Como acalmar uma criança doente

1 de novembro de 2019
O descanso é fundamental para acalmar uma criança doente e favorecer a sua recuperação. Embora possa se entreter assistindo seus programas favoritos ou lendo, precisa dormir para recuperar as forças. 

Uma das tarefas como mãe ou pai é saber como acalmar uma criança doente. A primeira vez que seu filho fica doente é desesperadora. Ele vai chorar, ficará arisco, mal-humorado e desconfortável. No entanto, isso é algo completamente normal, pois o desconforto é um sintoma com o qual não está acostumado a lidar.

Quando seu filho se sente mal, só quer ficar em casa e sentir sua companhia e seus carinhos. Avalie o quanto ele está doente e deixe-o descansar. No entanto, você não deve forçá-lo a dormir ou a ficar parado. Lembre-se de que estará irritável, e a ideia é acalmá-lo da melhor maneira.

Dicas para acalmar uma criança doente 

Criança com febre

Não é fácil vê-lo deitado na cama com febre ou qualquer dor. No entanto, ao longo da sua vida você terá que lidar com essa situação. Não importa se for uma simples gripe ou algo mais sério, como a dengue. Você não pode ficar sobrecarregado. Deve dar a ele os cuidados que precisa.

Para acalmar uma criança doente a primeira coisa que você deve fazer não é se desesperar. Tampouco deve achar que é o fim do mundo. É mais uma etapa pela qual você passará como mãe. Daremos cinco dicas que poderá colocar em prática para que seu filho se livre do desconforto, e possa voltar à rotina.

Leia também este artigo: O que fazer com uma criança preguiçosa? Descubra os melhores conselhos

1. Leve-o ao médico para controlar a situação 

Certamente, nem toda vez que seu filho fica doente você precisa correr para o médico. No entanto, se tiver febre alta, diarreia, vômito ou dispneia é recomendável que o leve ao médico. Ele lhe dirá, passo a passo, os cuidados que deverá ter com a criança.

Se a criança tiver apenas um mal-estar, uma pequena dor de cabeça ou fadiga, você poderá tratá-los em casa. Caso o mal-estar seja prolongado, ou a dor de cabeça seja muito forte, leve o seu filho ao pediatra. Preste atenção ao seu bom senso.

2. Para acalmar uma criança doente, você pode lhe falar sobre coisas positivas 

Criança comendo na cama

Seu filho é o seu reflexo. Se você se sentir angustiado com a situação, o humor dele decairá e o mal-estar piorará. Evite mostrar-se sobrecarregada ou triste. Fale sobre coisas positivas que o encorajem. Por exemplo, converse com ele sobre os objetivos que pode alcançar se continuar estudando ou realizando sua atividade esportiva favorita.

Vocês também podem planejar suas próximas férias juntos. Pergunte a ele sobre seus sonhos e como poderá alcançá-los. Você deve aproveitar ao máximo esse espaço. Seu filho vai ouvir atentamente. Portanto, este é o momento certo para fortalecer a comunicação.

Além disso, você pode recorrer a velhas fotografias. As crianças adoram ver álbuns de quando eram mais novas. Conte histórias de cada imagem que virem. Se você não organizou suas fotos, peça que ele lhe ajude nisso. Desta forma, estará distraído e não pensará muito no mal-estar.

3. Para acalmar uma criança doente, deixe que ela assista os programas que gosta 

Em primeiro lugar, se você não souber como acalmar uma criança doente, coloque-a na frente da TV. As crianças adoram assistir suas séries favoritas. Elas ficam hipnotizadas assistindo os programas que mais gostam. Portanto, se seu filho não se sente cem por cento, a televisão pode ser o tratamento certo.

Coloque seu filme favorito ou o programa que mais lhe faz rir. Tente tornar o tempo em frente à TV um pouco mais especial. Acompanhe-o e comam pipoca juntos. Obviamente, você não deve passar o dia todo assistindo a programas de TV. Defina uma programação para assistir. Lembre-se que seu filho também deve dormir, para recuperar as forças.

4. Prepare suas refeições favoritas 

O carinho dos pais ajudam a acalmar uma criança doente

Crianças doentes geralmente não têm apetite. Além disso, até se recusam a tomar ou comer alimentos que são bons para elas. Mesmo se não quiserem comer muita comida, peça-lhes que bebam bastante líquido. Por isso, nas três refeições principais você deve oferecer algo que ela goste, e que seja fácil de comer.

Para acalmar uma criança doente você deve preparar alimentos com muita água. Por exemplo, sopas ou purês. Os sucos naturais ajudam a aumentar as defesas do seu filho, tornando-os uma excelente opção. Prepare o suco que seu filho mais gosta. Os iogurtes também são uma boa alternativa, pois são deliciosos e fornecem vitaminas para o seu pequeno.

Não o force a comer alimentos que não goste. Lembre-se de que está doente. O mais importante neste momento é que ele coma, seja pouco ou muito, mas que o faça. Se seu filho comer pouca quantidade, ofereça comida várias vezes ao dia. Geralmente à cada duas ou três horas.

Descubra: Qual é o tempo mais adequado para que seus filhos assistam televisão?

5. Faça-o sentir-se muito amado 

Sem dúvida alguma, mimar seu filho é um dos melhores tratamento que você pode oferecer quando ele estiver doente. Não é segredo para ninguém que quando você vê seu filho nesse estado, quer abraçá-lo e não largar mais. Ele também gosta dos seus abraços, embora às vezes “reclame”. Dê-lhe muitos mimos e demonstre a ele o quanto você o ama.

Conclusão 

Nenhum pai gosta de ver seu filho doente. No entanto, acalmar uma criança doente é muito fácil. Você deve seguir a sua intuição de mãe. Isso nunca falha. Seu filho, além dos medicamentos e das constantes visitas ao médico, precisa de muito amor.

Finalmente, ajude-o a melhorar com muitos abraços, suas comidas favoritas, e deixe-o sair da rotina estrita que carrega todos os dias. Seu pequeno também se cansa e merece descansar.