificar os músculos, ao mesmo tempo em que cuida das peles sensíveis.
Receita de bolsas de sabonete de aveia para o banho

Última atualização: 30 janeiro, 2019

A aveia está na moda. Seu sabor, e todas as grandes propriedades que oferece, fazem dela um super cereal, do qual não podemos prescindir em nossa dieta diária. Mas, você sabia que esse cereal também é um grande aliado para a saúde da pele? Por isso, vamos ensinar a fazer um sabonete de aveia.

É uma receita muito simples e econômica. Uma ótima forma de nos beneficiarmos de seus princípios terapêuticos e das propriedades dessa maravilha!

Aveia para uma pele de seda: conheça suas grandes propriedades

1. Ação limpadora

A aveia é um ingrediente natural capaz de limpar a pele de um modo excepcional. Graças a ela é possível remover todo o resquício de impurezas, absorvendo-as, evitando que os resíduos se acumulem nos poros e promovendo uma limpeza profunda, realmente excepcional.

E o mais interessante é que graças à aveia, a estrutura da pele consegue se manter equilibrada. As proteínas que compõem esse cereal equilibram o nível de pH.

2. Evita a desidratação da pele

Sabonete de aveia para hidratar

Sim, graças à aveia e seus lipídios conseguimos oferecer à pele a umidade adequada. Assim, evitando sua desidratação em todos os momentos, protegendo-a das agressões externas e mantendo uma barreira protetora.

3. A aveia, um grande esfoliante

Graças à sua hidratação e ao seu eficaz efeito limpador, a aveia surge como uma magnífica solução para eliminar as células mortas e impurezas da pele. Dessa forma, podemos dizer adeus às espinhas, cravos e outras imperfeições.

Também não podemos nos esquecer de outras grandes propriedades da aveia:

  • Diminui e trata os sinais de acne,
  • Controla a produção de sebo e o brilho típico de peles gordurosas.

É sem dúvidas um remédio ideal, que não se pode deixar escapar, totalmente recomendável.

4. Adequada para tratar irritações na pele

Simplesmente magnífica: sua ação calmante faz com que a aveia seja muito adequada para tratar, por exemplo:

Ela tem uma ação calmante e curativa, cuidando pouco a pouco de todos os danos na pele que, aliás, todos podem sofrer algum dia.

5. Efeito relaxante

Seus efeitos relaxantes para os músculos são conhecidos desde a antiguidade. Um banho relaxante, usando um sabonete de aveia, será uma opção ideal para tonificar e relaxar os músculos. Além disso, possui ação sedativa e nos ajudará a cuidar da pele mais sensível e ressecada.

Portanto, as bolsinhas de sabonete de aveia que ensinaremos a seguir, proporcionarão todos esses benefícios.

Então, vamos lá:

sabonete de aveia

Prepare suas próprias bolsas de aveia para o banho

Ingredientes

Prepararemos duas bolsas de aveia para o banho, e para isso necessitaremos dos seguintes ingredientes:

  • 2 xícaras de aveia
  • Duas bolsinhas de tecido. Podem ser, por exemplo, de musseline, gaze ou organza. Telinhas comuns, que costumam vir embrulhando presentes também podem servir. Também é importante separar um cordãozinho para amarrar o arranjo.
  • Meio sabonete ralado. Escolha o de sua preferência, inclusive, um que já seja de aveia é uma boa opção. Entretanto, recomendamos outro que será ideal: o sabonete de rosa mosqueta. Ele pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou perfumarias. Utilize apenas meia pastilha.
  • Óleo essencial. Escolha o que mais agrade você. Para essa receita utilizaremos um também de rosa mosqueta.
Banho com sabonete de aveia

Como preparar as bolsinhas de sabonete de aveia?

  • Primeiramente, escolha o tecido. Deve ser de tamanho médio, que caiba pelo menos na palma da mão. Imagine que será utilizada como um sabonete na pele, por isso o tamanho deve ser adequado. Também é preciso lembrar que deve ter tamanho suficiente para conter uma xícara de aveia.
  • Depois de escolher o tecido, pegue uma tigela e prepare a mistura terapêutica que ficará no interior das bolsinhas.

Para preparar a mistura para o sabonete de aveia

  • Adicione duas xícaras de aveia. Logo depois, rale a meia barra de sabonete com um ralador e deixe cair os pedacinhos pequenos de sabonete sobre a aveia. Meia barra bastará.
  • Depois, adicione também dez gotas do óleo essencial escolhido. Entretanto, é preciso que seja de um odor equilibrado e não muito diferente do cheiro do sabonete.
  • Podemos adicionar (opcional) ervas secas nesse ponto do processo, tais como a lavanda, folhas de laranja ou alecrim. Adicione o que preferir, mas essas plantas devem conter ações terapêuticas, boas para a pele.
  • Nessa fase, estará quase pronto. Só faltará dividir o conteúdo e preencher duas bolsinhas com ele.
  • Amarre-as bem com a fita escolhida. Lembre-se que após cada uso é preciso colocá-las ao sol e em um lugar onde circule o ar para que seque corretamente. Obviamente seu uso é limitado.
  • Quando notar que não cheira mais, ou que a aveia se tornou quase uma farinha, será o momento de preparar novas bolsinhas.
  • Depois de usá-las notará como sua pele ficará ainda mais bonita.

Então, vamos preparar essa dica de beleza hoje mesmo? E continue com a gente porque temos mais sugestões para a sua beleza, saúde e bem-estar.

Pode interessar a você...
Melhor hora para tomar banho: você sabe qual é?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Melhor hora para tomar banho: você sabe qual é?

Você provavelmente toma um ou até dois banhos por dia, mas será que você realmente sabe qual é a melhor hora para tomar banho? Descubra a resposta!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Os conteúdos desta publicação foram escritos apenas para fins informativos. Em nenhum momento podem servir para facilitar ou substituir diagnósticos, tratamentos ou recomendações de um profissional. Consulte o seu especialista de confiança em caso de dúvida e peça a sua aprovação antes de iniciar qualquer procedimento.