8 alimentos que nunca podemos dar para um bebê

· 25 de março de 2019
Uma das principais preocupações que as mães têm é alimentar corretamente seu filho. Por isso, deve levar em consideração que existem alimentos que são prejudiciais para os bebês.

A lista de alimentos que nunca podemos dar para um bebê costuma ser de grande utilidade para as mães de primeira viagem. Enquanto nosso filho cresce nos aperfeiçoamos no ato de cuidá-lo e protegê-lo de maneira integral. O alimento mais completo e nutritivo para o filho é o leite materno.

No entanto, também é necessário ir incorporando certos alimentos em sua dieta, os quais se encaixem na etapa de crescimento na qual o bebê se encontre. A idade ideal para iniciar a alimentação complementar é a partir dos seis meses de idade. Neste período, o bebê já é capaz de permanecer sentado e pode assimilar de maneira correta outros alimentos.

No geral, a dieta complementar de um bebê costuma incluir pratos simples e leves como papinhas de frutas ou verduras. No entanto, é imprescindível conhecer alguns alimentos que nunca devemos dar ao nosso filho, já que podem ser prejudiciais para o seu organismo.

Alimentos que nunca podemos dar para um bebê com menos de 12 meses

Existem alguns alimentos que as mães devem evitar na dieta de seus bebês. Aqui apresentamos uma lista que servirá de base para você alimentar corretamente seu pequeno filho.

1. O Açúcar

São bem conhecidos os efeitos nocivos do consumo de açúcar em excesso. Portanto, evite adoçar as papinhas e bebidas, já que estará acostumando seu filho a consumir alimentos doces.

Além disso, uma criança de poucos meses ainda não desenvolveu por completo seu paladar, por isso que não distingue uma refeição doce e uma sem sabor. Se ainda assim você quer adoçar os alimentos de seu bebê, aconselhamos utilizar banana triturada ou um pouco de leite materno, desta forma poderá evitar o aparecimento precoce de cáries.

Não deve dar sorvetes a uma bebê menor a 6 meses

2. O Mel

Ainda que possa parecer uma opção natural para adoçar os alimentos, não é recomendado substituir o açúcar pelo mel de abelhas. A ingestão de mel em crianças menores de um ano de idade tem sido associada com o desenvolvimento de botulismo.

3. O Sal

Assim como os dois alimentos anteriores, o sal é utilizado para ressaltar o sabor dos alimentos. Este é prejudicial inclui-lo na dieta do bebêÉ um alimento que nunca podemos dar para uma criança com menos de 1 ano, porque ameaça seriamente a saúde renal do pequeno.

Por outro lado, os rins de um bebê não estão desenvolvidos de forma suficiente para manejar eficientemente as altas quantidades de sódio. Este alimento pode ser incluído de maneira moderada logo após os doze meses de idade.

4. Peixes e mariscos

Ainda que o peixe seja considerado uma proteína muito saudável não é recomendado para bebês. Algumas espécies de peixe tem um alto teor de mercúrio que pode afetar severamente o sistema nervoso da criança.

Também não é recomendada a ingestão de camarão, lagostim e outros crustáceos . Estes alimentos contêm alto conteúdo de cádmio que pode afetar o desenvolvimento da função renal do bebê.

Não deixe de ler: Que alimentos você deve evitar dar ao seu bebê de 9 meses?

Não pode dar peixe ao bebê

5. Produtos lácteos baixos em gorduras

O leite materno não deve ser substituído pelo leite de outro tipo, porém é prudente brindar ao seu filho algumas fontes de gordura animal saudável. Entre estas estão incluídas o iogurte e o queijo integral em quantidades moderadas.

Certamente, deve-se evitar alimentar o bebê com produtos desnatados, já que passaram por numerosas modificações para suprimir o excesso de gordura e esta é a que provê uma fonte de vitaminas e calorias essenciais para o seu pequeno.

6. Alguns vegetais

Sem dúvida alguma, seu bebê deve consumir verduras e vegetais para favorecer o organismo com os nutrientes e vitaminas que estes possuem. No entanto, entre os alimentos que nunca podemos dar para um bebê se encontram os vegetais como:

  • Acelga;
  • Espinafre;
  • Algas;
  • Borragem.

Estas hortaliças tem altas concentrações de nitrato, o qual causa metaemoglobinemia, um problema que se caracteriza pela coloração azulada da pele. Também afeta as mucosas e promove a falta de oxigênio no sangue.

7. Bebidas que contenham cafeína

Algumas mães não sabem o dano que pode causar a administração de bebidas com cafeína nos bebês, por isso as incluímos na lista. O café, os refrigerantes e o chá contém altas concentrações de cafeína e outros aditivos que suprimem a absorção de ferro e cálcio. Adicionalmente, são os responsáveis diretos da superexcitação do sistema nervoso da criança.

Confira também: Como reanimar um bebê?

8. Frutos secos e aperitivos de venda comercial

Os frutos secos fazem parte dos alimentos que nunca podemos dar para um bebê com menos de um ano, já que estes tendem a desencadear problemas como a asfixia no pequeno. Estes produtos podem ser incluídos na dieta de seu filho depois dos cinco anos de idade e sob supervisão.

Tampouco é recomendado promover o consumo de batatas fritas, bolos de padaria ou outros produtos de venda comercial. Estes costumam conter grandes quantidades de açúcar e outros aditivos que não favorecem a saúde do bebê.

Em conclusão, é fundamental escolher com cuidado os alimentos que daremos ao pequeno. No momento de incluir sólidos em sua dieta devemos conhecer os benefícios que trazem para a saúde do bebê. Caso tenha dúvidas a respeito, é recomendado consultar um especialista. Não se esqueça de levar em consideração esta lista de conselhos.