Como preparar comidas saudáveis para o bebê

15 de maio de 2019
Cozinhar saudável para o seu filho é muito mais fácil do que você pensa. Descubra neste artigo as melhores dicas e algumas ideias para adicionar ao seu livro de receitas.

Para preparar comidas saudáveis para o bebê, os alimentos devem ser incluídos seguindo as recomendações do seu pediatra. Vale ressaltar que, nesses primeiros momentos, a criança desenvolve gosto pelos sabores. Por isso, você deve expor seu filho a uma grande variedade de sabores.

Claro, você pode adaptar as receitas aos alimentos que seu filho já provou. Lembre-se de que geralmente é recomendado que, ao adicionar alimentos, você faça com um de cada vez para detectar possíveis alergias alimentares.

Faça refeições saudáveis ​​para o bebê

Bebê comendo

A lista apresentada é meramente ilustrativa. Siga as recomendações específicas do seu pediatra ao introduzir alimentos na dieta do seu filho.

Antes de começar a trabalhar e preparar comidas saudáveis para o bebê em casa, é importante que você tenha claro quais alimentos pode adicionar de acordo com a idade do seu filho. Vamos ver algumas sugestões gerais:

  • Até 6 meses: alimentação exclusivamente com leite materno. Caso o bebê tome mamadeira, adicionar de alimentos pode ocorrer entre 4 e 6 meses.
  • Entre 6 e 12 meses: frutas, legumes, cereais, leguminosas, ovos, carne, aves, peixe e azeite.
  • Entre 12 e 24 meses: queijo mais mole, iogurte e leite integral.
  • A partir dos 3 anos: nozes, maçã em pedaços, cenoura crua em pedaços e qualquer alimento que possa causar risco de asfixia.

Dicas para cozinhar saudável para o seu filho

Inclua frutas e verduras na alimentação de seu filho

Na hora de comprar:

  • Compre frutas e vegetais frescos: tente usá-los em um máximo de três dias para que eles não percam as propriedades.
  • Escolha carnes magras: uma boa maneira de preparar refeições saudáveis ​​para seu bebê é comprar carnes magras para evitar o excesso de gordura. Se necessário, tire a gordura antes de cozinhar. Consulte o seu pediatra para descobrir as melhores opções e quantidades.
    • Se você optar pelo Baby Lead Weaning em vez de purê, lembre-se de apresentar carnes macias e pequenos pedaços. Não se esqueça de conversar com o médico sobre sua decisão para que ele possa aconselhá-lo.

Na hora de cozinhar:

Lave suas mãos antes de preparar comidas saudáveis para o bebê

  • Lembre-se de lavar bem os vegetais e frutas, limpe sua superfície de trabalho e use utensílios limpos para cada alimento. É importante evitar a contaminação cruzada dos alimentos.
  • Minimize o uso de sal ao cozinhar: a quantidade de sal deve ser mínima para que os rins das crianças não sejam sobrecarregados. Assim, até um ano, o consumo não deve exceder 1 grama de sal por dia e entre um ano e os três anos, os 2 gramas por dia.
  • Escolha o azeite de oliva contra outras gorduras: o azeite de oliva fornece ácidos graxos monoinsaturados, ácidos graxos insaturados e também, vitamina E. Além disso, seu consumo é recomendado desde o início da alimentação complementar, sempre em pequenas doses e usado cru.
  • As melhores opções de cozimento são cozido, assado ou grelhado (contanto que você use um mínimo de gordura).

Outras ideias

  • Use o caldo do cozimento: o caldo de cozimento de legumes, por exemplo, pode ser maravilhoso para cozinhar arroz ou outros cereais, como a quinoa. Ele dará um sabor diferente (e saboroso) aos cereais. Não desperdice!
  • Adicione leite aos purês: se você está preparando a papinha de seu bebê e perceber que está muito sólida, em vez de adicionar água, opte pelo leite. Você pode consumir o leite consumido habitualmente pelo seu filho, incluindo o leite materno.
  • Congele a comida que você não usa durante o dia: uma boa ideia é usar um balde para congelar pequenas porções de comida.

Leia também: Quando um bebê deve começar a beber água?

