Descubra por que é importante comer em um horário adequado antes de dormir

· 28 de agosto de 2018
Comer em um horário adequado antes de dormir permite que a digestão seja feita corretamente, o que evita o desenvolvimento de doenças e, inclusive, o ganho de peso.

Dormir o suficiente durante a noite é muito importante para o funcionamento adequado do organismo. Comer alimentos pesados ou ir deitar logo após comer pode fazer com que você passe mal. Por isso, é importante dar um tempo depois de comer para ir dormir.

Existem muitos fatores que influenciam muito nossa saúde em geral, como o estilo de vida, nossos hábitos, o que comemos, como fazemos e, às vezes, o horário em que fazemos as coisas. Portanto, é melhor evitar hábitos que geram problemas ou danos graves ao nosso bem-estar físico.

Como o jantar perfeito deve ser

1. O jantar deve ser leve

É importante levar em conta que o jantar deve ser leve, compondo-se de menos dos 20% de calorias que devem ser ingeridas ao longo do dia. Por isso, é importante selecionar bem os alimentos, para digeri-los de forma rápida e evitar problemas durante a noite.

Lembre-se de que, para que os processos de absorção dos alimentos ocorram, o corpo libera uma série de hormônios que podem causar um impacto negativo no organismo. Além disso, se o seu estômago estiver cheio ao dormir, você poderá sofrer de refluxo gastroesofágico.

O refluxo não é brincadeira. De fato, entende-se que ele pode causar câncer de laringe e esôfago. Por isso, é preciso ter cautela com os alimentos ingeridos durante a noite e também em relação aos horários em que você se alimenta.

2. É importante comer em horários adequados antes de dormir

Comer saladas em um horário adequado ajuda no processo de digestão

O tempo necessário para a digestão vai depender do tipo de alimento e da velocidade com que ela ocorre. Geralmente, é necessário esperar de duas a quatro horas. Caso se trate de uma refeição mais completa e substancial, pode ser preciso esperar até seis horas.

  • Os alimentos líquidos podem ser digeridos em até uma hora.
  • Por outro lado, alimentos que contêm bastante carboidratos podem levar até duas horas para serem digeridos.
  • Alimentos com alta concentração de proteína podem levar até quatro horas para serem digeridos, após a ingestão.
  • Alimentos gordurosos podem levar de quatro a nove horas para serem digeridos.

Por isso, recomenda-se que seu jantar seja composto de alimentos leves, sem gordura e, de acordo com o alimento ingerido, pode ser necessário esperar um pouco antes de dormir para que seu organismo complete a digestão. Assim, você terá a certeza de uma noite de sono reparadora.

3. Aproveite a oportunidade para caminhar

Após o jantar, é recomendável fazer uma breve caminhada enquanto faz a digestão. Isso faz com que o estômago se esvazie mais rapidamente e evita que as calorias acabem se armazenando. A melhor caminhada é aquela que não é muito intensa ou rápida, feita em um ritmo suave.

Além disso, esse simples hábito pode ajudar em casos de insônia, pois a caminhada pode induzir o sono.

4. Planeje seu cardápio

Recomenda-se que, antes de escolher o seu jantar e começar a cozinhar, você pare por um momento, respire fundo e pense bem no que é adequado para que você e sua família consumam.

Ao fazer compras, planeje jantares rápidos, simples e deliciosos. Também não é verdade que os jantares podem engordar. Na verdade, com um menu adequado, essa é uma ótima forma de emagrecer.

5. Esqueça os maus hábitos

Comer frutas em um horário adequado ajuda a perder peso

Há pessoas que estão acostumadas a jantar apenas 30 minutos antes de se deitar, sem sofrer problemas por causa disso. Porém, isso não é adequado. O organismo, de um momento para o outro, pode dar sintomas, como a acidez estomacal, o desconforto, o refluxo e o aumento de peso.

Nesses casos, todos esses sintomas têm a ver com uma digestão inadequada. Isso também costuma ocorrer quando a quantidade de comida é muito grande ou quando se come muito tarde.

O mais recomendável é jantar de duas a três horas antes de dormir. Assim, damos tempo para que o sistema digestivo realize todos os processos e promovemos uma maior absorção dos nutrientes.

Para resumir, organize-se e jante aproximadamente duas horas antes de ir dormir. Você perceberá uma grande diferença na saúde, além de evitar o acúmulo desnecessário de calorias. Seu sono também será melhor, favorecendo o seu descanso.