Como cuidar da pele no período da menopausa?

· 4 de agosto de 2014
Ao hidratar a pele, o abacate evita o ressecamento e suas gorduras naturais ajudam a regenerar as células para evitar o surgimento precoce de rugas.

A saber, quando as mulheres entram na etapa da menopausa sofrem mudanças hormonais que afetam tanto seu estado emocional quanto seu organismo. Essas mudanças, a princípio, passam desapercebidas, mas com o passar dos dias começam a ser bem visíveis.

Durante a menopausa, a mulher é mais propensa a sofrer ressecamentos na pele; além disso, o processo de envelhecimento é acelerado para além do normal.

É possível que nessa etapa as rugas comecem a aparecer e a pele comece a perder sua firmeza característica.

Existem muitos produtos de beleza que podem reduzir os sinais da idade que se manifestam nessa etapa. No geral, esses produtos são caros e às vezes não conseguem oferecer os resultados esperados.

Assim sendo, gostaria de conhecer uma alternativa mais econômica e natural? Confira:

Plantas que ajudam a cuidar da pele e prevenir rugas no período da menopausa

Para cuidar bem da pele e prevenir o surgimento de rugas na menopausa, pode-se fazer uso de diferentes tipos de plantas que oferecem propriedades muito especiais para evitar os sinais de envelhecimento.

Essas plantas têm a função de hidratar a pele, oferecer colágeno e evitar manchas, assim, a pele pode parecer mais jovem e suave.

A seguir, veja algumas das plantas mais benéficas, que oferecem o cuidado necessário para a pele:

Babosa

Palntas que ajudam no período da menopausa

A babosa é, sem dúvida, a planta mais famosa quando o assunto é cuidados com a pele. Suas propriedades são incríveis e comprovadas, e atuam abaixo da derme; que é a capa mais profunda da pele, fazendo com que a grande quantidade de minerais existentes na planta (magnésio, sódio, cálcio, ferro, além de aminoácidos e vitaminas) penetrem nessa região.

Essa combinação de elementos faz com que a planta possa regenerar as células da pele, graças a isso a aplicação da babosa na pele proporciona benefícios tais como:

  • Hidratação.
  • Cicatrização.
  • Eliminação de manchas.
  • Repelente.
  • Regenerador cutâneo.
  • Coagulação.
  • Dentre outros.

Dessa forma, é uma das plantas mais úteis para cuidar da pele em qualquer idade e é ideal para reduzir os sinais de envelhecimento.

Leia mais: Melhore sua saúde visual com a babosa

Tratamento para as rugas com babosa

Esse tratamento antirrugas à base de babosa permitirá exibir uma pele mais saudável e hidratada.

Além disso, será possível oferecer oxigênio às células da pele para que aumentem sua elasticidade, e ao mesmo tempo regenerem os tecidos que compõem a face.

Para isso será necessário:

  • Cristais de babosa
  • Água fria
  • Uma toalha limpa

O que fazer?

Primeiramente, lave o rosto muito bem para higienizá-lo. Em seguida, pegue a polpa da babosa (que chamamos aqui de cristais de babosa) e faça uma máscara, cobrindo todo o rosto.

Deixe que atue por aproximadamente 20 minutos e depois retire com água fria. Logo depois, seque o rosto com uma toalha pressionando suavemente e pronto.

É recomendável repetir o tratamento no mínimo três vezes por semana e preferencialmente pela noite.

Abacate

O abacate tem muitas propriedades benéficas para a pele, a hidratação é uma delas. Além disso, essa fruta é a preferida por muitas indústrias que fabricam produtos de beleza; afinal, foi comprovado que apresenta muitos benefícios no cuidado com a pele e para reduzir os sinais de envelhecimento.

Nesse sentido, o abacate confere elasticidade e umidade, suas gorduras naturais evitam o ressecamento e ajudam a regenerar as células para evitar o surgimento precoce de rugas.

Essa alternativa natural é uma ótima aliada para combater os sinais da idade, também é possível utilizá-la para prevenir ressecamento e danos causados por raios ultravioletas.

Saiba mais: 9 razões para comer abacate

Tratamento antirrugas com abacate

Abacate para amenizar a menopausa

Com esse tratamento à base de abacate será possível aproveitar as propriedades dessa fruta para combater os sinais da idade que se pronunciam na pele.

Também servirá para hidratá-la quando estiver muito ressecada. Para isso serão necessários os seguintes ingredientes:

  • Três rodelas de abacate
  • 5 gotas de óleo de amêndoas
  • Um garfo

O que fazer?

Em primeiro lugar, com o garfo, amasse as três rodelas de abacate e forme uma espécie de pasta. Em seguida, adicione as cinco gotas de óleo de amêndoas. Misture tudo muito bem durante um minuto.

Depois que a máscara estiver pronta, aplique principalmente no contorno dos olhos e deixe atuar durante 10 minutos. Com isso será possível eliminar as bolsas que se formam nessa parte do rosto, bem como prevenir as rugas.

  • Hamman, J. (2008). Composition and applications of Aloe vera leaf gel. Molecules13(8), 1599-1616.
  • Vera, A. (1989). Wound healing, oral & topical activity of Aloe vera. Journal of the American Podiatric Medical Association79, 559-562.
  • Reynolds, T., & Dweck, A. C. (1999). Aloe vera leaf gel: a review update. Journal of ethnopharmacology68(1-3), 3-37.
  • Hermes, V. C., Machado, L. E. M., Benitez, L. B., Silva, F. K. B. D., Muller, C. R., & Silva, C. D. M. D. DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÕES COSMÉTICAS UTILIZANDO ÓLEO DE ABACATE. Seminário de Iniciação Científica, 67.