Como combater a azia?

A obesidade pode favorecer a pressão abdominal e o aparecimento da azia. Lembre-se de comer devagar, mastigar bem os alimentos e não beber água durante as refeições. Além disso, considere o uso de alguns remédios naturais.
Como combater a azia?

Última atualização: 09 Novembro, 2021

É importante saber como combater a azia, uma sensação que começa na parte inferior do tórax e pode subir até a garganta. Geralmente, ocorre quando os sucos gástricos fluem para cima e sobem pelo esôfago.

Esta é uma condição muito comum, e com certeza você já a sentiu em algum momento. Felizmente, alguns remédios naturais, combinados com um estilo de vida saudável, ajudam a aliviar os sintomas. Você quer saber como combater os sintomas dessa condição? Descubra a seguir!

Quais são as causas da azia?

Garota comendo um hambúrguer

Quando comemos algo, o esôfago relaxa para que a comida possa passar facilmente, e então se contrai novamente. Como a Mayo Clinic menciona, a azia ocorre quando esse músculo (esfíncter) relaxa e permite que o ácido do estômago flua de volta para o esôfago.

Uma das causas pode ser a pressão no estômago, seja por usar roupas muito justas, estar grávida ou sofrer de obesidade, entre outras possibilidades. No entanto, entre os muitos fatores que a desencadeiam, também estão os seguintes alimentos e bebidas:

  • Alimentos apimentados
  • Cebola
  • Cítricos
  • Produtos à base de tomate
  • Frituras e gorduras
  • Hortelã
  • Chocolate
  • Bebidas alcoólicas, gaseificadas, café ou outras bebidas com cafeína
  • Comer em excesso

Você pode se interessar: Quais são as causas da azia?

Como combater a azia com remédios naturais?

Uma das melhores maneiras de combater a azia é através do consumo de certos remédios naturais. Muitos deles são usados como um método de prevenção para evitar esse problema. Listamos alguns dos mais populares a seguir.

Babosa

Babosa

O aloe vera é conhecido mundialmente por suas propriedades para acalmar e restaurar irritações ou queimaduras. No entanto, uma publicação no Journal of Traditional Chinese Medicine sugere que o gel desta planta pode ser um tratamento seguro e eficaz para reduzir os sintomas de refluxo.

Como consumir?

Para este caso particular, recomenda-se beber cerca de meio copo de suco de aloe vera 20 minutos antes de cada refeição. Ele deve ser ingerido com moderação, pois se caracteriza por possuir propriedades laxantes.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um dos produtos naturais por excelência no combate à azia. É um dos antiácidos mais famosos que, além de combater as incômodas sensações da azia, também é eficaz na regulação do pH do nosso corpo. Isso é indicado em um artigo da Canadian Society of Intestinal Research.

Como consumir?

Para aproveitar seus benefícios, você deve consumir uma colher de chá de bicarbonato de sódio dissolvido em um copo de água. Não é recomendado para pessoas que sofrem de hipertensão ou retenção de líquidos.

Gengibre

Gengibre

A raiz de gengibre é um dos remédios mais antigos para combater a azia. Além disso, suas propriedades também são eficazes no alívio de sintomas como náuseas ou inflamação. Inclusive, é recomendado para aliviar o enjoo matinal da gravidez.

Como consumir?

Você pode consumi-lo como uma infusão ou incluí-lo em saladas, vitaminas ou outras preparações.

Vinagre de maçã

Embora faltem evidências científicas sobre os seus efeitos, afirma-se que a ingestão de pequenas quantidades de vinagre de maçã pode ajudar a controlar o pH do estômago e, dessa forma, prevenir ou combater a azia.

Como consumir?

Nesse caso, recomenda-se tomar duas colheres de chá de vinagre de maçã diluído em ¼ de xícara de água 30 minutos após a refeição. É muito importante diluir este produto em água; caso contrário, podemos obter o efeito contrário.

Mamão

É considerado um dos melhores remédios naturais para prevenir problemas de estômago. Suas propriedades estimulam a digestão e ajudam a evitar os sintomas que causam aquela sensação de queimação.

Como consumir?

Recomenda-se beber o suco ou comer algumas porções de mamão meia hora depois de comer.

Camomila

A camomila ajuda a facilitar a digestão e também reduz o risco de refluxo e azia. De acordo com um estudo publicado na Molecular Medicine Reports, esta erva inibe o desenvolvimento da Helicobacter pylori, a bactéria que pode favorecer o surgimento de úlceras estomacais.

Como consumir?

Recomenda-se preparar uma infusão de camomila com um punhado de flores em um copo de água fervente por 3 minutos. Depois, deixe descansar e beba antes das refeições.

Outras dicas para combater a azia

Uma vez que os sintomas desta condição aparecem, podemos aliviá-los seguindo estas recomendações:

  • Evite fazer exercícios imediatamente após comer.
  • Não se curve com frequência depois de comer.
  • Evite tirar um ‘cochilo’ depois de comer, pois isso pode causar pressão no estômago e, consequentemente, azia.
  • Consuma pequenas porções de alimentos várias vezes ao dia. Os excessos podem sobrecarregar o estômago.
  • Evite usar roupas muito justas na hora das refeições.
  • Evite ou trate a obesidade, pois este é um problema que aumenta a pressão abdominal.
  • Não fume.
  • Durma com a parte superior do corpo ligeiramente elevada.
  • Mastigue os alimentos corretamente e coma devagar.
  • Evite beber durante as refeições.

Com todas essas informações, você certamente poderá evitar transtornos desnecessários causados por erros que muitos de nós cometemos no dia a dia. Claro, se os sintomas piorarem e o impedirem de levar uma vida normal, será necessário agendar uma consulta médica.

Pode interessar a você...
3 remédios caseiros para acalmar a azia com maçã
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
3 remédios caseiros para acalmar a azia com maçã

A sensação de queimação familiar no peito ou na garganta ocorre quando o ácido é devolvido ao esôfago. Saiba como acalmar a azia com maçã.