Sinais de que você está usando muito sabão nas roupas

Suas roupas ficam opacas ou manchadas? Você pode estar usando muito sabão.
Sinais de que você está usando muito sabão nas roupas

Última atualização: 05 abril, 2022

Os aparelhos podem ser arruinados se não os usarmos adequadamente. Colocar muito sabão em pó, por exemplo, é uma maneira de quebrar sua máquina de lavar. Pode levar tempo para ver o dano, mas a deterioração do aparelho é algo que acontecerá.

Os efeitos negativos do uso excessivo de sabão não só afetam a máquina de lavar, mas também as fibras das roupas. E esses sinais de deterioração nas roupas são os primeiros a serem percebidos. Vamos ver quais são esses sinais que dizem que estamos usando muito sabão.

4 sinais de que você está usando muito sabão em suas roupas

A carga da sua lavadora pode estar recebendo mais sabão do que precisa e isso é um erro comum. Mesmo donas de casa experientes têm incorrido nisso. Vamos ver quais são seus efeitos e como podemos corrigi-lo.

1. A máquina de lavar tem um cheiro ruim

Tudo em excesso é ruim; incluindo o sabão. Quando usamos mais sabão do que o recomendado pelo fabricante, ele tende a se acumular nas áreas imperceptíveis das máquinas de lavar.

Em pouco tempo, esse acúmulo de sabão serve como incubadora de mofo e bactérias, que acabam desenvolvendo um mau cheiro no aparelho.

Uma máquina de lavar com mau cheiro é um indicador de que você está usando mais sabão do que o necessário, portanto, esse problema deve ser analisado. Por outro lado, considere fazer uma limpeza de rotina na sua máquina de lavar e, se o odor persistir, considere contratar um profissional.

Molde na máquina de lavar.
O mofo aproveita o excesso de umidade da máquina de lavar para assentar. Então é difícil removê-lo.

2. As roupas estão manchadas ou sem brilho

As roupas coloridas, principalmente as pretas, acabam saindo da lavadora pior do que entraram quando usamos mais sabão do que deveríamos. As roupas saem com manchas brancas, opacas e turvas.

Isso não é resolvido executando outro ciclo de lavagem. As roupas devem ser esculpidas à mão. Tudo o que está descrito é indicativo de que a quantidade de sabão utilizada durante o ciclo é superior à recomendada.

3. As roupas saem duras ou pegajosas da lavadora

Você pode achar suas roupas um pouco duras, pegajosas e até sentir um pouco de sabão. Esta situação é uma indicação clara de que muito produto está sendo usado.

Assim, a roupa colorida perde o brilho e a roupa branca pode ter ficado acinzentada.

4. A quantidade de espuma durante o ciclo de lavagem é excessiva

A espuma sai das bordas da máquina de lavar? Ou no final do ciclo de lavagem você percebe que a roupa ainda tem espuma? Se isso acontecer com você, é óbvio que você deve usar menos sabão.

Por outro lado, deve-se levar em consideração que existem outras falhas do equipamento que podem estar causando o excesso de espuma. Se for este o caso, recomenda-se que o aparelho seja verificado por um profissional.

Você está se perguntando quando você deve usar mais sabão?

Em ocasiões, por exemplo, com uniformes esportivos sujos, roupas de mecânicos ou roupas enlameadas, um pouco mais de sabão (apenas um pouco) será muito útil. Você pode executar o ciclo de pré-lavagem da máquina e verificar os símbolos para ter certeza de que você está fazendo tudo certo.

Dois fatores que você deve considerar para usar mais sabão são o tamanho do tambor e a dureza da água. Este último afeta a eficácia do produto na limpeza de roupas.

Se você mora em uma área com água dura, você também deve usar um pouco mais de sabão.

1. Em máquinas de lavar de alta eficiência

Essas máquinas usam menos água do que as lavadoras tradicionais. Portanto, você deve usar um sabão projetado para este tipo de aparelho.

A apresentação deste tipo de sabão proporciona um equilíbrio ideal. No entanto, roupas coloridas com manchas devem ser tratadas antes da lavagem na máquina.

2. Em máquinas de lavar de carregamento superior

Estas máquinas de lavar têm uma lâmina central que agita o sabão e a roupa. Para isso, você precisa de uma quantidade generosa de água.

Só assim conseguirá combater as manchas e possíveis odores, pois agitam as peças de forma mais agressiva. Recomenda-se a utilização de um sabão normal.

Nesse tipo de máquina de lavar, usar um pouco mais de produto não causará tantos danos. Isso se deve à quantidade de água necessária para operar.

Máquina de lavar de carregamento superior.

Quanto sabão você deve usar por carga?

Decifrar isso é uma tarefa um tanto complexa, mas não impossível.

Assim, fique atento a esta recomendação:

  • Sabonete em pó: 1/4 xícara para máquinas de lavar tradicionais, mas se a roupa estiver muito suja pode usar 1/2 xícara.
  • Sabonete líquido: 2 colheres de sopa para lavadoras convencionais. Mas se sua água for macia, você pode diminuir a quantidade para 1 1/2 colheres de sopa para lavadoras convencionais.

O que acontece quando usamos muito sabão?

Se a sua máquina de lavar for uma lavadora de alta eficiência, ela terá um ciclo de lavagem mais longo, mas exigirá menos produto. Portanto, o uso excessivo de sabão terá consequências a longo prazo. Como por exemplo:

  • Roupas danificadas e sujas, o que diminui sua vida útil.
  • Máquina de lavar com defeito que precisa ser substituída antes do esperado.
  • Aumento dos custos de energia, água e sabão.
  • Problemas com drenagem ou encanamento.

Um pouco de sabão, ainda menos do que o fabricante recomenda, fará muito bem quando se trata de roupas moderadamente sujas. Mas se por algum motivo suas roupas ficaram com excesso de sabão, mergulhe-as em um balde grande com um pouco de vinagre.

Pode interessar a você...
Como remover manchas de roupas tingidas por outras peças na máquina de lavar?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Como remover manchas de roupas tingidas por outras peças na máquina de lavar?

Descubra como remover manchas de roupas tingidas por outras peças na máquina de lavar.