Código de vestimenta formal: em que consiste?

O código de vestimenta é estabelecido de acordo com o protocolo de cada evento. Neste artigo mostraremos os mais importantes para que você não cometa um erros ao se vestir.
Código de vestimenta formal: em que consiste?

Última atualização: 27 maio, 2022

Escolher a roupa correta para participar de um evento é um ato de extrema importância. Para isso existem regras protocolares que foram criadas com o objetivo de padronizar as peças. Neste artigo contaremos como funciona o código de vestimenta formal.

O estilo formal é marcado por peças-chave, como gravatas-borboleta ou sapatos de salto no caso das mulheres. No entanto, se você estiver participando de um casamento, premiação ou evento político, precisará seguir um código de vestimenta diferente para cada ocasião.

Além disso, muitas vezes o dress code é indicado no convite. Ele depende das condições climáticas e do horário em que o evento acontece. Vestir-se formalmente tem uma ciência, que explicaremos de forma prática e simples.

Qual é o código de vestimenta formal?

A vestimenta formal é um conjunto de normas e códigos estabelecidos que são concebidos a partir de percepções e regras sociais que se ajustam a propósitos e circunstâncias. O tipo de roupa será influenciado pelo local, intenção do evento, clima e a momento do dia.

É importante entender que a vestimenta formal difere da etiqueta, pois esta é regida por códigos mais rígidos. Mesmo assim, eles são complementares, de forma que comportamento e boas maneiras também acompanham o vestuário.

Tipos de roupa formal

Um evento pode ser muito sofisticado, bem como rigorosamente formal. No entanto, o que determina a vestimenta é o nível de etiqueta exigido.

Rigoroso ou white tie

Esta modalidade é utilizada para eventos como cerimônias governamentais, óperas ou eventos políticos. Quanto à escolha da roupa, é necessária uma maior elegância.

Por exemplo, no caso das mulheres há uma maior utilização de vestidos longos com tecidos lisos e cores neutras. Já para os homens, é imprescindível o uso de fraque com camisa branca, gravata borboleta ou comum.

Terno formal para homens.
A obrigatoriedade de certos trajes elegantes é imperativa em cerimônias governamentais, por exemplo.

Black tie

Este código de vestimenta é um pouco semelhante ao anterior, apenas mais flexível quando se trata de cores, acessórios e comprimento do vestido. Geralmente é elegante, mas permite um pouco mais de risco na escolha das roupas.

O terno de alfaiataria e o vestido longo continuam dominando a etiqueta black tie, porém, se o evento for realizado durante o dia, é permitido o uso de estampas sutis e cores quentes. Caso a celebração seja noturna, o traje tenderá a ser sóbrio.

Os smokings e gravatas borboleta são a melhor opção para os homens, assim como os tons Oxford, cinza e azul marinho. Um dos segredos para não diminuir a elegância é usar o casaco e a calça da mesma cor.

Coquetel

Este é um dos dress codes mais versáteis e fáceis de obter, pois transita entre o formal e o casual. Da mesma forma, é muito utilizado em batizados, formaturas, inaugurações e até casamentos.

Aqui vai continuar a estar presente o uso de ternos para os homens, mas são permitidos gravatas estampadas ou coloridas, mocassins, sapatos com cadarço e até suspensórios.

Formal de negócios

Esse código geralmente é estabelecido por algumas empresas para seus funcionários, seja para comparecer ao trabalho ou para ir a um evento de negócios. Além disso, é o menos formal de todos; no entanto, denota elegância e qualidade.

Refletir uma imagem profissional é a prioridade, por isso os homens usarão ternos em tons neutros e camisas bege, brancas e azuis combinadas com gravatas coloridas. Para as mulheres, saias retas na altura do joelho, blazers e camisas são permitidas.

