Aprenda a escolher saltos para cada tipo de vestido

Vamos falar sobre alguns dos segredos para saber qual salto escolher, dependendo do vestido. Dessa forma, você poderá ter uma aparência impecável em todas as ocasiões.
Aprenda a escolher saltos para cada tipo de vestido

Última atualização: 11 Dezembro, 2020

Imagine que você tem uma roupa e um par de sapatos que ficam esplêndidos sozinhos, mas ao combiná-los, o resultado não é o que você esperava. Portanto, é importante aprender a escolher os melhores saltos para cada vestido.

Embora a ocasião seja o que deve marcar a escolha do traje e dos sapatos, vamos dar algumas indicações para ajudar você a tomar a melhor decisão.

Cada peça de roupa exige um certo tipo de calçado

Quem se atreve a duvidar, por exemplo, que peças esportivas andam de mãos dadas com o calçados de esporte? É claro que há exceções, como a moda que é exibida nas passarelas. Seu caráter inovador e espírito provocador tão característico convida a combinar peças esportivas com salto, por exemplo.

Os saltos podem deixar uma roupa mais atraente e elegante. Ao mesmo tempo, também ajudam a estilizar a figura, fazendo a pessoa parecer mais alta.

Com tudo isso, às vezes pode ser um dilema escolher os melhores saltos ou plataformas quando se quer usar um vestido.

Cada mulher precisa do seu próprio tipo de calçado

É necessário lembrar que existe uma grande variedade de vestidos: longos, curtos, largos ou justos, e, dependendo do tecido, de verão ou de inverno.

Por outro lado, deve-se ter em mente que nem todas as mulheres gostam do mesmo tipo de sandália ou sapato. Assim, dependendo da idade, da condição física e da anatomia de cada mulher, será necessário escolher um calçado com determinado tipo de salto.

De fato, um artigo publicado em 2017 pela Universidade Pontificia Bolivariana admitiu que não é saudável para todas as mulheres usar o mesmo tipo de salto, pois pode ser prejudicial à saúde.

Então, qual é o segredo?

O segredo é optar pelos saltos que nos façam sentir mais confortáveis e que destaquem nosso físico. Sem esquecer, é claro, de respeitar as normas sociais em relação ao tipo de evento, local, clima e época do ano.

Aqui estão algumas dicas que você pode usar como guia.

Saltos para vestido longo

Escolha saltos escuros para vestidos de cor

Como as pernas ficam completamente cobertas, convém mostrar um pouco os pésNão somente por brincadeira, e sim para “quebrar" o que se conhece na alta costura como “coluna" (a uniformidade do tecido).

Por outro lado, é bom utilizar saltos ou plataformas que permitam caminhar de forma natural. Além disso, eles devem elevar o suficiente para que você não pise nas bordas do vestido.

Para esse tipo de vestido, os saltos mais recomendados são:

  • Se você não gostar dos saltos, pode optar por sandálias abertas que tenham certa altura. Assim, evitará pisar no vestido.
  • Se o vestido for estampado, o calçado deve ser de uma única cor e liso. Caso contrário, se o vestido for liso, deve-se optar por um par de saltos, sandálias ou plataformas que tenham algum detalhe brilhante ou algum tipo de ornamento.
  • Quanto mais elegante o vestido, mais fino deve ser o salto escolhido. Essa escolha vai realçar a elegância do vestido.
  • Se você tiver panturrilhas largas, não é aconselhado usar saltos ou sandálias que tenham tiras ou correias amarradas no tornozelo e na perna.

Em qualquer um desses casos, é aconselhável evitar sapatos baixos.

Saltos para vestido curto

Para esse tipo de vestido, o leque de possibilidades de escolha do calçado certo é muito mais amplo.

Na verdade, existem vários modelos de saltos que combinam com vestidos curtos. Porém, assim como no caso dos vestidos longos, você deve levar em consideração sua estatura, o formato das suas panturrilhas e o corte do vestido.

