7 dicas para cuidar das suas camisas

Vamos te contar quais são os passos que você deve seguir para manter as suas camisas impecáveis sem gastar uma fortuna em produtos de limpeza e sem investir tanto tempo no seu cuidado.
7 dicas para cuidar das suas camisas

Última atualização: 18 Junho, 2021

A camisa, em qualquer uma das suas versões, é a peça de roupa masculina que nunca sai de moda. A cada estação, as passarelas podem apresentar diferentes estilos, mas a essência dessa peça bem assentada e conservada é atemporal. Como sabemos que você quer que elas permaneçam tão bonitas como no primeiro dia, vamos compartilhar algumas dicas para cuidar das suas camisas e mantê-las impecáveis.

A camisa é um símbolo de boa aparência, estilo e elegância. Independentemente da ocasião, sempre é um bom momento para usar uma delas. Seja para ir ao trabalho, para confraternizações ou eventos black-tie, esta peça pode ser combinada com um jeans ou uma calça social e você ficará fascinado com a imagem que verá refletida no espelho.

A seguir, veremos como você pode cuidar das camisas para que elas durem muito mais e permaneçam nas melhores condições.

Dicas para cuidar e prolongar a vida útil das suas camisas

Se você é uma daquelas pessoas se apegam a uma mesma peça e a usam com frequência, é provável que algumas das suas camisas mostrem sinais de uso excessivo. Com o tempo, os punhos e o pescoço se desgastam e perdem a cor.

Não importa se as suas camisas foram feitas para durar uma ou várias temporadas, o que importa é como você cuida delas.

1. Lavá-las com cuidado

Em primeiro lugar, você deve ler a etiqueta da camisa, pois nela estarão as instruções de lavagem. O ideal é respeitá-las e, caso seja indicado que a peça não deve ser lavada na máquina de lavar, evite lavá-la dessa forma.

Lembre-se de que, na primeira lavagem, a camisa pode encolher um pouco. Por isso, é importante ter essa informação em mente na hora de escolher o tamanho.

Por outro lado, tente não lavá-la a seco, a menos que isso seja especificado na etiquetaIsso ocorre porque haverá o acúmulo de produtos químicos que posteriormente deverão ser retirados por um profissional em uma lavanderia especializada.

Recomendamos também aplicar sabão a mais nos punhos, nas axilas e na gola, pois estas são as partes mais desgastadas. Por fim, retire as paletas, desabotoe a camisa e coloque-a na máquina do lado avesso.

Lavar roupa na máquina
Nem todas as camisas podem ser lavadas na máquina de lavar. Portanto, é preciso primeiramente verificar as etiquetas.

2. Tirar as manchas, se necessário

Sugerimos a utilização de produtos especiais para camisas, pois os tira-manchas tradicionais podem deteriorar o tecido. Existem fórmulas com pó de talco e água com gás que são ideais.

3. Secar bem

Evite usar a secadora. É melhor pendurá-las em um cabide com as camisas ainda úmidas, em um local com boa ventilação.

4. Passar as camisas

Para usar uma camisa como deve ser, ela deve obrigatoriamente ser passadaOs amassados deixam uma aparência pouco asseada e desleixada.

Primeiramente, você deve passar a camisa pelo lado do avesso e depois pelo direito, com um ferro que vá de uma temperatura mais baixa para uma mais alta. Escolha um modelo a vapor para evitar que o calor seco danifique o tecido.

Então, recomendamos seguir esta ordem: gola, punhos, frente, costas e, por fim, as mangas.

5. Guardá-las corretamente

O ideal é pendurá-las em um cabide para que não se amassem tanto e para que a umidade não se acumule nas dobras. Isso pode causar mofo.

Caso tenha que dobrá-las, tome cuidado com a gola. As golas muito rígidas podem ficar deformadas se você as dobrar incorretamente e, assim, vão se desmanchar quando forem usadas sem gravata.

6. Preste atenção ao cabide

As camisas não compartilham cabides, sendo necessário um cabide para cada peça. Os melhores são os de madeira envernizada, para que não tenham lascas desse material que possam danificar as roupas.

Os de plástico ou de arame vão deformar os ombros da camisa. Portanto, o ideal é investir em cabides bons feitos com materiais adequados.

7. Verificar as camisas brancas

Por mais que seja uma das suas peças favoritas e um curinga, a camisa branca tem um prazo de validade que não deve ser ignorado. Não use água sanitária para remover as manchas amareladas antigas e procure uma peça de substituição o mais rápido possível.

Dicas para cuidar das suas camisas
As camisas brancas têm um ponto sem volta. Não importa quantas técnicas sejam aplicadas, chega um momento em que elas devem ser descartadas.

Dicas adicionais para cuidar das suas camisas

Por fim, vamos dar algumas dicas extras para maximizar a vida útil das suas camisas:

  • Alterná-las e não usar sempre a mesma: você pode fazer um estoque de várias cores, como, por exemplo, duas brancas, duas azuis e uma rosa.
  • Não usá-las mais de uma vez por semana: para que o tecido recupere a sua textura original e não se desgaste tanto com lavagens demais.
  • Opte por camisas personalizadas e sob medida: em geral, elas vêm com um conjunto extra de punhos e gola que você pode trocar quando achar necessário. Embora sejam mais caras, você acabará economizando dinheiro a longo prazo.

Esperamos que você siga essas dicas e prolongue muito mais a vida útil das suas camisas. Conforme dissemos no início, esta é uma peça de roupa versátil que proporciona elegância em todos os momentos.

Pode interessar a você...
Conselhos para não acumular roupas no armário
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Conselhos para não acumular roupas no armário

Acumular roupas não apenas diminui o espaço disponível no armário, mas também reduz os nossos níveis de energia. Saiba como evitar esta situação.



  • Catherman, J. (2017). Guía práctica para la masculinidad: Cómo asar un filete a la perfección, cambiar un neumático, impresionar a una chica y 97 habilidades más que necesitas para sobrevivir. Baker Books.
  • Flores López, R. S. (2017). Creación de la nueva línea de camisas para hombre en tela jean ecológica de la empresa American Jeans, de la ciudad de Ambato(Bachelor’s thesis, Universidad Técnica de Ambato. Facultad de Ciencias Administrativas. Carrera de Marketing y Gestión de Negocios.).
  • RONDÓN ORREGO, M. A. R. L. O. N., SALAZAR FRANCO, Y. A., & ISAZA OSORIO, J. E. (2014). Camisas ecológicas.
  • Altamirano Tene, M. P., & Pauta Coello, D. C. (2017). Experimentación y sistematización de procedimientos para eliminar diversas manchas de acuerdo al tipo de base textil(Bachelor’s thesis, Universidad del Azuay).
  • Mas Muñoz, M. C. (2016). Procesos de lavado, planchado y arreglo de ropa en alojamientos. Ediciones Paraninfo, SA.
  • de Sousa Congosto, F. (2007). Introducción a la historia de la indumentaria en España(Vol. 231). Ediciones AKAL.