3 remédios para tratar a gripe naturalmente

8 de agosto de 2019
Por suas propriedades expectorantes, anti-inflamatórias e antivirais, o mel é um dos melhores ingredientes naturais para aliviar os sintomas da gripe. Descubra como tirar proveito disso com 3 remédios caseiros.

Em épocas de mudança de estação, o risco de contrair a gripe aumenta. Portanto, todos nós devemos ter algumas opções naturais eficazes para toda a família. Neste caso, compartilhamos alguns remédios com mel para tratar a gripe naturalmente.

Você sabia que o mel é um antibiótico natural? Graças a essa virtude curativa, esse alimento é um remédio antigo para fortalecer o sistema imunológico e combater doenças. Portanto, detalharemos algumas receitas com esse produto.

Mel, um antibiótico natural

O mel é um alimento muito nutritivo que tem demonstrado possuir efeitos curativos muito potentes para inibir o vírus da gripe. Isso é muito importante para tratar esta doença, já que os antibióticos só combatem bactérias, não vírus.

Além disso, este alimento é também um antioxidante e anti-inflamatório, tem propriedades prebióticas e melhora as funções cardiovasculares. Dependendo do tipo de mel e sua origem floral e geográfica, seus valores nutricionais e principais propriedades podem variar.

No entanto, em geral, podemos dizer que este alimento é rico em vitaminas, minerais, polifenóis, aminoácidos, proteínas e enzimas, entre outros componentes benéficos para a saúde.

Leia também: Benefícios do mel para o cabelo

1. Mel com canela para tratar a gripe naturalmente

Mel com canela para tratar a gripe naturalmente.

Uma combinação de mel e canela pode ajudar a fortalecer as defesas para acelerar o alívio da gripe.

O primeiro remédio com mel para tratar a gripe é muito simples de preparar e também tem um sabor delicioso. Nós apenas temos que misturá-lo com canela do ceilão para obter uma preparação cremosa que age de forma semelhante a um xarope.

Neste caso, as propriedades do mel se somam às desta variedade de canela, que se destaca por suas virtudes antiviral, antibacteriana e antifúngica. Além disso, com essa combinação podemos estimular o corpo e superar o decaimento e o cansaço que caracterizam a gripe.

Ingredientes

  • 4 colheres de sopa de canela em pó do ceilão (60 g)
  • 4 colheres de sopa de mel cru (80 g)

Preparação e modo de tomar

  • Misture os dois ingredientes e guarde-os em um recipiente bem fechado. Entretanto, se o mel estiver muito duro, podemos aquecê-lo em banho-maria.
  • Tome uma colher de sopa por dia em jejum e, durante a gripe, uma colher de sopa meia hora antes de cada refeição.

2. Alhos macerados em mel para tratar a gripe naturalmente

O segundo desses remédios com mel para tratar a gripe é uma maceração com alho cru. O alho, que contém alicina, é muito potente na luta contra vírus, bactérias, fungos e parasitas. Além disso, é benéfico para prevenir doenças cardiovasculares.

É conveniente preparar este remédio para prevenir a gripe ou tomá-lo ante os primeiros sintomas. Assim, fortaleceremos nosso sistema imunológico, aliviaremos os sintomas e aceleraremos a cura.

Ingredientes

Preparação e modo de tomar

  • Primeiramente, descasque os dentes de alho e corte-os em fatias.
  • Em seguida, coloque-os em um pote junto com o mel.
  • Deixe esta preparação macerar em um local escuro e fresco por uma semana.
  • Tome uma colher de chá em jejum ou, se tivermos gripe, até cinco colheres de chá ao longo do dia, se não estivermos com mal-estar digestivo.

Quer conhecer outras vantagens do mel? Então leia: Benefícios desconhecidos de comer 4 dentes de alho por dia

3. Xarope de laranja, gengibre e mel para tratar a gripe naturalmente

Mel e laranja para problemas respiratórios

Um xarope natural com mel, laranja e gengibre pode ajudar a acalmar os sintomas típicos da gripe. Além disso, fortalece o sistema imunológico.

Finalmente, nos referimos a um xarope que nós mesmos podemos preparar em casa de maneira simples e econômica.

Neste caso, utilizamos a casca de laranja, rica em vitamina C, que ajuda nos problemas respiratórios e aumenta as defesas em geral. Além disso, também adicionamos gengibre, um tempero picante que dá ao corpo muito calor e ajuda em casos de febre.

Ingredientes

  • As cascas de 2 laranjas orgânicas
  • 1 colher de chá de gengibre em pó (7 g) ou uma fatia de gengibre fresco (10 g)
  • 6 colheres de sopa de mel (120 g)
  • 2 xícaras de água ou suco de laranja (500 ml)

Preparação e modo de tomar

  • Ferva as cascas das laranjas e o gengibre junto com a água por 30 minutos.
  • Em seguida, adicione o mel e deixe ferver por mais 15 minutos. Coe e deixe esfriar.
  • Guarde em um recipiente na geladeira e tome 3 colheres de sopa por dia, longe das refeições, durante a gripe.

Agora você conhece esses remédios com mel para tratar a gripe naturalmente. Da mesma forma, eles também funcionam como tratamentos preventivos para aumentar as defesas. Não devemos esquecer que o melhor remédio é uma boa prevenção.

E em caso de dúvidas é indispensável a consulta ao médico, porque ele indicará o tratamento mais adequado para cada caso.

Você quer conhecer mais remédios com mel para tratar a gripe naturalmente? Então, continue na nossa página porque temos muitos artigos para a sua saúde e bem-estar.

  • Chang, J. S., Wang, K. C., Yeh, C. F., Shieh, D. E., & Chiang, L. C. (2013). Fresh ginger (Zingiber officinale) has anti-viral activity against human respiratory syncytial virus in human respiratory tract cell lines. Journal of Ethnopharmacology. https://doi.org/10.1016/j.jep.2012.10.043
  • Miguel, M. G., Antunes, M. D., & Faleiro, M. L. (2017). Honey as a complementary medicine. Integrative Medicine Insights. https://doi.org/10.1177/1178633717702869
  • Watanabe, K., Rahmasari, R., Matsunaga, A., Haruyama, T., & Kobayashi, N. (2014). Anti-influenza Viral Effects of Honey In Vitro: Potent High Activity of Manuka Honey. Archives of Medical Research. https://doi.org/10.1016/j.arcmed.2014.05.006
  • Singh, M. P., Chourasia, H. R., Agarwal, M., Malhotra, A., Sharma, M., Sharma, D., & Khan, S. (2012). Honey as complementary medicine – A review. International Journal of Pharma and Bio Sciences.
  • Nahas, R., & Balla, A. (2011). Complementary and alternative medicine for prevention and treatment of the common cold. Canadian Family Physician.