5 tipos de malas de viagem e dicas para escolher a sua

A escolha da mala para a sua viagem não é uma questão sem importância. Conheça alguns tipos de malas e dicas para te ajudar a decidir.
5 tipos de malas de viagem e dicas para escolher a sua

Última atualização: 27 maio, 2022

Você está prestes a viajar e não consegue decidir que tipo de mala usar? É muito fácil se perder neste universo, pois existe uma grande variedade de opções. Por essa razão, muitas vezes não sabemos qual escolher. Existem diferentes tipos de malas de viagem, e cada uma desempenha funções específicas.

Muitas vezes acontece que uma determinada mala nos ajuda em um tipo específico de viagem, mas não é muito útil em outras situações. Vamos analisar alguns modelos e mostrar o que você deve considerar ao escolher a sua.

Tipos de malas de viagem

A primeira coisa a considerar na hora de escolher uma mala é que sempre vai faltar alguma coisa. Portanto, é importante pesar as qualidades que realmente precisamos que ela tenha.

Por exemplo, podemos considerar uma que seja impermeável, rígida, com rodas, antirroubo, colorida, leve e fácil de transportar. Existem muitos requisitos para uma mesma mala, portanto a escolha final dependerá do elemento que mais precisamos.

1. Mala grande

Entre os diversos tipos de malas de viagem, as grandes são indicadas para estadias superiores a 6 noites, ou para para famílias. Elas são retangulares e possuem rodinhas. Essa mala é despachada nas viagens de avião, sendo transportada no depósito. As medidas dela variam entre 70 e 79 centímetros.

Em relação à aparência, o ideal é que ela seja mais sóbria, para não chamar a atenção. Certifique-se de que poderá identificá-la rapidamente através de uma fita ou adesivo. Por fim, esteja atento ao peso para não ultrapassar o máximo permitido, evitando o pagamento de uma taxa extra por excesso de bagagem.

Mala grande para viagens longas.
As viagens de uma semana ou mais requerem o uso de uma mala grande para que caiba tudo.

2. Mala para avião

Essa mala é a que você pode levar na cabine do avião. Embora cada companhia aérea tenha seus próprios regulamentos em relação ao tamanho, forma e peso, as opções encontradas no mercado são bastante padronizadas.

As dimensões são projetadas para caber nos compartimentos que ficam acima dos assentos. De forma geral, estamos falando de malas de 56 x 36 x 23 cm.

Essa é uma mala curinga que você usará bastante, por isso sugerimos que seja escolhida uma opção que tenha rodinhas, alça retrátil e uma boa qualidade. Nela você levará os seus objetos pessoais mais valiosos e ela te acompanhará na maior parte do tempo.

3. Mala cilíndrica

Esta é uma mala multiuso, pois você pode levá-la na mala principal e usar como uma sacola de compras ou de excursão quando estiver no destino. O que você deve levar em consideração é o material de fabricação e as costuras. Muitas vezes somos tentados a enchê-la demais, e a mala pode estragar.

4. Mala executiva

A mala executiva é ideal para quem viaja no máximo por 2 noites e precisa levar pouca coisa. Geralmente ela tem rodinhas e dois compartimentos.

Um deles é usado para guardar as roupas e um par de sapatos, enquanto o outro para levar um notebook e o carregador, além de alguns papéis extras. Se você costuma viajar a trabalho, essa é uma alternativa interessante e prática.

5. Mala sem zíper

Por não possuir zíper, esse tipo de mala é considerada uma das mais seguras, pois é muito difícil abri-la sem o código de segurança. Caso você tiver que fazer várias escalas durante a viagem, essa pode ser uma excelente alternativa. Elas são rígidas, possuem rodinhas e são vendidas em diversos tamanhos.

3 dicas para escolher a sua mala de viagem

Existem muitos fatores que devemos levar em consideração ao escolher a mala mais adequada para as nossas necessidades. Por exemplo, devemos considerar o tempo de estadia. Além disso, o meio de transporte também deve influenciar na escolha, uma vez que os aviões, trens, ônibus e carros oferecem diferentes espaços e restrições.

