Os 7 melhores destinos para comemorar a formatura

Nada é mais divertido que comemorar a formatura com uma viagem. Existem milhares de cidades para escolher. Descubra várias opções que você vai adorar.
Os 7 melhores destinos para comemorar a formatura

Última atualização: 27 maio, 2022

Alcançar uma meta acadêmica está entre os momentos mais inesquecíveis da vida de uma pessoa. Obviamente, uma ocasião tão especial não pode passar em branco. Muitos duvidam entre escolher uma festa ou uma viagem para comemorar a formatura.

A decisão depende do gosto de cada um. Ambas opções têm seus prós e contras. Uma festa costuma ser muito divertida, mas dura poucas horas. Por outro lado, um passeio turístico é mais longo e permitirá conhecer lugares incríveis.

Vantagens de escolher uma viagem para comemorar a formatura

A lista de benefícios de uma viagem é enorme. Aqui apresentamos algumas delas, que são as seguintes:

  • É uma forma especial de encerrar uma etapa.
  • Você compartilha esse momento de forma profunda com a família ou amigos.
  • Você libera emoções negativas como exaustão ou preocupações.
  • É uma forma de recarregar as energias para o que está por vir.
  • É uma grande oportunidade de descobrir coisas e lugares novos.
  • O contato com diferentes culturas enriquece em todos os sentidos.
  • Você pode conhecer pessoas que podem se tornar grandes amizades e oportunidades de emprego.

Destinos para comemorar a formatura

O mundo está cheio de lugares mágicos, peculiares, coloniais e modernos. São milhares de cidades ou vilas que valem a pena visitar pelas suas paisagens ou arquitetura, mas também pela simpatia dos seus habitantes. A seguir apresentamos algumas opções.

1. Venezuela

A Venezuela é um país privilegiado por sua variedade de regiões. Se você ama o mar, a Ilha Margarita é um destino por excelência.

Seus castelos, templos e águas cristalinas deixam os visitantes deslumbrados. É o lugar perfeito para a prática de esportes aquáticos como kitesurf e windsurf. Nesta linha de pensamento, outros lugares apaixonantes são as praias de El Agua, Zaragoza e a Isla de Coche.

Por outro lado, se você procura uma aventura, o Parque Nacional Canaima te deixará sem palavras. Entre seus tepuis está o Salto Ángel, a cachoeira mais alta do mundo que tem 979 metros.

Em Mérida, um dos estados andinos, existem parques históricos, temáticos e coloniais que valem a pena visitar, como os seguintes:

  • Los Aleros: inspirado na década de 1930, com guias turísticos adolescentes.
  • La Venezuela de Antier: um dos mais extensos. Reviva a época da ditadura dos anos 1920 e da conquista, com a comida típica de todos os estados venezuelanos.
  • Sueños del Abuelo: possui casas em miniatura, templos, lojas, móveis e tudo dentro. É um lugar mágico!
Salto Ángel na Venezuela, uma ótima opção de viagem de formatura.
O Salto Ángel na Venezuela é a cachoeira mais alta do mundo, com quase um quilômetro de extensão.

2. Colômbia

Na América Latina você tem uma parada segura neste país reconhecido por produzir o melhor café do mundo. Nesse sentido, o Eixo Cafeeiro é uma rota econômica, na qual se destaca o Parque Nacional do Café.

Da mesma forma, San Andrés está entre os destinos preferidos dos jovens, que costumam se reunir com os amigos para fazer uma excursão nesta ilha paradisíaca, onde podem desfrutar de um mar extraordinário com sete cores. Existem hotéis, um aquário e inúmeras atividades criadas para recém-formados.

Por outro lado a cidade de Cartagena, uma das mais antigas da Colômbia, se destaca por sua história. Não há dúvida de que os visitantes ficam encantados com o centro turístico do litoral, com áreas modernas e as típicas zonas coloniais. A cidade murada possui pátios floridos, varandas e telhados rústicos.

3. México

Referir-se ao país asteca é falar de Cancun, uma cidade com belas praias de ondas baixas, centros turísticos, uma vida noturna intensa e divertida. As passagens e pacotes turísticos tendem a ser muito acessíveis, devido à sua popularidade.

Tulum é outro ótimo destino para turistas estrangeiros, com praias de um bonito azul-turquesa e um ambiente boêmio. Isso sem falar em Cozumel, uma ilha da Riviera Maia que possui uma praia chamada El Cielo, cujas águas azuis permitem ver de perto as estrelas do mar.

A Cidade do México também precisa estar na sua lista. É interessante passear pela casa da inesquecível Frida Kahlo, escalar as pirâmides de Teotihuacán, subir em balões de ar ou visitar áreas emblemáticas como Polanco e La Roma.

Os pueblos mágicos, de grande valor cultural e histórico, são uma ótima opção para comemorar a formatura. Embora mantenham uma infraestrutura rural, não deixam nada a desejar em relação às grandes cidades em termos de conforto.

4. República Dominicana

O ambiente tropical de Punta Cana fará com que você descarregue o estresse acadêmico e a pressão que todos vivemos nessa reta final. As excursões são maravilhosas, assim como a comida, as festas e os hotéis.

