8 dicas importantes para alugar um carro em uma viagem

Conhecer um novo lugar a bordo de um veículo é uma opção confortável para qualquer viagem. Descubra tudo que você precisa levar em consideração antes de alugar um carro.
8 dicas importantes para alugar um carro em uma viagem

Última atualização: 23 Setembro, 2021

Durante as férias ou viagens a trabalho, é comum precisar da liberdade de movimento que um veículo oferece. Nem sempre é possível estar com seu próprio carro, por isso você deve considerar algumas dicas para alugar um em uma viagem.

Existem cada vez mais alternativas na escolha de uma opção adaptada às necessidades pessoais. Carros familiares, carros particulares, motorhomes e minivans são alguns modelos disponíveis. No entanto, existem detalhes a serem considerados.

Seguro, custos adicionais e combustível são condições que devem ser estudadas para evitar transtornos. Alugar um carro oferece conforto e muitas vantagens, mas também é uma grande responsabilidade. Quanto mais informações você tiver, mais tranquila e agradável será a viagem.

As vantagens de alugar um carro em uma viagem

Este serviço é escolhido pela comodidade de ter um veículo em outro local. A liberdade de movimento permite que você planeje seus trajetos da maneira que desejar, indo até destinos mais distantes.

Montar um itinerário sem estar sujeito aos possíveis inconvenientes do transporte público é uma das razões pelas quais muitos viajantes preferem alugar um carro.

Conhecer as estradas

Se é a primeira vez que você visita uma cidade ou país, é bem provável que os seus caminhos sejam um labirinto. Nesse sentido, o GPS integrado ao carro funciona como um mapa que ajuda a navegar com menos risco de se perder.

Além disso, muitos possuem sistema de pedágio automático, para passar pelas vias expressas e pagar tudo junto na devolução. No entanto, deve-se atentar para as condições de contratação e os possíveis custos adicionais desses serviços.

Viajar de carro
A viagem de carro tem algumas facilidades. Acima de tudo, é possível visitar alguns locais que, de outra forma, são difíceis de acessar.

Sem preocupações de manutenção

É claro que o aluguel de um carro inclui a responsabilidade de cuidar dele como se fosse seu. No entanto, a diferença é que o desgaste normal que ocorre nos veículos não é uma preocupação. A utilização dos pneus, a troca de óleos e fluidos ou quaisquer custos de manutenção são da responsabilidade das empresas.

Múltiplas viagens

Muitos viajantes montam roteiros que incluem diferentes cidades e países. Isso pode ser uma desvantagem ao alugar um carro em uma viagem.

Porém, pagando uma sobretaxa, que pode ser mínima, é possível devolvê-lo em outro local. Além disso, algumas empresas permitem que você leve o veículo em uma balsa.

Mais de um motorista

A maioria das locadoras permite que você registre mais de um motorista por veículo, caso o grupo de viajantes precise. Esta condição pode ter um custo adicional ou ser gratuita. No entanto, como uma das dicas incontornáveis para alugar um carro, é muito importante deixar tudo isso definido no momento de retirar o veículo

As desvantagens de alugar um carro em uma viagem

Além das vantagens, existem alguns contratempos se você decidir alugar um carro em uma viagem. Deve-se levar em conta que, sendo um veículo emprestado, é preciso cuidar dele. É melhor viajar com muito cuidado.

Certas formalidades e condições devem ser atendidas:

  • Períodos curtos: se o aluguem for por períodos curtos, o custo da diária muito provavelmente acabará sendo maior do que o aluguel semanal ou mensal. Além disso, acessórios como o GPS e a cadeirinha de bebê costumam ter um preço adicional.
  • Longos períodos: no caso de desejar ter um veículo durante viagens longas, pode ser necessário alugar mais de um. As empresas estabelecem um mês como limite de aluguel.
  • Quantidade de quilômetros: outra limitação é a quantidade de quilômetros que podem ser percorridos. Em caso de ultrapassagem, as multas são onerosas. É aconselhável escolher opções de aluguel que, embora sejam mais caras, oferecem quilômetros ilimitados.
  • Custos de combustível: algo que o usuário precisa enfrentar são os custos de combustível. Em alguns países, esta pode ser uma despesa elevada.

8 dicas para alugar um carro em uma viagem

Vejamos, então, quais são as principais dicas na hora de alugar um carro. Siga essas recomendações e aproveite a sua viagem.

