Rotina de exercícios para emagrecer as pernas rapidamente

Se nosso objetivo é emagrecer as pernas, devemos nos concentrar no exercício cardiovascular. Podemos começar com alguns minutos por dia e aumentar o ritmo à medida que ganharmos resistência.

Se quisermos eliminar a gordura em uma área específica do corpo, devemos procurar uma série de exercícios especiais para nos ajudar, já que a dieta e a atividade física sem muito planejamento podem não ser suficientes. Existem, por exemplo, rotinas ideais para quem quer emagrecer as pernas.

Descubra neste artigo quais exercícios podem ajudar a eliminar a gordura das coxas e das panturrilhas.

Emagrecer as pernas com os exercícios

Exercícios para as pernas

A vantagem de perder peso através desta rotina de exercícios é que vamos reduzir a gordura enquanto tonificamos os músculos. Desta maneira, nossas pernas parecerão esbeltas e firmes.

Quando fazemos dietas de emagrecimento e levamos uma vida sedentária, eliminamos a gordura, mas o músculo pode se tornar flácido. Portanto, o mais aconselhável e eficaz é seguir uma dieta equilibrada acompanhada da atividade física apropriada.

Exercício cardiovascular ou de força?

Ao escolher o tipo de exercício que vamos fazer, devemos levar em conta nosso objetivo.

  • Se tivermos pernas finas e quisermos fortalecê-las, nos concentraremos em atividades de resistência e força com pesos, ou faixas elásticas.
  • Por outro lado, se quisermos perder peso, optaremos pelo exercício cardiovascular.

O exercício cardiovascular ou aeróbico ativa a função cardíaca e pulmonar, aumenta a transpiração, a queima de gordura e o gasto calórico.

Rotina de exercícios para emagrecer as pernas

A seguir, propomos diferentes exercícios aeróbicos que facilitam a perda de gordura em geral, mas principalmente nas pernas. Podemos escolher os que mais gostarmos ou combiná-los, pois todos são eficazes.

Quando começarmos a praticá-los, notaremos um grande cansaço em pouco tempo, já que são um bom teste de resistência.

No entanto, se começarmos com um curto período de tempo e formos aumentando a intensidade progressivamente, em algumas semanas poderemos ver resultados visíveis.

1. Dançar

Aula de dança

Os amantes da dança não precisam quebrar a cabeça para encontrar um bom exercício para perder peso.

Se nós fizermos sessões de dança três vezes por semana, além de nos divertirmos, poderemos reduzir a gordura que se acumula principalmente na cintura, coxas e panturrilhas.

Existem muitos tipos de dança: de salão, aeróbica, zumba, samba, dança do ventre, etc… Hoje em dia podemos até encontrar danças que são combinadas com artes marciais, natação e outras disciplinas. O importante é encontrar a que mais gostamos.

2. Pular corda 

A vantagem de pular corda é que, além de ser divertido, em pouco tempo você pode queimar muitas calorias.

Além disso, este exercício ajuda-nos a desenvolver uma boa coordenação e equilíbrio e a combater o estresse.  

  • Com 10 minutos de corda, temos o mesmo gasto calórico que correndo meia hora.

Este exercício também nos ajuda a trabalhar a maioria dos músculos do corpo, por isso é uma boa opção praticá-lo, pelo menos, uma vez por semana.

Podemos começar a fazer 1 minuto de salto e 1 minuto de descanso, alternando, assim, durante 10 minutos.

3. Corrida

Homem correndo com seu cachorro

Se você gosta de correr, mantenha sua rotina sem problemas. Você pode correr no parque, na rua, ou na esteira da academia. Você pode até mesmo praticar corrida na praia, bem cedo.

A corrida é muito saudável. No entanto, é importante manter uma boa postura, alongar-se para evitar lesões, e respirar corretamente.

4. Jump

jump é um trampolim ou cama elástica individual que se tornou moda em muitas academias. Permite-nos praticar diferentes tipos de exercícios e danças enquanto saltamos sobre ele.

É divertido, permite queimar muitas calorias e também evita lesões nas articulações.

  • Podemos praticá-lo na academia ou em casa, se comprarmos nosso próprio trampolim.
  • Basta colocar a música que gostamos e dedicar 5, 10, ou 15 minutos por dia. Vamos começar a suar desde o primeiro momento.

5. Subir escadas

Subir escadas

Para quem não tem tempo de ir à academia ou para quem não gosta desse tipo de rotina, subir escadas pode ser uma alternativa para queimar calorias e entrar em forma. No entanto, devemos dedicar pelo menos 15 minutos por dia a esta atividade.

Podemos combinar exercícios para a parte superior e inferior do corpo, já que usamos diferentes músculos para cada ação. Devemos evitar fazê-lo com muito peso ou com calçados inadequados

Gostou destes exercícios para emagrecer as pernas? Se este é o seu objetivo, comece hoje mesmo a praticá-los!

Recomendados para você