8 óleos aromáticos para dormir melhor

14 de abril de 2019
Existem várias estratégias que são recomendadas para antes de ir para a cama, para relaxar e dormir bem. Aqui vamos sugerir oito óleos aromáticos que o ajudarão a dormir melhor, pois combatem a insônia e garantem um descanso profundo.

Conciliar o sono e ter um sono reparador é uma necessidade fisiológica, portanto, usar estratégias como óleos aromáticos o ajudarão em sua rotina noturna.

Dormir ajuda você a pensar com mais clareza, ter reflexos melhores e se concentrar melhor. Pelo contrário, a falta de sono afeta a saúde física e mental.

De fato, a aromaterapia é hoje um recurso valioso que ajuda a alcançar estados de tranquilidade que também favorecem outras funções diárias.

Estresse, insônia, ansiedade e depressão

Usar dispositivos eletrônicos não permite descansar bem

O ritmo acelerado da vida atual é repleto de responsabilidades que podem desencadear episódios de estresse. Acordar de madrugada, ficar olhando para o relógio ou celular, ou até dificuldade para adormecer são algumas das suas manifestações.

À insônia também podemos adicionar as mudanças no horário, café, dieta e álcool. Quando não dormimos bem, somos invadidos pelo mau humor, mal-estar geral, irritabilidade ou fadiga generalizada.

Por outro lado, o estresse também pode ser um sintoma de distúrbios emocionais, como depressão e ansiedade. A  aromaterapia, como arte ou cultura terapêutica, é uma aliada no combate contra estes males. Ela não substitui os tratamentos medicinais, mas ajuda a obter melhores resultados com produtos naturais.

Não deixe de ler: Descubra por que é importante comer em um horário adequado antes de dormir

Óleos essenciais e sistema nervoso

Óleo essencial em garrafa

Os óleos essenciais ou aromáticos têm princípios ativos que atuam em uma parte do sistema nervoso, chamado de parassimpático, que controla o repouso, o relaxamento e o sono.

Os milhões de receptores olfativos em nosso nariz se conectam ao cérebro, então os odores têm um impacto imediato nessas funções. Isto é, sobre o descanso, o relaxamento e o sono.

Alguns ingredientes ativos, como os ésteres, estão presentes em vários óleos aromáticos. Entre eles, laranja amarga e lavanda, que são calmantes e relaxantes.

Seja por massagens, infusões ou difusores aromáticos, esses aromas chegam ao cérebro e fazem seu efeito. Então, conseguimos um sono tranquilo, reduzimos as tensões, a ansiedade e a depressão.

8 óleos aromáticos que ajudam a dormir melhor

Óleos aromáticos que ajudam a dormir melhor

1. Lavanda, a mais valorizada

Na aromaterapia, o óleo de lavanda é o mais valorizado. Seu efeito sobre o sistema nervoso é inquestionável devido ao seu efeito sedativo e de relaxamento. É ideal para adormecer, mesmo em casos crônicos.

Para aproveitar os benefícios do óleo de lavanda, recomenda-se:

  • Em primeiro lugar, coloque cerca de 15 gotas em um difusor durante a noite.
  • Logo faça massagens no rosto, pescoço, braços, mãos e pés.
  • Outra opção é colocar uma gota em cada pulso ou pescoço, diluído com o seu creme ou óleo corporal habitual.

2. Óleo de laranja

As propriedades calmantes e sedativas do óleo de laranja combatem efetivamente a insônia, a depressão, o estresse, a ansiedade e o nervosismo.

Seja através de um difusor ou através de massagens, é um dos melhores óleos aromáticos para combater distúrbios do sono.

3. Essência de tangerina

Se você acha difícil se desconectar da agitação diária, a essência de tangerina é uma grande ajuda, pois promove o relaxamento e o descanso.

A melhor maneira de usá-la é colocando 15 gotas em um difusor antes de dormir, ou você também pode tomá-la em pela manhã e à noite, diluindo duas gotas do óleo.

4. Óleo de valeriana

Suas propriedades sedativas garantem um sono reparador. Pode ser usado colocando 15 a 20 gotas em um difusor ou aplicando-as através de massagens no rosto, pescoço e extremidades.

5. Camomila-romana

Em massagens ou simplesmente cheirando as emanações do frasco, o óleo essencial da camomila-romana é ideal para combater a insônia.

Além disso, tem um poderoso efeito relaxante que beneficia até mesmo pessoas com hipertensão e que têm dificuldade para relaxar.

Confira também: 6 rotinas para descansar melhor

6. Manjerona contra o estresse

As propriedades deste óleo aromático reduzem a pressão sanguínea e liberam o estresse.  Além disso, o óleo de manjerona promove uma respiração mais limpa em caso de resfriados. Em difusores ou em massagens, ela é ideal para reduzir o estresse.

7. Lúcia-lima para a ansiedade

A ansiedade, depressão ou angústia podem ser combatidas com este óleo aromático. É um analgésico muito eficaz. Para aproveitar os benefícios, podemos diluir duas gotas do óleo e consumi-las três vezes ao dia.

8. Petitgrain mandarina contra o estresse

É conhecido como um óleo hipnótico, com efeitos mais potentes do que a camomila. É também um relaxante muscular que alivia a tensão e promove o descanso. É ideal para aplicar através de massagens, mas você também pode cheirá-lo diretamente do frasco, ou tomar duas gotas do óleo diluídas em água.

Além disso, os óleos aromáticos têm um efeito poderoso no cérebro, portanto, favorecem um relaxamento total que contraria a insônia, o estresse e a ansiedade. A qualquer hora do dia, mas principalmente à noite, cheirá-los será uma garantia de relaxamento e tranquilidade.

  • Bakkali, F., Averbeck, S., Averbeck, D., & Idaomar, M. (2008). Biological effects of essential oils – A review. Food and Chemical Toxicology. https://doi.org/10.1016/j.fct.2007.09.106
  • Solórzano-Santos, F., & Miranda-Novales, M. G. (2012). Essential oils from aromatic herbs as antimicrobial agents. Current Opinion in Biotechnology. https://doi.org/10.1016/j.copbio.2011.08.005
  • Pilcher, J. J., Ginter, D. R., & Sadowsky, B. (1997). Sleep quality versus sleep quantity: Relationships between sleep and measures of health, well-being and sleepiness in college students. Journal of Psychosomatic Research. https://doi.org/10.1016/S0022-3999(97)00004-4