1. Objetivo da viagem

A primeira coisa a se considerar é o motivo da viagem. Diferencie se é para negócios ou férias, já que o orçamento tende a variar.

Além disso, quanto mais conhecidos forem os itinerários, distâncias e locais a visitar, mais fácil será fazer a escolha do carro.

2. Tipos de veículos

Deve-se considerar qual modelo de carro é adequado para cada ocasião. O mais importante é garantir que todos os membros da família tenham um lugar e estejam confortáveis.

Além disso, avalie o terreno que você vai percorrer, caso precise de um motorhome ou veículo com tração nas quatro rodas. Não se esqueça do espaço que a bagagem ocupa.

3. Revise os requisitos

As empresas exigem algumas condições como garantia, como cartão de crédito para fazer o pagamento, embora existam aquelas que aceitam débito.

Além disso, você deve ter uma carteira de motorista internacional. Dependendo do destino, a sua carteira do seu país de origem pode até ser aceita. Caso contrário, basta obter uma licença especial.

4. Contratos

Para evitar surpresas ou mal-entendidos, uma das dicas na hora de alugar um carro é conferir as letras miúdas dos contratos de aluguel. Elas podem incluir seguro adicional, impostos ou taxas que é melhor entender com antecedência.

Também é imprescindível verificar o estado do veículo antes da remoção, principalmente a pintura e possíveis riscos ou quebras. Não custa nada tirar fotos dos ângulos importantes. Desta forma, evita-se que a empresa queira somar despesas por problemas anteriores.

5. Reserve com antecedência

Uma dica que poupa problemas é ter a confirmação da locação antes de chegar ao seu destino. A reserva do veículo e do modelo pretendido nos diversos sites da Internet permite-lhe pegá-lo logo no começo da viagem.

Durante as temporadas de férias, há muita procura e baixa disponibilidade. Além disso, os custos geralmente são mais elevados se forem processados no local.

6. Tanque de combustível

Em geral, o acordo é pegar o carro com o tanque cheio e devolvê-lo da mesma forma. Esta opção não é a única, embora seja a mais conveniente.

Caso contrário, você paga antecipadamente e acaba pagando mais do que o que foi utilizado. Saber bem o tipo de combustível que o veículo aceita (gasolina ou diesel) é fundamental para evitar surpresas ao ir a um posto de gasolina.

Colocar gasolina no carro alugado
O contrato usual de aluguel de veículos envolve o recebimento do carro com o tanque cheio e a devolução da mesma forma.

7. Conheça as regras de trânsito

Existem detalhes de comportamento em vias públicas que são específicos de cada cidade ou país. Conhecê-los ajuda a navegar melhor nos primeiros momentos a bordo de um veículo em um novo local.

O significado de sinais, indicações ou códigos implícitos são alguns exemplos que um turista pode aprender para ter uma melhor experiência.

8. Opções de seguro

Para alugar um carro, você pode escolher diferentes alternativas de seguro que proporcionam tranquilidade ao viajar por um lugar desconhecido:

  • Todos os riscos incluídos: talvez a opção mais cara, mas cobre todos os tipos de solavancos, acidentes ou quebras e sem custo de franquia. É a cobertura mais completa.
  • Alugue na hora: outra opção é reservar um carro sem seguro e escolhê-lo com base nas recomendações do vendedor.
  • Seguros externos: existem empresas intermediárias que oferecem seguros fora das locadoras. A vantagem dessa opção é cobrir o custo da franquia.
  • Sem seguro: a última alternativa é a mais barata. Na falta de contratação de seguro, o usuário deverá arcar com todas as despesas que impliquem sinistro, por meio do depósito ou da franquia que fica em garantia.

Ter tudo pronto com antecedência é uma das melhores dicas para alugar um carro em uma viagem

Hoje em dia, existem sites cada vez mais confiáveis onde você pode reservar veículos antes de viajar. Os sites costumam ter uma grande variedade de modelos disponíveis, bem como ferramentas para comparar preços e condições de aluguel.

É melhor fazer isso em casa, antes de sair. Assim, podemos chegar ao destino com um meio de deslocamento garantido.

Pode interessar a você...
As 10 cidades mais baratas do mundo para viajar
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
As 10 cidades mais baratas do mundo para viajar

Depois de longos e duros meses de trabalho ou estudos, o que você quer é descansar e viajar para algúm lugar relaxante e adquado ao seu bolso.