Como melhorar a rotina noturna para dormir melhor?

A qualidade do sono noturno tem um efeito claro nas nossas atividades diárias. Quais hábitos devemos adotar para dormir melhor?
Como melhorar a rotina noturna para dormir melhor?

Última atualização: 22 Maio, 2020

Manter uma boa rotina noturna é essencial para que possamos dormir melhor e manter uma boa saúde física e psicológica. Uma boa noite de sono traz muitos benefícios para o nosso corpo. Estabiliza a pressão sanguínea, aumenta o rendimento e a atividade intelectual, melhora a memória e a concentração e reduz a ansiedade e o estresse.

A qualidade de vida é muito maior quando temos boas noites de sono. No entanto, para muitas pessoas, pegar no sono é muito difícil. O corpo parece não estar cansado ou a mente trabalha a mil e fica pensando no trabalho ou em alguma outra preocupação.

A privação de sono pode se tornar crônica e afetar seriamente a vida de uma pessoa. Pode causar uma piora no rendimento, mau humor, irritabilidade e exaustão. No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para melhorar a sua rotina noturna e dormir melhor.

O ritual noturno antes de dormir

Rotina noturna para prevenir a insônia
A falta de um sono reparador à noite afeta significativamente a qualidade de vida, reduzindo o nosso rendimento e energia.

Para passar do estado de alerta para o sono profundo, precisamos passar por um estágio de transição. Quando temos bons hábitos de transição, é mais fácil adormecer. Por outro lado, se a nossa rotina ao final do dia não for a mais apropriada, ela poderá afetar a nossa capacidade de desconectar e descansar.

Muitas vezes a noite é o único momento em que temos tempo para revisar determinadas contas, conversar com amigos, estudar, limpar a casa ou fazer o trabalho para o dia seguinte.

Esses hábitos fazem com que a hora de dormir seja adiada cada vez mais e nos levam a continuarmos ativos além do recomendado. Isso pode afetar a nossa capacidade de adormecer.

Nosso corpo está nos avisando que está cansado e que quer dormir, mas não o ouvimos. Então, a hora do sono passa e fica difícil adormecer na hora apropriada. Isso não significa que devemos ir para a cama muito cedo, ou que temos que parar de fazer todas as coisas que fazemos à noite.

O importante é limitar as tarefas e se forçar a parar em um determinado momento. A partir dele, devemos nos dedicar a atividades mais relaxantes e agradáveis, ​​até entrarmos em um estado de relaxamento que nos permita adormecer e dormir profundamente durante a noite.

Menos luz e nada de dispositivos eletrônicos

Uso de celular na cama
Alguns hábitos, como trabalhar até tarde e estar exposto às telas de dispositivos eletrônicos antes de dormir, podem afetar a nossa capacidade de pegar no sono.

Para trazer nosso corpo e, acima de tudo, nossa mente a um estado de relaxamento que nos permita dormir, é necessário eliminar os estímulos pelo menos trinta minutos antes.

A primeira coisa a fazer é fechar as cortinas e manter apenas luzes suaves acesas. Nossos olhos detectam a luz e enviam sinais ao cérebro para permanecermos acordados.

A luz emitida pelas telas de televisão, computador e telefone celular também é prejudicial para esta fase de transição. Evite ficar trocando mensagens, navegando nas redes sociais e reproduzindo vídeos no celular até tarde.

Além disso, também não é aconselhável assistir televisão até muito tarde. Todos esses são estímulos para o nosso cérebro, não apenas por causa da luz, mas também por causa do som que emitem. Luz suave e silêncio são os melhores aliados para preparar nosso cérebro para descansar.

Recomendações para a rotina noturna

Jantar leve
Os hábitos alimentares noturnos também podem afetar o nosso estado na hora de dormir.

Há muitas outras coisas que podemos fazer para melhorar a rotina noturna e dormir melhor. Uma delas é prestar atenção no que comemos. Refeições muito pesadas durante a noite forçarão nosso corpo a trabalhar para digerir os alimentos. Isso vai nos impedir de dormir bem.

Ir para a cama com fome também não é uma boa ideia. Idealmente, faça uma refeição leve, mas suficiente para não ter fome, pelo menos uma hora antes de ir para a cama. Algumas bebidas estimulantes também podem afetar o sono. Não é recomendável tomar café, chá ou bebidas energéticas após o meio da tarde.

Além disso, outra recomendação é usar a cama apenas para dormir. É interessante saber que, quando usamos a cama para outras atividades, como comer, estudar ou assistir televisão, o cérebro estabelece uma conexão entre a atividade e a cama.

Com isso, a cama se torna um fator de estimulação e, quando nos deitamos, nosso sistema nervoso é ativado. Obviamente, uma exceção a isso é o sexo, que, sendo uma atividade relaxante, nos ajudará a dormir melhor.

Pode interessar a você...
Medicamentos que provocam sonolência excessiva
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Medicamentos que provocam sonolência excessiva

Existe uma ampla variedade de medicamentos que provocam sonolência excessiva. Saiba quais são neste artigo e fique atento quando consumi-los.