Sinais de que você precisa de férias

Além de querer descansar por prazer, existem certos sinais físicos que indicam que nosso corpo precisa relaxar e se distanciar das atividades laborais para voltar com mais força.
Sinais de que você precisa de férias

Escrito por Yamila Papa Pintor

Última atualização: 26 maio, 2022

Carregar o peso de um ano inteiro pode ser muito cansativo. Embora muitos tenham um período de descanso em julho, o corpo não pode descansar apenas 15 dias a cada 12 meses. No artigo a seguir, vamos dizer quais são os sinais que indicam que você precisa de férias.

Você precisa de férias?

Você precisa de férias?

É claro que, diante dessa pergunta, a maioria das pessoas responderia com um sonoro “SIM”. Porém, isso estaria mais relacionado a um desejo do que a uma necessidade fisiológica.

Sim, porque tirar férias é algo de que precisamos (mais do que pensamos).

Se pelo menos um dos seguintes sintomas parece familiar para você, então você realmente deveria fazer uma pausa:

1. Falta de emoção

Você está achando cada vez mais difícil se levantar de manhã? Não consegue encontrar algo que chame a sua atenção durante o dia?

Você se sente infeliz todos os dias, não importa o que faça?

Embora isso aconteça com pessoas que têm um emprego do qual não gostam, é um sinal vermelho para aqueles que têm a sorte de estar em um emprego pelo qual são apaixonados (ou pelo qual eram apaixonados).

Vários estudos falam da incidência do estresse no trabalho e de como isso afeta mais as mulheres.

2. Resfriados cada vez mais frequentes

O estresse reduz a capacidade do sistema imunológico de se defender contra ataques de vírus e bactérias.

Se você tem ficado muito doente ultimamente e está demorando muito para se recuperar, pode ser porque seu corpo não consegue lidar com os inimigos.

3. Falta de criatividade ou foco

Tudo depende do tipo de cargo ou atividade que você desempenha, mas, em geral, você tem dificuldade em se concentrar e ter ideias brilhantes.

Está provado que as pessoas não conseguem manter o foco por longos períodos contínuos. Se isso acontece conosco em um mesmo dia ou ao longo da semana ou mês… Imagine em um ano sem férias!

Uma pequena pausa irá ajudá-lo a retomar suas tarefas com uma maior produtividade.

4. Sensação de opressão

Todas as situações o dominam ou oprimem, você não consegue pensar com clareza e é muito difícil ver as coisas em perspectiva.

Nem sempre é possível ter o controle de uma situação, mas não é normal que você não consiga resolver nada e seja cada vez mais ineficiente.

Sem dúvida, este é um indicador de que você precisa tomar um ar e descansar fora da rotina.

Dessa forma, você poderá ter mais clareza no trabalho e tomar decisões melhores.

5. Depressão e ansiedade

Depressão

Ambos os problemas podem estar relacionados com a falta de férias.

O estresse prolongado nos leva a prestar mais atenção aos problemas e às coisas ruins no trabalho ou na vida cotidiana.

Além disso, é um dos gatilhos de quadros depressivos ou ansiosos.

6. Problemas de memória

Se o seu cérebro está sobrecarregado, não apenas diminui a sua capacidade de atenção, mas também dificulta a lembrança de coisas importantes.

Você se esqueceu de um aniversário? Você não foi ao médico porque não anotou na agenda?

É difícil para você reter informações? Você não se lembra do que alguém acabou de lhe dizer?

O estresse crônico diminui o tamanho de uma área do cérebro chamada hipocampo, que está relacionada à memória.

7. Irritabilidade

Tudo te incomoda? Você fica com raiva de qualquer coisa? Não consegue ter uma conversa tranquila com seu parceiro, sua família ou seus colegas de trabalho?

A irritação pode ser devido ao estresse, cansaço ou depressão, mas também é um sinal de que você se sente muito pressionado e precisa de umas boas férias.

8. Insônia

Fatores que influenciam a insônia

São 3 da manhã e seus olhos ainda estão bem abertos. Não há nada para ajudá-lo a dormir.

Você tentou muitas coisas e não consegue dormir mais de 2 horas seguidas. E quando o faz, os pesadelos fazem você acordar imediatamente.

Você acorda facilmente, se revira na cama e acorda antes que o relógio toque.

Você já tentou dormir muitas horas seguidas no fim de semana, mas parece que está sempre com sono. A insônia é um problema que você deve levar a sério.

Saia do seu cotidiano, medite, faça algum exercício que o ajude a liberar a tensão…

Tomar sol, respirar ar puro e olhar para o horizonte podem ser remédios infalíveis para o sono.

9. Comer demais

Você tem apetite o tempo todo, quer comer coisas muito calóricas, fritas ou açucaradas, assim que acaba o jantar abre a geladeira para ver o que tem…

Vários estudos revelaram que pessoas com estresse no trabalho ou pessoal têm uma maior probabilidade de ter um episódio de diabetes do que aquelas que se sentem calmas.

Não tirar férias pode aumentar a produção de hormônios que nos estimulam a comer, como a grelina.

O corpo “pede” alimentos não saudáveis e em maior quantidade. Além disso, requer energia rápida e aumenta a resistência à insulina.

10. Falta de interesse nos seus hobbies

Se até pouco tempo atrás você gostava de ir à academia, estudar inglês, ir a uma aula de pintura, aprender jardinagem ou qualquer outra atividade e agora está procurando qualquer desculpa para faltar ou deixar para o dia seguinte, pode ser porque você está muito cansado e seu cérebro precisa de uma pausa.

11. Problemas pessoais

Se você não vê seus amigos, pais ou tios há muito tempo, se as pessoas ao seu lado lhe dizem que notaram que você está muito mudado ou desgastado, se só pensa em dormir o fim de semana todo… Não há outra escolha a não ser tirar férias merecidas.

Portanto, preste atenção aos sinais que seu corpo lhe envia. Você precisa de férias?


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.