5. Peru

Impressionantes! Assim são as paisagens de Machu Picchu e as ruínas incas em Lima, capital do Peru. Lá você poderá degustar sobremesas como sorvetes, pratos tradicionais e até os mais requintados cardápios.

6. Estados Unidos

Os parques temáticos de Orlando são uma referência mundial. Geralmente eles são associados a crianças, mas a realidade é que são feitos para desfrutar com toda a família e amigos, independentemente da idade.

A diversão, interatividade e risos serão sentidos em qualquer um deles:

  • Magic Kingdom: vai te encher de nostalgia.
  • Epcot: você fará uma viagem pelo mundo.
  • Animal Kingdom: ideal para os apaixonados pela natureza.
  • Hollywood: lugar perfeito para os cinéfilos.
  • Walt Disney World: para reviver a infância.
  • Universal Studios: com divertidas montanhas-russas e jogos inspirados em diversos filmes.

Por sua vez, Nova York é uma metrópole cheia de modernidade e infinitos espaços a serem descobertos. A Estátua da Liberdade, o Central Park e a Times Square são exemplos recomendados. Outras paradas fixas são os estádios de beisebol e restaurantes.

Você também pode ir para Los Angeles (Califórnia), onde há de tudo um pouco. Para os mais praianos, Venice Beach e Santa Monica são ótimas opções. Os fãs de esportes ficarão maravilhados com o Angel Stadium ou o Dodgers Stadium, enquanto aqueles que apreciam uma viagem cultural vão adorar passeios pelo Museu de História Natural ou pelo Brea Tar Pits.

Cidade de Nova York.
A cidade de Nova York atrai milhões de turistas a cada ano, sendo um exemplo clássico de cidade que nunca dorme.

7. Indonésia

Uma aventura em Bali é cheia de luxo, mas a boa notícia é que os preços não são tão altos. Existem resorts baratos com aulas de ioga e uma gastronomia maravilhosa. Este é um lugar exótico com campos de arroz, vegetação impressionante, florestas repletas de macacos e selvas.

Ideias para escolher um bom destino para comemorar a formatura

Existem milhares de lugares onde você pode ir. Siga estas dicas para tornar a decisão mais fácil:

  • Analise o que você deseja e para qual destino gostaria de viajar.
  • Considere as vantagens e desvantagens desse lugar.
  • Seja realista com o orçamento que você tem disponível. Se está com pouco dinheiro para viajar, não se arrisque a ir para cidades muito caras.
  • Caso haja alguém que sofra de alguma doença, descarte locais isolados que não tenham assistência médica nas proximidades.

Dicas importantes para organizar a viagem

Depois de escolher um destino para comemorar a formatura, é importante considerar as seguintes sugestões:

Escolha um líder

Ao viajar em grupo, escolher um líder poupará muitas dores de cabeça. Esta pessoa será responsável pelos demais, e ficará encarregada de buscar informações, comprar passagens, fazer reservas e cuidar de todos os detalhes.

Planeje e organize!

Na maioria das vezes os improvisos terminam mal. Portanto, é fundamental que você procure com antecedência todas as opções de destinos, hospedagem e transporte. Pense sempre com alguns passos de antecedência. Faça reservas para as atividades que deseja realizar e restaurantes que quer conhecer. Organize tudo um ou dois meses antes da viagem.

Defina a data

Desde o primeiro momento você deve definir a data de início e término da viagem para comemorar a formatura. Com base nisso os detalhes serão planejados. Considere que em temporadas baixas o gasto tende a ser menor, e você terá mais privacidade.

Leve dinheiro extra

A vida é imprevisível, por isso, não estamos livres de acidentes. Leve dinheiro adicional suficiente para cobrir qualquer imprevisto ou, melhor ainda, faça um seguro de viagem.

Aproveite a experiência de comemorar a formatura!

Viva a aventura dos seus sonhos, expresse as suas emoções e aproveite esta oportunidade para comemorar essa vitória. Recarregue-se de tudo de bom para estar energizado para o novo caminho que está à sua frente. E nada melhor do que fazer isso na companhia de quem fez parte desses anos de formação, seja sua família ou colegas de classe.

Aliás, não deixe de considerar fazer ecoturismo. Acampar na natureza não faria mal. Pense também em um cruzeiro no Mar do Caribe. Pronto para uma aventura inesquecível? Aproveite!

Pode interessar a você...
8 dicas importantes para alugar um carro em uma viagem
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
8 dicas importantes para alugar um carro em uma viagem

Alugar um carro em uma viagem pode ser uma escolha muito mais confortável. Siga estas dicas valiosas para não passar por apertos!



  • Propin E, Sánchez A. Tipología de los destinos turísticos preferenciales en México. España: Universidad de Murcia; 2007.
  • Voronkova L. Tendencias del turismo en América Latina. Rusia: Universidad Estatal Lomonósov; 2019.
  • Nowicka P. Vacaciones en el paraíso. 1. ° ed. España: Intermón Oxfam; 2008.