Comer mais vezes ao dia ajuda a perder peso?

5 de fevereiro de 2019
Comer mais vezes ao dia ajuda a gozar de mais energia ao longo do dia, pois o metabolismo funcionará constantemente, o que é positivo para perder peso.

O que você deve saber é que entre os fatores relacionados ao sobrepeso e à obesidade, destaca-se o fato de ter um metabolismo lento. Assim, comer mais vezes ao dia é a opção mais saudável.

No entanto, a questão vai além do fato de apenas comer mais vezes, mas também deve-se comer corretamente. Por isso, aqui vamos falar sobre as razões pelas quais você deve comer mais vezes para perder peso.

Comer mais vezes ao dia trará mais energia

Comer mais vezes ao dia lhe dará mais energia

Uma das melhores razões para comer mais vezes ao dia é que o corpo terá energia suficiente para funcionar. Para que isso realmente aconteça você precisa selecionar os alimentos certos.

Foi demonstrado que consumir mais proteína aumenta significativamente a energia. Isso permitirá que você realize mais atividades para aumentar o gasto calórico.

Leia também: 5 cafés da manhã saudáveis para começar o seu dia com energia

Evitará ter fome o tempo todo 

Algo muito comum em dietas com pouca quantidade de alimentos, é que elas provocam um sentimento de ansiedade que nos faz pensar apenas em comer. Ao contrário disso, comendo mais vezes por dia, você se sentirá saciado o tempo todo.

Além disso, considerando que não estará desesperado para comer, você estará mais ciente dos alimentos. Várias investigações indicam que é essencial prestar atenção ao momento de comer. Você deve ficar longe de tudo que pode distraí-lo de cada refeição, para que não tenha fome fora dos horários estabelecidos.

Da mesma forma, não ter ansiedade pela comida lhe permitirá criar hábitos alimentares saudáveis ​​e duradouros. Com uma dieta com ingestão calórica insuficiente, você alcançará resultados rápidos, mas passageiros. No final da dieta, a mesma quantidade de comida, ou ainda maior, será consumida novamente.

Acelerará o metabolismo

Comer mais vezes durante o dia faz com que seu metabolismo funcione constantemente. Ao contrário de outros tipos de dieta, o corpo não acumula gorduras para criar reservas.

O ideal é evitar que o seu corpo entre em um estado de estresse. Três refeições por dia e dois lanches é a solução mais viável e segura para perder peso, sem recuperá-lo com o famoso efeito rebote.

Como uma das principais causas do excesso de peso é o metabolismo lento, devemos ativá-lo para perder peso. Ao comer mais vezes por dia, nosso organismo estará sempre em ‘movimento’.

Se você tiver dúvidas sobre o que comer e quais porções, procure a ajuda de um nutricionista para que prepare um plano de refeições. Com o tempo, você aprenderá a fazer as mudanças alimentares sozinho.

Você irá consumir nutrientes essenciais para o organismo

Comer mais vezes ao dia ajuda a desenvolver massa muscular

Realizar um número mínimo de refeições por dia causará um déficit de nutrientes elementares para o organismo funcionar. Isso pode ter consequências graves sobre a nossa saúde.

Por exemplo, suas defesas ficarão muito baixas, e com isso você poderá ficar doente com uma gripe ou resfriado. Também será mais suscetível a danos causados ​​pelos radicais livres, assim sua pele será afetada. Para perder peso, você precisa fornecer ao seu corpo os nutrientes essenciais dos diferentes grupos de alimentos.

Para atingir uma perda de peso duradoura é aconselhável comer frutas e legumes mais vezes por dia. Analise sua dieta e, se ela limitar os alimentos saudáveis, mude um pouco para torná-la mais sã.

Veja também: 7 suplementos que deveríamos tomar todos os dias para alcançar uma saúde ideal

Você irá desenvolver massa muscular

A única maneira de transformar gordura em músculo é consumir a quantidade certa de calorias de acordo com suas necessidades de energia. Comer mais vezes ao dia regulará os níveis de insulina e permitirá o livre fluxo de aminoácidos, fatores que promovem o desenvolvimento muscular.

Ser saudável e estar em forma não é apenas perder peso, é construir músculos. Você poderia manter o mesmo peso, mas se transformar gordura em músculo, sua aparência seria totalmente diferente.

Em suma, uma dieta que inclua várias refeições durante o dia pode aumentar significativamente a perda de peso. No entanto, além de comer mais vezes, devemos nos certificar de ingerir alimentos que forneçam nutrientes essenciais ao organismo, ao mesmo tempo em que você acelera o seu metabolismo.

E você, quantas refeições você faz por dia?

 

  • Zandian M, Ioakimidis I, Bergh C, Brodin U, Södersten P. Decelerated and linear eaters: effect of eating rate on food intake and satietyPhysiol Behav 2009;96:270–5 [PubMed]
  • Hetherington MM, Anderson AS, Norton GNM, Newson L. Situational effects on meal intake: a comparison of eating alone and eating with othersPhysiol Behav 2006;88:498–505 [PubMed]
  • Higgs S, Donohoe J. Focusing on food during lunch enhances lunch memory and decreases later snack intakeAppetite 2011;57:202–6 [PubMed]
  • Rozin P, Dow S, Moscovitch M, Rajaram S. What causes humans to begin and end a meal? A role for memory for what has been eaten, as evidence by a study of multiple meal eating in amnesic patientsPsychol Sci 1998;9:392–6