Refluxo gástrico: como combater?

· 18 de setembro de 2013
O refluxo gástrico é uma doença crônica que ocorre quando os ácidos do estômago sobem ao esôfago, provocando uma sensação de queimação, ardor e dor, além de ânsia de vômito.

O refluxo gástrico é uma doença crônica ligada ao mau funcionamento do músculo do esôfago. Dessa forma, ao invés dos ácidos gástricos dissolverem a comida no estômago, estes retornam ao esôfago, causando alguns sintomas, tais quais a sensação de queimação, dor, além de ânsia de vômito.

O refluxo gástrico normalmente é tratado com medicamentos. Existem tratamentos naturais, entretanto, que podem ser úteis e efetivos para combater os sintomas e acabar de vez com esse tipo de refluxo.

Você também pode gostar:

7 conselhos de alimentação para o refluxo gastroesofágico

O que tomar para combater a acidez?

Com a finalidade de acabar de vez com a acidez, é preciso mudar totalmente os hábitos alimentares e evitar alguns produtos que produzem ou aumentam a acidez estomacal. A seguir, apresentaremos alguns remédios caseiros que ajudam a aliviar o refluxo.

Entretanto, é necessário ter em mente que esses remédios não resolverão o problema de maneira imediata, somente ajudarão a amenizá-lo aos poucos.

  • A princípio, beber 3 vezes ao dia a mistura de 2 colheres de sopa de vinagre de maçã com 10 ml de água fervida pode ser bastante eficaz.
  • O consumo de 600 ml por dia de raiz de regaliz (alcaçuz) também se mostra eficaz.
  • Da mesma forma, pode ser útil o consumo de suco de aloe vera (babosa) antes das refeições, ou um copo de suco de cenoura.
  • Além disso, mastigar chiclete depois de cada refeição pode ajudar na digestão.
  • Infusões de camomila, leite de cardo e bálsamo de limão são úteis para tratar o refluxo gástrico.suco de cenoura contra o refluxo gástrico

Mude os hábitos alimentares!

Para evitar esse mal estar, é necessário  mudar os hábitos alimentares e assim melhorá-los. Essas mudanças não serão fáceis de seguir e manter. Entretanto, com esforço, valerá a pena e resolverá finalmente o refluxo.

Primeiramente, é necessário perceber quais alimentos influenciam na produção de acidez estomacal; uma vez que sabe quais alimentos são esses, procure eliminá-los de sua alimentação.

Posteriormente, passe a mastigar muito bem tudo o que comer, além disso, fazê-la lentamente e com toda tranquilidade que possa, porque o estresse é a maior causa da acidez.

Igualmente, comer pouco e várias vezes ao dia é algo que ajuda a aliviar o refluxo gástrico.

Você também pode gostar:

Remédios naturais com gengibre para náuseas

Alimentos que pioram o refluxo gástrico

  • Todos os cítricos
  • Chocolate
  • Gorduras
  • Café
  • Alho
  • Tomate
  • Menta

Esses alimentos, de preferência, devem ser eliminados por completo da alimentação diária, pois aumentam a acidez estomacal, produzindo dores e refluxo.

É essencial que não se deite com o estômago cheio, devendo esperar pelo menos 3 horas depois de comer, bem como, não realize exercícios após refeições sendo, dessa forma, mais prudente  esperar 2 horas para fazê-los.

tomate-máscara-facial

 

Quais alimentos devem ser consumidos com frequência

Lembre-se também de que para melhorar o refluxo, o ideal é deixar de fumar e beber, manter o peso corporal estável, dormir reclinado, não ingerir líquidos durante as refeições, etc. Seguramente, dessa forma, será possível controlar a acidez no estômago e o mal-estar causado pelo refluxo.

uvas. shadphotos

Imagens oferecidas por: monica.shaw, shadphotos e Andrés Santamaría