10 ideias de refeições saudáveis ​​para o seu bebê

Nenem comendo

Comidas saudáveis para o bebê:

  1. Arroz com frango e legumes: escolha os legumes de sua preferência e cozinhe-os com o frango em pedaços pequenos até que estejam cozidos. Em seguida, remova e reserve. Cozinhe o arroz no caldo de cozimento. Quando estiver pronto, você pode passar pelo liquidificador se quiser um purê, amassar com o garfo ou servir com pedaços.
  2. Creme de abobrinha: ferva uma batata grande, uma abobrinha grande e meia cebola (todos os vegetais devem ser descascados e cortados) até que estejam cozidos. Em seguida, use o espremedor de batatas ou um garfo, dependendo da textura desejada.
  3. Lentilhas com verduras: ferva as lentilhas juntamente com uma cenoura descascada e picada, meia cebola picada e 2 tomates, descascados e sem sementes. Por fim, quando o prato estiver pronto, você pode triturar ou servir como está.
  4. Macarrão com molho de tomate: primeiramente, prepare um molho com cebola, tomate e cenoura em pequenos pedaços para adicionar nutrientes ao macarrão.
  5. Omelete de verduras: se você já adicionou o ovo, pode preparar uma omelete com uma variedade de verduras cozidas e um ovo. Fácil e delicioso!
  6. Purê de verduras com peixe: ferva uma abobrinha, uma batata pequena, um alho-poró e meia cebola, juntamente com 80 gramas de peixe magro. Por fim, quando tudo estiver cozido, passa pelo liquidificador.
  7. Bolinhas de carne e verduras: estas almôndegas podem ser congeladas para sempre ter refeições saudáveis ​​para o bebê prontas em um minuto. Primeiramente, ferva uma cenoura, um alho-poró, 40 gramas de feijão verde e 40 gramas de carne magra. Em seguida, retire o excesso de água, triture e modele suas almôndegas. Em vez de fritar, cozinhe no forno.

Não perca: 8 alimentos que nunca podemos dar a um bebê

Sobremesas para o bebê

  1. Papinha de maçã, pera e banana: primeiramente, cozinhe uma maçã com uma pera, descascada, sem sementes e cortada em cubos. Em seguida, quando eles estiverem macios, remova-os e misture-os com a banana. Por fim, se você quiser uma papinha de frutas mais líquida, adicione o leite que seu filho bebe regularmente. Não adicione açúcar.
  2. Banana e laranja: esta sobremesa é super fácil. Amasse uma banana com o garfo e misture com o suco de meia laranja. Pronto!
  3. Iogurte com frutas: inclua uma papinha de frutas dentro do iogurte ou, simplesmente, pequenos pedaços de algumas frutas frescas. Seu filho vai adorar!

Considerações gerais

Preparar comidas saudáveis para o bebê não é complicado. Você só deve escolher ingredientes saudáveis, escolhendo principalmente frutas e legumes frescos, carnes magras e grãos integrais, e cozinhá-los sem adicionar gordura, excesso de sódio ou açúcares.

Por fim, lembre-se de que o estômago do seu filho é pequeno, então você não deve forçá-lo a comer. O que parece pouca comida para você pode ser mais que suficiente para ele. Os médicos recomendam deixar a criança guiar a entrada de acordo com suas necessidades.

  • Asociación Española de Pediatría. Recomendaciones de la Asociación Española de Pediatría sobre la alimentación complementaria. https://www.aeped.es/sites/default/files/documentos/recomendaciones_aep_sobre_alimentacio_n_complementaria_nov2018_v3_final.pdf
  • Organización Mundial de la Salud. Guideline: Sodium intake for adults and children. En: Organización Mundial de la Salud [en línea] [consultado el 26/11/2018]. Disponible en: http://www.who.int/nutrition/publications/guidelines/sodium_intake_printversion.pd
  • Pérez-Escamilla R, Segura-Pérez S, Lott M. Feeding guidelines for infants and young toddlers: A responsive parenting approach. Nutrition Today. 2017;52(5):223-31.
  • Brown A, Jones SW, Rowan H. Baby-Led Weaning: The Evidence to Date. Curr Nutr Rep. 2017 6(2):148-56.