1. Material

Rígida ou têxtil? Esta é a grande pergunta que você fará a si mesmo ao escolher entre os diferentes tipos de malas de viagem. A primeira coisa a ser observada são fatores como resistência, leveza e se a mala é à prova d’água.

Essas características são compartilhadas por ambos tipos de materiais. Apenas no caso das têxteis teremos que garantir a qualidade do tecido. As de poliéster são as mais usadas, junto às de náilon. Já as rígidas são feitas de policarbonato ou polipropileno.

Dependendo do tipo de viagem que você vai fazer, será melhor escolher um ou outro tipo. Por exemplo, se você for se deslocar muito durante a viagem, talvez as malas rígidas ofereçam mais segurança. As têxteis podem ser usadas em estadias mais tranquilas, em um mesmo destino.

2. Mobilidade

Com ou sem rodinhas? As malas com rodinhas são mais práticas e fáceis de transportar, independentemente do tamanho. Nesse sentido, os modelos que oferecem quatro rodas pivotantes são os preferidos, pois oferecem mobilidade em diferentes posições.

Antes de comprar esse tipo de mala, sugerimos que você garanta que as rodinhas de reposição sejam vendidas. Em relação ao cabo, o ideal é que ele seja telescópico.

Mala com rodinhas e cabo.
As malas giratórias são práticas e permitem um deslocamento mais confortável.

3. Tamanho

Você deve analisar o meio de transporte e restrições que ele oferece em termos de tamanho e peso. Além disso, é importante levar em consideração o número de dias e se você vai compartilhar a mala com outra pessoa.

Faça uma lista do que você quer levar na mala e dos itens que irão na sua bagagem de mão. Assim, ao fazer a mala você não descobrirá que tem excesso ou falta de espaço.

Tipos de malas de viagem: escolha com sabedoria

Recomendamos que você faça uma lista das vantagens e desvantagens de cada tipo de mala, adaptando-a às características da viagem que você vai fazer. Será uma viagem única ou você planeja viajar frequentemente a trabalho?

Os motivos, a duração da estadia, a acomodação e o transporte são fatores que você deve considerar na hora de escolher uma mala adequada. Por fim, não caia na tentação de escolher o design mais atraente, mas sim o mais prático e que melhor se adapta às suas necessidades.

As marcas tradicionais e mundialmente reconhecidas não ganharam fama à toa, mas sim porque a qualidade delas tem uma história que vale a pena considerar. No entanto, e sempre dependendo do tipo de viagem que será feita, escolher uma mala de segunda mão não é uma má ideia. A escolha é muito pessoal e está longe de ser igual para todos.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Montes Alvis, A. C. (2018). Análisis de las nuevas tecnologías y medidas en el sistema de gestión de equipajes(Bachelor’s thesis, Escuela de Ingenierías).
  • Alvarado Santis, E. A. (2020). Herramienta de analítica visual para el manejo de irregularidades de equipajes(Master’s thesis, Uniandes).
  • Vinaches Orozco, M. (2019). Diseño de maleta de viaje(Doctoral dissertation).
  • Villanueva, J. A. V. (2015). Diseño de un sistema para el sensado e identificado inalámbrico de las maletas para un aeropuerto(Doctoral dissertation, Universidad Tecnológica de Pereira. Facultad de Tecnologías. Tecnología en Mecatrónica).
  • Flores Comeca, A. L. (2018). Diseño e implementación de un módulo de peso y alarma para una maleta de viaje.
  • Soriano Borreda, I. (2019). Conceptualización y diseño de nuevos acabados gráficos aplicados sobre la maleta rígida de cabina modelo Galaxy de la marca MOVOM para la empresa JOUMMA(Doctoral dissertation, Universitat Politècnica de València).

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.