Como aliviar os sintomas da artrose
Revisado e aprovado por o médico Carlos Fabián Avila
A artrose é uma doença degenerativa das articulações que causa o desgaste nas cartilagens. Pensando nisso, hoje falaremos sobre os sintomas da artrose.
É uma doença que pode produzir incapacidade funcional, ainda que sejam muito reduzidos os casos em que chega a produzir um grau de invalidez a ponto de impedir o desenvolvimento das atividades cotidianas diárias.
A artrose afeta principalmente a cartilagem articular, atrofiando-a. Quase sempre afeta as mãos, os joelhos, os quadris e a coluna vertebral.
Quem pode sofrer e quais são os sintomas da artrose?
Ao contrário do que muitos pensam, a artrose não é uma doença exclusiva da velhice, qualquer pessoa pode desenvolver a artrose independentemente da idade.
Mas também é verdade que a frequência do aparecimento da doença aumenta com a idade e é mais comum nas mulheres ou em pessoas propensas geneticamente.
Um dos sintomas mais temidos da artrose é a dor, que em suas primeiras etapas se produz quando se faz movimentos bruscos ou esforços que comprometem a articulação.
Esta dor tende a ser aliviada com o repouso, mas à medida que a artrose avança, pode ocorrer com mais intensidade e mais frequência.
O paciente com artrose também pode apresentar incapacidade para se mover com normalidade e tende a sofrer uma deformação progressiva na articulação afetada.
Como frear a artrose e a dor em casa?
As pessoas com artrose devem ir sim ao médico para que ele dê um diagnóstico correto e receite o tratamento adequado.
No entanto, também existem algumas dicas de remédios caseiros que ajudarão a tratar e aliviar os sintomas da artrose, mas em todos os casos, recomenda-se a supervisão médica.
Manter um peso corporal equilibrado
A obesidade é uma das causas desta doença e, além disso, faz com que o progresso da artrose seja mais rápido.
Se estiver sofrendo com a obesidade ou sobrepeso ao mesmo tempo em que estiver sofrendo com esta doença, é ideal iniciar uma dieta para que possa perder os quilos a mais.
Não precisa seguir um regime rigoroso ou passar fome, uma dieta com baixas calorias será suficiente.
Terapia de calor e frio
Em geral, o calor tende a ser mais efetivo para tratar os sintomas da artrose, ainda que em certas ocasiões o frio seja melhor.
Para isto, utilize uma bolsa ou panos com água quente e aplique sobre a área afetada pela dor. Esta terapia ajuda a aliviar a dor e relaxa a musculatura.
Quando a articulação apresenta uma zona inflamada, é recomendado aplicar bolsas ou banhos frios.
Medicação
A medicação sempre deve ser supervisionada por um médico, já que somente ele pode decidir qual é o tratamento mais adequado.
No mercado existem diferentes analgésicos, anti-inflamatórios, géis e cremes, infiltrações locais e fármacos que têm como finalidade evitar que a artrose progrida, interrompendo seus sintomas.
No entanto, evite a automedicação e consulte sempre o médico.
Exercícios
Ainda que possa parecer doloroso para quem sofre com esta doença, o certo é que os exercícios têm dado excelentes resultados no tratamento dos sintomas deste problema de saúde.
É verdade que o repouso é recomendado, no entanto, ficar completamente imóvel pode torná-lo uma pessoa dependente dos outros e pode agravar a situação.
Por tal motivo, recomenda-se praticar atividade física suave como caminhar, andar de bicicleta, nadar, entre outros. Também é bom consultar um especialista para que ele apresente uma rotina de exercícios especiais para proteger e fortalecer as articulações.
Leia também: Como aliviar o desgaste nas articulações?
Repouso
Quando a dor da artrose é intensa, o mais recomendado é que a pessoa suspenda suas atividades e faça repouso. O recomendado é intercalar pequenos períodos de repouso durante as atividades diárias.
Conheça: 5 alimentos para prevenir a artrose
Calçado
Se você sofre de artrose lombar, nos quadris ou nos joelhos é muito importante utilizar um calçado de sola grossa que absorva a força do impacto do pé contra o chão ao caminhar.
Evite utilizar sapatos de salto muito alto e procure utilizar a sola mais plana. Outra opção é conseguir palmilhas de silicone, que podem ser compradas no mercado.
Massagens
Para aliviar a dor que a artrose produz, também se recomenda uma suave massagem na área afetada, mas sem exceder muita pressão. Para as massagens, pode-se utilizar:
- Óleo de gengibre
- Óleo de alecrim
- Óleo de eucalipto
- Óleo de arnica
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Martínez Figueroa, R., Martínez Figueroa, C., Calvo Rodriguez, R., & Figueroa Poblete, D. (2015). Osteoartritis (artrosis) de rodilla. Revista Chilena de Ortopedia y Traumatología. https://doi.org/10.1016/j.rchot.2015.10.005
- Peña Arrebola, A. (2003). Papel del ejercicio físico en el paciente con artrosis. Rehabilitación. https://doi.org/10.1016/S0048-7120(03)73402-1
- F. Forriol Campos. 2002. El cartílago articular: aspectos mecánicos y su repercusión en la reparación tisular. https://www.elsevier.es/es-revista-revista-espanola-cirugia-ortopedica-traumatologia-129-articulo-el-cartilago-articular-aspectos-mecanicos-13038046
- Osteoartritis. Mayo Clinic. https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/osteoarthritis/symptoms-causes/syc-20351925
- King, L. K., March, L., & Anandacoomarasamy, A. (2013). Obesity & osteoarthritis. The Indian journal of medical research, 138(2), 185–193.
- Brosseau, L., Yonge, K. A., Robinson, V., Marchand, S., Judd, M., Wells, G., & Tugwell, P. (2003). Thermotherapy for treatment of osteoarthritis. The Cochrane database of systematic reviews, 2003(4), CD004522. https://doi.org/10.1002/14651858.CD004522
- Lee J; Chang RW; Ehrlich-Jones L; Kwoh CK; Nevitt M; Semanik PA; Sharma L; Sohn MW; Song J; Dunlop DD. 2015. Sedentary behavior and physical function: objective evidence from the Osteoarthritis Initiative. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed
- Casey Kerrigan; Jennifer LLelas; Mark E. Karvosky. 2001. Women’s shoes and knee osteoarthritis. The Lancet. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0140673600043129
- Perlman AI, Sabina A, Williams A, Njike VY, Katz DL. Massage Therapy for Osteoarthritis of the Knee: A Randomized Controlled Trial. Arch Intern Med. 2006;166(22):2533–2538. doi:10.1001/archinte.166.22.2533
- Atkins, D. V., & Eichler, D. A. (2013). The effects of self-massage on osteoarthritis of the knee: a randomized, controlled trial. International journal of therapeutic massage & bodywork, 6(1), 4–14. https://doi.org/10.3822/ijtmb.v6i1.119
- Altman RD; Marcussen KC. 2001. Effects of a ginger extract on knee pain in patients with osteoarthritis. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11710709
- Mona Ghasemian; Sina Owlia; Mohammad Bagher Owlia. 2016. Review of Anti-Inflammatory Herbal Medicines. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4877453/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.