8 dicas de roupas para pessoas com hiperidrose

A transpiração excessiva pode afetar a qualidade de vida de quem a sofre. No entanto, é possível evitar marcas de suor irritantes nas roupas. Descubra!
8 dicas de roupas para pessoas com hiperidrose

Última atualização: 10 Janeiro, 2022

A hiperidrose é uma condição que faz com que o corpo secrete mais suor sem ter feito exercícios físicos. Ocorre de forma imprevisível e é perceptível nas mãos, axilas e pés, especialmente. Por isso, as roupas para pessoas com hiperidrose devem se adaptar a ela.

De acordo com um estudo, a condição afeta quase 3% da população. Além disso, esse tipo de sudorese tende a se tornar um problema psicológico que afeta a qualidade de vida das pessoas.

Diante do exposto, é necessário entender que podemos minimizar seus efeitos se forem utilizados vestuários e tecidos adequados. A aparência física não será comprometida e uma vida mais confortável pode ser vivida.

Dicas para se vestir

Roupas para pessoas com hiperidrose são uma ferramenta para lidar com a transpiração excessiva. Aqui estão algumas dicas para colocar em prática.

1. Pense nos tamanhos

Roupas justas podem criar mais atrito. Além disso, no verão é recomendável evitar esse tipo de vestimenta, pois não deixa circular o ar.

Em contraste, as roupas para pacientes com hiperidrose devem ser lves e amplas. Aqui, o frescor é a chave para evitar o excesso de calor.

Pessoa com hiperidrose na axila.
As manchas de suor podem ser disfarçadas com roupas amplas que não sejam coladas ao corpo.

2. Escolha certas cores

Preto, cinza escuro, azul profundo ou com padrões (xadrez, floral, camuflagem) podem ajudar a disfarçar as manchas de suor. Pelo contrário, tons muito marcantes ou pastéis são mais óbvios e não são recomendados.

Um aspecto fundamental é que as roupas brancas retêm menos calor. Portanto, se você estiver ao ar livre, provavelmente dará um toque de frescor.

3. Opte por tecidos respiráveis

Os tecidos mais respiráveis e que melhor absorvem o suor são os naturais. Linho, algodão ou seda são recomendados. Porém, para o inverno, a melhor alternativa é a lã natural.

E para quem pratica esportes, os tecidos esportivos são pensados para combater a umidade do corpo. Por isso são considerados aliados para lidar com a transpiração excessiva.

4. Vista certas calças

Embora tudo dependa do estilo de vestir, manter a transpiração sob controle e disfarçada é a função dos jeans ou de roupas feitas com denim. Esses tecidos são feitos de algodão, geralmente. Para os homens, calças menos ajustadas ao corpo podem funcionar muito bem.

5. Selecione a roupa íntima certa

Essas roupas desempenham um papel importante contra o suor. Nesse caso, os homens podem usar cuecas boxer de algodão, que permitem uma melhor ventilação.

6. Mudar de roupa

O suor se torna uma reação inevitável. Portanto, se você sabe que vai passar por uma situação especial ou de alto estresse, ou que estará com a mesma roupa o dia todo, é melhor trazer uma muda de roupa e até mesmo uma toalha.

7. Vestir-se em camadas

Este é um truque infalível. Embora no inverno seja costume vestir-se assim, a verdade é que pode ter um efeito favorável sobre quem sofre de transpiração excessiva.

Você pode começar com uma camada fina e depois cobri-la com uma roupa ampla. Por exemplo, os homens podem adicionar uma camiseta por baixo da camisa. E, se necessário,  pode-se colocar um casaco ou suéter.

8. Os sapatos certos

Os tênis sintéticos, e os sapatos de couro acompanhados de meias finas, afetam a secreção de suor. Portanto, a melhor opção em termos de transpiração são os calçados esportivos.

Algumas considerações extras

Embora a escolha correta de tecidos e calçados ajude muito a evitar que o suor penetre, há outros aspectos a serem considerados. Vamos examinar mais de perto duas considerações.

Lavar a roupa

Além de manchas, o suor pode causar desgaste no tecido e na cor da vestimenta. Isso afeta sua durabilidade. Lavar roupas com frequência é um processo eficaz que evita odores ruins, bem como danos às roupas.

Aplicar desodorante antitranspirante

Embora o desodorante seja usado para prevenir odores, os antitranspirantes têm como alvo as glândulas sudoríparas. Nesse sentido, recomenda-se que, ao ser aplicado, deixar secar ele. Dessa forma, o produto atuará corretamente.

Antitranspirante para pessoas com hiperidrose.
Além de roupas para pessoas com hiperidrose, devemos priorizar o uso de desodorantes que tenham função antitranspirante.

Você pode ter qualidade de vida melhorando suas roupas

A hiperidrose pode ser irritante ou desconfortável para quem a sofre, mas o autocuidado é muito importante para as pessoas com transpiração excessiva. As roupas que permitem um melhor fluxo de ar, sapatos confortáveis e tecidos esportivos podem ajudar a lidar com essa condição.

Pode interessar a você...
Manchas de suor: elimine-as com 5 truques!
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Manchas de suor: elimine-as com 5 truques!

A necessidade de eliminar manchas de suor na roupa é uma questão de estética e higiene. Experimente as seguintes fórmulas para removê-las.