5 remédios naturais para combater o ressecamento da pele

03 Novembro, 2020
Mel, aloe vera e clara de ovo são produtos naturais frequentemente usados ​​na elaboração de fórmulas cosméticas para combater o ressecamento da pele.

Algumas pessoas ignoram que precisam combater o ressecamento da pele porque se acostumaram a ver a pele descascando e sentindo a respectiva tensão que essa característica causa. No entanto, quando elas finalmente começam a cuidar da pele e a hidratá-la adequadamente, a mudança não é apenas perceptível, mas espetacular.

Uma pele bem hidratada é caracterizada por ser macia ao toque, com brilho saudável e aparência uniforme ou “lisa”. Isso pode se traduzir em uma pele atraente.

Por outro lado, uma pele desidratada, ressecada e escamosa parecerá muito mais envelhecida do que realmente é. Além disso, apresentará uma maior tendência a feridas e ao aparecimento de imperfeições.

Por esse motivo, é aconselhável aprender a cuidar da pele diariamente e manter bons hábitos que favoreçam a sua saúde e aparência.

Em caso de dúvidas, você sempre pode consultar um dermatologista, como indica a Dra. Rocío Gil Redondo.

Como combater o ressecamento da pele com remédios naturais?

Segundo a sabedoria popular, é possível combater o ressecamento da pele com os seguintes remédios naturais. Descubra abaixo.

1. Gel de aloe vera

 

O gel de aloe vera aloe vera ou babosa é uma substância frequentemente usada para produzir várias fórmulas dermatológicas para o cuidado diário. Está presente em vários produtos para combater a pele ressecada.

Há quem se atreva a usar o gel em seu estado mais natural, extraído diretamente da planta. Portanto, é sempre bom manter uma ou mais plantas em casa.

No entanto, existem muitos produtos com aloe vera, em várias apresentações, que podem ser comprados facilmente em vários estabelecimentos: farmácias, casas de produtos naturais, supermercados e assim por diante.

2. Mel

O mel também é um alimento amplamente utilizado nos cosméticos, dada sua agradável textura e aroma. Assim como o aloe vera, lhe são atribuídas propriedades antioxidantes, por isso acredita-se que o mel possa ajudar a aliviar o ressecamento da pele, nutrindo-a por dentro.

Segundo um estudo, o mel é rico em frutose e glicose e também contém proteínas, aminoácidos e outros nutrientes que podem contribuir para a saúde da pele.

Em outro estudo, o potencial antimicrobiano do mel de manuka foi avaliado e concluiu-se que é necessário continuar se aprofundando nas pesquisas, uma vez que as evidências encontradas não forneceram informações suficientes.

Portanto, por enquanto, o mel não pode ser considerado um produto antimicrobiano, mas é um bom ingrediente para o preparo de fórmulas para cuidados com a pele.

Descubra: 9 coisas que vão acontecer quando você começar a comer mel todos os dias

3. Óleo de amêndoas

 

Óleos naturais, como o de amêndoas, de coco, de azeitona, de mamona e muitos outros, são ricos em gorduras saudáveis ​​que não apenas combatem a pele ressecada, mas também ajudam a nutri-la naturalmente.

Segundo a sabedoria popular, basta aplicar algumas gotas de óleo na pele e realizar uma massagem suave com as pontas dos dedos até que ele seja completamente absorvido.

4. Sal marinho

De acordo com algumas crenças populares, o sal marinho pode ajudar a reduzir o ressecamento da pele. Não está realmente especificado como ou por quê. No entanto, há quem afirme que seria útil, pois possui menos sódio que o sal convencional, mas mais minerais, como o iodo.

Embora seja recomendável esfoliar a tez com sal marinho, os dermatologistas indicam que esse não é realmente o produto mais adequado, pois pode causar mais irritação e, em vez de aliviar o ressecamento, pode acentuá-lo ainda mais.

Você pode se interessar: 4 dicas simples para manter a pele hidratada

5. Clara de ovo

Dizem que na clara do ovo existem nutrientes (proteínas, principalmente) que podem ser usados ​​para a saúde da pele. Portanto, há quem aplique máscaras de clara de ovo para combater o ressecamento da pele e restaurar sua boa aparência.

Considerações finais

No caso de sofrer de algum problema de pele que mereça um tratamento específico, é essencial sempre consultar o dermatologista antes de recorrer a qualquer remédio caseiro.

Não é aconselhável esfoliar a pele. Nem mesmo com preparações caseiras. Em contrapartida, seria aconselhável aplicar um bom hidratante todos os dias para ajudar a hidratar a pele.

No dia a dia, é importante usar os produtos de limpeza adequados, pois, se houver sabão, ele pode ressecar a pele e sabotar a rotina de cuidados.

A pele seca não costuma ser um problema de saúde grave, no entanto, você deve prestar a devida atenção para evitar grandes desconfortos.