8 alimentos que nunca podemos dar para um bebê

Uma das principais preocupações que as mães têm é alimentar corretamente seu filho. Por isso, deve levar em consideração que existem alimentos que são prejudiciais para os bebês.
8 alimentos que nunca podemos dar para um bebê

Última atualização: 22 Maio, 2021

A lista de alimentos que nunca podemos dar para um bebê costuma ser de grande utilidade para as mães de primeira viagem. Enquanto nosso filho cresce, nos aperfeiçoamos no ato de cuidá-lo e protegê-lo de maneira integral. O alimento mais completo e nutritivo para o bebê é o leite materno.

No entanto, também é necessário ir incorporando certos alimentos em sua dieta. Assim, eles fornecerão os nutrientes necessários de acordo com o estágio de desenvolvimento em que se encontra. A idade ideal para iniciar a alimentação complementar é a partir dos seis meses de idade.

No geral, a dieta complementar de um bebê costuma incluir pratos simples e leves como papinhas de frutas ou verduras. No entanto, é imprescindível conhecer alguns alimentos que nunca devemos dar ao nosso filho, já que podem ser prejudiciais para o seu organismo.

Alimentos que nunca podemos dar para um bebê com menos de 12 meses

Existem alguns alimentos que as mães devem evitar na dieta de seus bebês. Aqui apresentamos uma lista que servirá de base para você alimentar corretamente seu pequeno filho.

1. Açúcar

Açúcar
O açúcar pode causar problemas nutricionais e comportamentais mais tarde na vida.

Os efeitos nocivos do consumo de muito açúcar são bem conhecidos. Portanto, evite adoçar os mingaus e as bebidas, pois ele estará se acostumando a consumir alimentos doces. Uma criança de um mês de idade não desenvolveu totalmente seu paladar, então ela não distingue entre um alimento doce e um alimento insípido.

Se ainda quiser adoçar as refeições do seu bebê, aconselhamos que use banana amassada ou um pouco de leite materno, evitando assim o aparecimento precoce de cáries.

A introdução de açúcar simples nos alimentos que você oferece pode afetar negativamente a saúde do bebê a médio e longo prazo, de acordo com uma publicação no Journal of Pediatric Gastroenterology and Nutrition. É importante evitar esta substância para reduzir o risco de diabetes nos pequenos.

2. Mel

Embora possa parecer uma opção natural para adoçar a comida do seu bebê, não é aconselhável substituir o mel pelo açúcar. A ingestão de mel por crianças pequenas tem sido associada ao desenvolvimento de botulismo, uma condição intestinal que promove prisão de ventre em seu bebê e torna difícil para ele mamar no peito.

Isso é indicado por uma investigação publicada na revista  Lakartidningen, onde se propõe que esse alimento não seja administrado a crianças menores de um ano de idade.

3. Sal

Como os dois alimentos anteriores, o sal é usado para realçar o sabor dos alimentos e é prejudicial incluí-lo na dieta do bebê. É um alimento que nunca se pode dar a uma criança com menos de 1 ano de idade, pois ameaça a saúde renal da mesma.

Os rins de um bebê não são desenvolvidos o suficiente para lidar com grandes quantidades de sódio com eficiência. Este alimento pode ser incluído de forma moderada a partir dos 12 meses de idade.

4. Peixes e mariscos grandes

Ainda que o peixe seja considerado uma proteína muito saudável não é recomendado para bebês. Algumas espécies de peixe tem um alto teor de mercúrio que pode afetar severamente o sistema nervoso da criança.

Também não é recomendada a ingestão de camarão, lagostim e outros crustáceos, devido ao seu teor de cádmio, que pode afetar o desenvolvimento da função renal.

5. Produtos lácteos com baixo teor de gordura

Embora o leite materno não deva substituir o leite de qualquer tipo, é aconselhável dar ao seu filho algumas fontes de gordura animal saudável. Isso inclui iogurte e queijo magro em quantidades moderadas.

Deve-se evitar alimentá-lo com produtos desnatados, pois eles passaram por inúmeras modificações para suprimir o excesso de gordura e é isso o que fornece uma fonte de vitaminas e calorias essenciais para o seu filho.

6. Alguns vegetais

Vegetais
Embora muitos desses alimentos verdes sejam úteis para os adultos, eles podem causar problemas nas crianças.

É verdade que seu filho deve consumir vegetais e legumes para sustentar o corpo com os nutrientes e vitaminas que possui. No entanto, entre os alimentos que você nunca pode dar a um bebê estão os seguintes:

  • Algas.
  • Acelga.
  • Espinafre.
  • Borragem

Esses vegetais têm altas concentrações de nitrato, que podem causar metahemoglobinemia. Esta doença é caracterizada pela coloração azulada da pele. Também afeta as membranas mucosas e causa falta de oxigênio no sangue.

Recomenda-se esperar até que o bebê complete um ano antes de introduzir esses alimentos na sua dieta.

7. Bebidas que contenham cafeína

Algumas mães não sabem o dano que pode causar a administração de bebidas com cafeína nos bebês, por isso as incluímos na lista.

O café, os refrigerantes e o chá contém altas concentrações de cafeína e outros aditivos que suprimem a absorção de ferro e cálcio. Adicionalmente, são os responsáveis diretos da superexcitação do sistema nervoso da criança.

Confira também: Como reanimar um bebê?

8. Oleaginosas e aperitivos de venda comercial

As oleaginosas fazem parte dos alimentos que nunca podemos dar para um bebê com menos de um ano, já que estes tendem a desencadear problemas como a asfixia no pequeno. Estes produtos podem ser incluídos na dieta de seu filho depois dos cinco anos de idade e sob supervisão.

Tampouco é recomendado promover o consumo de batatas fritas, bolos de padaria ou outros produtos de venda comercial. Estes costumam conter grandes quantidades de açúcar e outros aditivos que não favorecem a saúde do bebê, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Advances in Nutrition.

Cuide da alimentação do bebê para evitar complicações

É fundamental escolher com cuidado a comida que vai dar ao seu filho. Quando se trata de incluir alimentos sólidos na sua dieta, você deve saber os benefícios que eles trazem para a saúde de seu filho.

Por fim, em caso de dúvidas quanto à alimentação do bebê, é aconselhável consultar um especialista. Além disso, não se esqueça de manter esta lista de dicas em mente.

Pode interessar a você...
Que alimentos você deve evitar dar ao seu bebê de 9 meses?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Que alimentos você deve evitar dar ao seu bebê de 9 meses?

Um bebê deve consumir em seus primeiros meses alimentos ricos em nutrientes. Por isso, tenha atenção ao que você deve evitar dar ao seu bebê.



  • Mis NF., Braegger C., Bronsky J., Campoy C., et al., Sugar in infants, children and adolescents: a position paper of the european society for paediatric gastroenterology, hepatology and nutrition committee on nutrition. J Pediatr Gastroenterol Nutr, 2017. 65 (6): 681-696.
  • Wikstrom S., Holst E., Infant botulism- why honey should be avoided for children up to one year. Lakartidningen, 2017.
  • Johnson RJ., Sánchez Lozada LG., Andrews P., Lanaspa MA., Perspective: a historical and scientific perspective of sugar and its relation with obesity and diabetes. Adv Nutr, 2017. 8 (3): 412-422.