Para os vestidos curtos, os saltos mais recomendados são:

  • Podemos usar saltos altos e finos. No geral, os saltos alongam as pernas e dão um aspecto harmônico à figura e à roupa.
  • Também podemos brincar com a largura do salto. Lembre-se de que, quanto mais largo for o salto, mais casual e jovial parecerá sua roupa.
  • As plataformas são outra boa opção para usar com os vestidos curtos, soltos e finos.
  • Os sapatos fechados com saltos finos (tipo stiletto) são recomendados para os vestidos mais colados ao corpo.
  • Outro tipo de salto que podemos usar com esse tipo de vestido é o chamado “salto chinês".
  • O “salto cone", por sua vez, também funciona muito bem com os vestidos curtos. Trata-se de um tipo de salto com formato de cone invertido e tem uma maior inclinação na parte traseira.

Saltos para vestido assimétrico

Esses vestidos que são curtos na frente e longos atrás são perfeitos para um bom par de sandálias, que permitem mostrar as pernas.

Por esse motivo, não há uma altura de salto indicada, mas se você quiser algumas ideias, pode escolher entre:

  • Sandálias com salto chinês.
  • Plataformas de materiais leves.
  • Sandálias com salto alto e muito fino.

O tom do vestido em questão vai depender do calçado escolhido. Uma sandália de salto alto e muito fino, por exemplo, vai dar ao look um visual mais elegante.

Pelo contrário, as plataformas darão ao outfit uma marca muito mais informal ou casual.

Saltos para vestido mediano

O melhor desses vestidos é que eles permitem mostrar as pernas de forma discreta. Por isso, tem um corte mediano entre a panturrilha e o joelho.

Devido à sua elegância, são uma das peças de roupa mais utilizadas nos eventos (tanto informais como formais).

Os saltos que combinam melhor com esse tipo de vestido são:

  • Stilettos (ou seja, sapatos com ponta fina e salto alto e fino), pois, como já foi dito, estilizam o corpo.
  • As plataformas são, sem dúvidas, uma opção que te fará ter um aspecto casual e confortável.
  • Se for um evento casual, você pode escolher um sapato de salto baixo. Na verdade, usar salto baixo pode diferenciá-la dos demais.
  • Além disso, botas de cano alto com salto fino vão te deixar sexy e confortável ao mesmo tempo. Portanto, essa opção é ideal se você pretende ter, por exemplo, um encontro romântico.

Precauções sobre o uso prolongado do salto

Lembre-se de levar um par de sapatos extras ao sair de casa para o caso de os saltos te machucarem.

Atualmente, os pesquisadores estão propondo diferentes alternativas para desenvolver saltos confortáveis ​​que não afetem a saúde. No entanto, se você sentir desconforto prolongado com o uso de saltos, não deixe de consultar um podólogo para resolver esse problema.

Esperamos que essas dicas tenham ajudado você a conseguir a combinação certa e lembre-se de que o mais importante é se sentir confortável com tudo o que você veste.

Pode interessar a você...
5 benefícios que se obtém ao parar de usar saltos
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
5 benefícios que se obtém ao parar de usar saltos

Os saltos podem melhorar o aspecto das pernas, mas é um dos culpados pelo aparecimento de vários problemas. Conheça a vantagem de deixar de usá-los



  • Sebastián Valderrama (2017). “A review of the evolution of heel shoes according to a historical context and its effect on the health of its users”. Iconofacto · Volumen 13 · Número 20 · Enero – Junio de 2017. Universidad Pontificia Bolivariana. https://revistas.upb.edu.co/index.php/iconofacto/article/view/7856
  • Morales Olvera, Ingrid Leonor, Morocho Chacón, Alex Renato, Baquero Zuleta, Nancy Cecilia, Romero, Eco. María Elena. Morales Olvera, Ingrid Leonor. “Proyecto para la importación y comercialización de calzado con tacones removibles dirigido al mercado Guayaquileño”. Facultad de Economía y Negocios- Escuela Superior Politécnica del Litoral (ESPOL). http://www.dspace.espol.edu.ec/handle/123456789/17043