Código de vestimenta formal para mulheres

Vestir-se adequadamente e de acordo com o código de vestimenta que o evento propõe é uma tarefa que exige investigar previamente quais são as indicações. A seguir mostraremos as mais importantes:

Roupa

Embora dependa do tipo de código, os vestidos mais usados são os longos, midi ou de duas peças. Se forem usadas camisas, elas não devem ser nem muito longas nem muito curtas, pois devem promover uma imagem profissional. Outra recomendação é optar por cores neutras e escuras à noite e deixar as mais claras ou estampadas para o dia.

Salto

Seja para uma noite de gala ou para seguir um dos códigos acima, os calçados padrão são os de salto, fechados ou sandálias. Nesse sentido, também prevalece o uso das cores preta, cinza e azul.

Acessórios

A bolsa clutch é uma pequena peça que pode ser transportada à mão ou com uma alça fina para eventos formais. E se o código for business professional, o mais recomendado é usar bolsas lisas em tons de preto e marrom, que não sejam excessivamente grandes.

Largura da roupa

Embora vestidos que destaquem a silhueta sejam adequados para alguns eventos, é importante optar por um meio termo, já que em algumas ocasiões roupas muito apertadas podem ser sinônimo de falta de elegância. Por outro lado, quando calças ou camisas são muito largas, elas transmitem falta de seriedade.

Vestido formal para mulheres.
Os vestidos formais para mulheres terão a cor de acordo com a hora do dia em que o evento acontece.

Código de vestimenta formal para homens

Embora o vestuário masculino pareça ser menos complexo que o feminino, a verdade é que existem aspectos que devem ser levados em consideração na hora de decidir sobre um look ou outro. A seguir mostramos algumas dicas:

Terno completo

Esta é a roupa por excelência de qualquer código de vestimenta formal, apenas para cada ocasião as cores e os acessórios mudam. Ela inclui casaco e calças, mas pode ser convertido em um terno através do uso de um colete.

O fraque e a gravata são essenciais para usar à noite. Além disso, outras opções mais informais são uma camisa branca, calça preta ou azul e um casaco em cores neutras.

Gravata comum ou borboleta

Os eventos mais sofisticados exigem um smoking, por isso é mais adequado usar uma gravata borboleta preta. Para projetar formalidade em outros eventos é necessário usar gravata, embora dependendo do código de vestimenta se ela deve ser lisa ou pode ter algum padrão ou cor.

Sapatos

Os sapatos são o fechamento de cada look, o que os torna peças extremamente importantes na hora de criar um visual formal. Em um código black ou white tie, devem ser escolhidos os pretos e completamente lisos. Por exemplo, para complementar um smoking, procure sapatos Oxford de couro envernizado.

Estude o código de vestimenta formal para o seu próximo evento

A roupa formal não é específica apenas para determinados eventos. Algumas profissões ou cargos públicos exigem looks elegantes em que prevalecem as regras de vestimenta anteriores.

Portanto, se você deseja estar de acordo com o código exigido em um convite, é necessário seguir os parâmetros pré-estabelecidos e não pular nenhuma regra. A menos que a ocasião permita.

Pode interessar a você...
Os perigos de usar roupas muito apertadas
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Os perigos de usar roupas muito apertadas

Você sabia que as roupas muito apertadas podem desencadear diferentes problemas de saúde, como a retenção de líquidos, a má digestão e até dores mu...



  • Rebecca Black. How to Dress for all Occasions: the basics, attire must-haves, dress code definitions & FAQs [Internet]. Independent Publishing ; 2014 [consultado mayo 2021]. Disponible en: https://books.google.com.co/books?id=8_fdrQEACAAJ&dq=dress+code+formal&hl=es&sa=X&redir_esc=y
  • Mari Grinde Arntzen. Dress Code: The Naked Truth About Fashion [Internet]. Londres:Reaktion Book Ltd; 2013 [consultado mayo 2021]. Disponible en: https://books.google.com.co/books?id=AGe4BgAAQBAJ&pg=PT12&dq=dress+code&hl=es&sa=X&ved=2ahUKEwic893ag_rwAhV6F1kFHTwrAaoQ6AEwBHoECAsQAg#v=onepage&q=dress%20code&f=false