Caminhar após as refeições ajuda a prevenir a diabetes tipo 2

Você sabia que caminhar por 10-15 minutos depois de comer pode ajudar a reduzir seus níveis de glicose no sangue e prevenir a diabetes?
Caminhar após as refeições ajuda a prevenir a diabetes tipo 2

Última atualização: 20 Agosto, 2021

A diabetes tipo 2 é uma das doenças mais comuns que existem, e hoje vamos falar sobre como caminhar após as refeições pode ajudar a preveni-la. Esta doença não implica apenas uma mudança de vida para os pacientes, mas também um risco óbvio de desenvolver outras complicações médicas, como várias doenças cardiovasculares.

De acordo com a Revista Española de Cardiología, esta doença é quase epidêmica em muitas regiões do mundo. Da mesma forma, podemos dizer que o modo de vida ocidental sem dúvida aumenta o risco de desenvolvê-la.

Também devemos lembrar que a diabetes costuma ser assintomática. Tanto é verdade que há quem se engane de pensar que só por ser magro não corre o risco de desenvolvê-la. Três fatores devem ser levados em consideração para evitar a diabetes:

  • Faça consultas médicas regulares.
  • Leve uma vida saudável.
  • Avalie uma possível predisposição genética.

Além disso, caso você já sofra desta doença, vai gostar de saber o seguinte: algo tão simples como caminhar após as refeições pode ajudar a melhorar os seus níveis de açúcar. Você não precisa correr uma maratona; na verdade, 10 minutos são suficientes.

Caminhar após as refeições para prevenir a diabetes

Diabetes

Este estudo foi realizado na Universidade de Otago (Nova Zelândia) e publicado na revista Diabetologia. Neste trabalho, algo que já era sentido foi confirmado.

Caminhar após as refeições reduz os níveis de glicose em até 12%. Se nos habituarmos a sair de casa para exercitar o nosso corpo por pouco mais de 8 ou 10 minutos depois do café da manhã, do almoço e do jantar, ele vai nos agradecer.

Fazer várias caminhadas curtas é melhor do que fazer uma caminhada longa

Esses dados são relevantes. Sabemos que já falamos em nosso site sobre como é saudável caminhar meia hora por dia. Em caso de diabetes tipo 2, é necessário abordar essa estratégia de outra forma.

No estudo realizado pela Universidade de Otago, ficou demonstrado que as pessoas que caminhavam 10 minutos após cada refeição conseguiam estabilizar a glicose muito mais do que aquelas que caminhavam apenas uma vez por meia hora.

Se você tem diabetes, faça uma caminhada

Os dados desse trabalho também revelaram algo notável. A hora do dia em que a redução do nível de glicose é maior é depois do jantar. É nesse horário que tendemos a consumir mais carboidratos e, em geral, as pessoas tendem a ser menos ativas.

Por outro lado, algo que devemos ter claro é o seguinte: não devemos nos cansar. É melhor ter um exercício semanal constante, mas curto, distribuído por 3 momentos do dia, do que se concentrar em um único esforço.

Depois do jantar podemos, por exemplo, aproveitar para passear com o cachorro. Se sua família também tem alguém com diabetes ou você tem um amigo com a mesma doença, nada melhor do que dar uma volta pelo bairro antes de voltar para casa e descansar com um bom banho.

150 minutos de exercício por semana

O importante, sem dúvida, é ser constante. Não vai adiantar nada começar hoje com este propósito, esquecer amanhã e aproveitar o domingo para fazer uma sessão intensa para tentar recuperar o dia perdido.

Algo assim seria contraproducente. A atividade física regular e moderada é uma forma confiável e eficaz de baixar os níveis de glicose no sangue no caso de diabetes tipo 2. O conselho dos responsáveis por este trabalho é fazer 150 minutos de atividade aeróbica moderada por semana.

Temos que distribuí-la em 2 ou 3 momentos do dia. No total, eles devem somar entre 20 ou 30 minutos por dia. É interessante passear de bicicleta, fazer exercícios em casa, sair para dançar e, é claro, andar rápido.

Essa estratégia também é recomendada para crianças?

Pai e filha caminhando

A resposta é sim. Todos com diabetes tipo 2 devem fazer exercícios aeróbicos em séries curtas. A realização de um exercício anaeróbico, como flexões ou uma corrida muito intensa, pode causar certas descompensações que não são recomendadas.

O ideal são exercícios leves que ativem o coração e não cheguem a meia hora de duração. Andar de bicicleta ou jogar futebol por uma hora pode causar hipoglicemia.

Portanto, não hesite: deixe as crianças andarem de skate, andarem de bicicleta, caminharem, brincarem, andarem felizes com a vida, mas sem se cansar. Todos nós nos beneficiamos com a prática de exercícios moderados, mas consistentes.

Pode interessar a você...
Dieta na diabetes tipo 2: o que você precisa saber
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Dieta na diabetes tipo 2: o que você precisa saber

A dieta na diabetes tipo 2 é uma parte crítica do tratamento para pessoas com essa patologia. Deve ser adaptada de maneira individual.