8 truques para aguentar o salto a noite toda

A seguir, apresentamos 8 truques para ajudar você a usar salto toda a noite tranquilamente, sem dores e sem complicações

O salto é uma das partes dos calçados que mais chama a atenção e que se mantém como tendência desde a sua aparição. Mas andar de salto durante muito tempo pode chegar a ser incômodo.

Embora seja verdade que usar salto, na maioria das vezes, significa perder a comodidade, isso não é necessariamente obrigatório. Existem alguns truques que fazem com que o seu uso não se transforme em um problema e façam com que você fique ainda mais linda e sofisticada.

A seguir, mostraremos alguns truques básicos e efetivos, com os quais você vai poder manter o seu estilo e pernas alongadas e estilizadas.

Recomenda-se não cometer excessos no uso e na altura do salto, pois isso pode ocasionar problemas de saúde.

1. Não tire o salto mesmo que você esteja cansada

Mulher com dor nos pés por usar salto alto

Pode parecer cruel, mas no momento em que você tira o salto com a ideia de descansar por alguns minutos, a inflamação aumenta e, apesar de alivio momentâneo, ao calçar o sapato novamente, a dor será maior. Isso se deve ao fato de que os pés já não entrarão com a mesma facilidade.

 

2. Experimente os sapatos novos antecipadamente

Se você pensa em estrear um sapato novo, você deve ser precavida. Em especial com os saltos. Se se tratar de uma festa ou algum outro evento que implique estar muito tempo de pé ou fazer caminhadas longas, é melhor que você prove o salto antes. Da mesma forma, é recomendável que você use o sapato por períodos cada vez mais prolongados com antecipação para se acostumar.

Mais ainda se você for uma pessoa que usa salto com pouca frequência. Nesse caso, o mais provável é que você ganhe muitas bolhas, rachaduras ou calos, e que se canse mais rapidamente. Então, você já sabe, prove-os várias vezes, use-os em casa em alguns momentos e molde-os ao seu pé.

3. Use o tamanho correto

Mulher escolhendo sapatos de salto alto

Embora pareça óbvio, muitas vezes caímos no erro de comprar tamanhos errados. Seja porque o sapato dos nossos sonhos só está disponível em um tamanho diferente ou simplesmente porque não sabemos diferenciar.

É indispensável que você escolha o número correto, dessa forma você vai evitar lesões incômodas e depois não vai precisar jogar o sapato no fundo do armário.

Para evitar isso, procure caminhar um pouco com eles antes de comprá-los. Você deve observar bem se eles não saem no calcanhar e se os dedos ficam apertados na base.

É realmente importante que você use seu número para evitar problemas futuros. Por mais bonitos que sejam, não use sapatos que ficam pequenos nem grandes.

4. Coloque no congelador para suavizar

Em alguns casos, os sapatos de salto são fabricados com materiais muito duros que não podem ser ajustados ao pé com facilidade, e que causam lesões na pele com o atrito.  Para que isso não aconteça com você, deixe-os no congelador com duas bolsas de água no interior.

Você também pode colocar várias bolas de papel (ligeiramente umedecidas) periodicamente neles e deixá-los fora do armário durante uma semana, antes de usá-los. Dessa forma, o material vai se flexibilizar um pouco e vai se adaptar melhor ao pé e não provocará atritos.

5. Use palmilhas ortopédicas

As palmilhas ajudam a aguentar o salto

O uso de palmilhas ortopédicas oferece um melhor suporte ao pé. Além disso, elas têm uma textura suave e macia que faz bem para a planta do pé. Por serem acolchoadas, oferecem uma maior comodidade.

Geralmente, as palmilhas são recomendadas para amortizar o peso e evitar danos, sobretudo no calcanhar e nos ossos metatarsos.

As palmilhas ajudarão a prevenir os joanetes e os calos. Por isso, não recomendamos que elas sejam usadas só com saltos, mas sim com todo tipo de calçado.

 

6. Prefira salto plataforma

Embora sejam muito elegantes, os saltos clássicos, do tipo agulha, costumam ser um pouco instáveis e incômodos. Portanto, se você não é uma profissional no uso deles, evite-os. No lugar deles, opte por sapatos com plataforma, já que eles oferecem maior estabilidade e você não vai perder o equilíbrio com facilidade.

7. Evite o atrito usando creme hidratante

Aplicar creme hidratante nos pés ajuda a aguentar o salto

Antes de usar o salto passe uma boa camada de creme hidratante nos pés e coloque um pouco também dentro dos sapatos para que o material vá amolecendo. Deixe secar por completo e calce o sapato. Com isso você fará com que a pele se hidrate e não se lesione com o atrito.

8. Seja prevenida

Se apesar de ter seguido todos esses conselhos você ainda não se sente cômoda e o salto ainda incomoda, é evidente que chegou a hora de deixá-los de lado na sua rotina e recorrer a sapatos baixos.

Procure levar na bolsa um par de sapatos confortáveis. Especialmente se no final do dia ou ao sair de algum evento, você precisa caminhar ou esperar de pé por um taxi ou por alguém que vá pegar você.

Recomendados para você