Como cuidar da pele no período da menopausa?
A saber, quando as mulheres entram na etapa da menopausa sofrem mudanças hormonais que afetam tanto seu estado emocional quanto seu organismo. Essas mudanças, a princípio, passam desapercebidas, mas com o passar dos dias começam a ser bem visíveis.
Durante a menopausa, a mulher é mais propensa a sofrer ressecamentos na pele; além disso, o processo de envelhecimento é acelerado para além do normal.
É possível que nessa etapa as rugas comecem a aparecer e a pele comece a perder sua firmeza característica.
Existem muitos produtos de beleza que podem reduzir os sinais da idade que se manifestam nessa etapa. No geral, esses produtos são caros e às vezes não conseguem oferecer os resultados esperados.
Assim sendo, gostaria de conhecer uma alternativa mais econômica e natural? Confira:
Plantas que ajudam a cuidar da pele e prevenir rugas no período da menopausa
Para cuidar bem da pele e prevenir o surgimento de rugas na menopausa, pode-se fazer uso de diferentes tipos de plantas que oferecem propriedades muito especiais para evitar os sinais de envelhecimento.
Essas plantas têm a função de hidratar a pele, oferecer colágeno e evitar manchas, assim, a pele pode parecer mais jovem e suave.
A seguir, veja algumas das plantas mais benéficas, que oferecem o cuidado necessário para a pele:
Babosa
A babosa é, sem dúvida, a planta mais famosa quando o assunto é cuidados com a pele. Suas propriedades são incríveis e comprovadas, e atuam abaixo da derme; que é a capa mais profunda da pele, fazendo com que a grande quantidade de minerais existentes na planta (magnésio, sódio, cálcio, ferro, além de aminoácidos e vitaminas) penetrem nessa região.
Essa combinação de elementos faz com que a planta possa regenerar as células da pele, graças a isso a aplicação da babosa na pele proporciona benefícios tais como:
- Hidratação.
- Cicatrização.
- Eliminação de manchas.
- Repelente.
- Regenerador cutâneo.
- Coagulação.
- Dentre outros.
Dessa forma, é uma das plantas mais úteis para cuidar da pele em qualquer idade e é ideal para reduzir os sinais de envelhecimento.
Leia mais: Melhore sua saúde visual com a babosa
Tratamento para as rugas com babosa
Esse tratamento antirrugas à base de babosa permitirá exibir uma pele mais saudável e hidratada.
Além disso, será possível oferecer oxigênio às células da pele para que aumentem sua elasticidade, e ao mesmo tempo regenerem os tecidos que compõem a face.
Para isso será necessário:
- Cristais de babosa
- Água fria
- Uma toalha limpa
O que fazer?
Primeiramente, lave o rosto muito bem para higienizá-lo. Em seguida, pegue a polpa da babosa (que chamamos aqui de cristais de babosa) e faça uma máscara, cobrindo todo o rosto.
Deixe que atue por aproximadamente 20 minutos e depois retire com água fria. Logo depois, seque o rosto com uma toalha pressionando suavemente e pronto.
É recomendável repetir o tratamento no mínimo três vezes por semana e preferencialmente pela noite.
Abacate
O abacate tem muitas propriedades benéficas para a pele, a hidratação é uma delas. Além disso, essa fruta é a preferida por muitas indústrias que fabricam produtos de beleza; afinal, foi comprovado que apresenta muitos benefícios no cuidado com a pele e para reduzir os sinais de envelhecimento.
Nesse sentido, o abacate confere elasticidade e umidade, suas gorduras naturais evitam o ressecamento e ajudam a regenerar as células para evitar o surgimento precoce de rugas.
Essa alternativa natural é uma ótima aliada para combater os sinais da idade, também é possível utilizá-la para prevenir ressecamento e danos causados por raios ultravioletas.
Saiba mais: 9 razões para comer abacate
Tratamento antirrugas com abacate
Com esse tratamento à base de abacate será possível aproveitar as propriedades dessa fruta para combater os sinais da idade que se pronunciam na pele.
Também servirá para hidratá-la quando estiver muito ressecada. Para isso serão necessários os seguintes ingredientes:
- Três rodelas de abacate
- 5 gotas de óleo de amêndoas
- Um garfo
O que fazer?
Em primeiro lugar, com o garfo, amasse as três rodelas de abacate e forme uma espécie de pasta. Em seguida, adicione as cinco gotas de óleo de amêndoas. Misture tudo muito bem durante um minuto.
Depois que a máscara estiver pronta, aplique principalmente no contorno dos olhos e deixe atuar durante 10 minutos. Com isso será possível eliminar as bolsas que se formam nessa parte do rosto, bem como prevenir as rugas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- American Academy of Dermatology. (20 de noviembre de 2023). Caring for your skin in menopause. https://www.aad.org/public/everyday-care/skin-care-secrets/anti-aging/skin-care-during-menopause
- Baumann, L. (2005). A dermatologist’s opinion on hormone therapy and skin aging. Fertility and Sterility, 84(2), 289–290. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0015028205010277
- Goodman, G. D., Kaufman, J., Day, D., Weiss, R., Kawata, A. K., Garcia, J. K., Santangelo, S., & Gallagher, C. J. (2019). Impact of Smoking and Alcohol Use on Facial Aging in Women: Results of a Large Multinational, Multiracial, Cross-sectional Survey. The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology, 12(8), 28–39. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6715121/
- Herman, J., Rost-Roszkowska, M., & Skotnicka-Graca, U. (2013). Skin care during the menopause period: noninvasive procedures of beauty studies. Postepy Dermatologii i Alergologii, 30(6), 388–395. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3907896/
- Lephart, E. D., & Naftolin, F. (2021). Menopause and the Skin: Old Favorites and New Innovations in Cosmeceuticals for Estrogen-Deficient Skin. Dermatology and Therapy, 11(1), 53–69. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7859014/
- Mayo Clinic. (12 de octubre de 2022). Agua: ¿cuánto tienes que beber todos los días? https://www.mayoclinic.org/es/healthy-lifestyle/nutrition-and-healthy-eating/in-depth/water/art-20044256
- Mishra, N., Mishra, V. N., & Devanshi (2011). Exercise beyond menopause: Dos and Don’ts. Journal of Mid-Life Health, 2(2), 51–56. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3296386/
- Palma, L., Marques, L. T., Bujan, J., & Rodrigues, L. M. (2015). Dietary water affects human skin hydration and biomechanics. Clinical, Cosmetic and Investigational dermatology, 8, 413–421. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4529263/
- Pimentel, C. L., & Sanz, L. P. (2003). Alteraciones dermatológicas en la menopausia: tratamiento. Farmacia Profesional, 17(9), 84-90. https://www.elsevier.es/es-revista-farmacia-profesional-3-articulo-alteraciones-dermatologicas-menopausia-13053072
- Ryosuke, O., Yoshie, S., & Hiromi, A. (2021). The association between activity levels and skin moisturising function in adults. Dermatology Reports, 13(1), 8811. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8018252/
- World Health Organization. (4 de enero de 2023). No level of alcohol consumption is safe for our health. https://www.who.int/europe/news/item/04-01-2023-no-level-of-alcohol-consumption-is-safe-for-our-health
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.