Remédios naturais para calcanhares rachados

Para hidratar seus calcanhares, você pode aplicar neles azeite e alguns elementos naturais com propriedades benéficas. Conheça outras alternativas para complementar o tratamento indicado pelo seu dermatologista.
Remédios naturais para calcanhares rachados

Última atualização: 21 Maio, 2021

Durante o verão e o inverno seus calcanhares geralmente ficam rachados? Isso pode ser um sinal de que você não está cuidando deles o suficiente. No entanto, existem algumas alternativas naturais que podem amenizar esse problema.

Calcanhares rachados não são atraentes e, em alguns casos, podem até sangrar e causar infecção e dor extrema. A boa notícia é que você pode tratá-los facilmente. Em primeiro lugar, o ideal é consultar um dermatologista. Além disso, você pode recorrer a alguns elementos de uso diário.

Falta de umidade, sabonetes fortes, desidratação, exposição contínua à água, excesso de peso e calçados inadequados são algumas das causas mais comuns das rachaduras nos calcanhares.

Institut Catalá del Peu detalha que alguns dos sinais e sintomas de rachaduras nos pés são manchas vermelhas e escamosas, descamação da pele e coceira.

Antes do aparecimento deste ou de qualquer outro problema de pele, o mais aconselhável é primeiro consultar um dermatologista para evitar maiores complicações. Então, com sua aprovação e sem deixar de seguir o tratamento indicado por ele, você pode utilizar as seguintes alternativas naturais.

Azeite de oliva

Conheça alguns remédios naturais para calcanhares rachados
O azeite de oliva pode ser bastante eficaz para tratar calcanhares rachados.

O azeite de oliva extra virgem aplicado na pele pode ser útil para aliviar os sintomas de algumas condições da pele, conforme aponta o portal Medline Plus. Essa mesma fonte classifica seu uso como provavelmente seguro. Apesar disso, seu uso geralmente é recomendado em conjunto com outros ingredientes.

Por sua vez, a empresa World Dermic, dedicada a fazer avanços científicos no cuidado da pele, afirma em uma publicação que os efeitos hidratantes e cicatrizantes deste líquido são reais. Em qualquer caso, é melhor consultar um dermatologista antes de recorrer a ele.

Uma receita da medicina tradicional (não comprovada cientificamente) sugere misturar azeite de oliva com um hidratante e algumas gotas de óleo de lavanda para ajudar a relaxar não apenas os pés, mas o corpo em geral. Massageie a mistura em seus pés e cubra com meias quando terminar.

Água morna

De acordo com fontes médicas especializadas, outra alternativa que pode ajudar a tratar calcanhares rachados é colocar os pés em água morna com algumas gotas de sabonete líquido.

Mergulhe os pés na água por 20 minutos para hidratá-los. Passado esse tempo, seque-os e aplique um creme hidratante.

Limão

Conforme detalha um artigo acadêmico, o limão é um elemento natural amplamente utilizado no combate a diversos problemas de pele, entre eles problemas relacionados ao ressecamento.

O suco de limão tem vários usos no campo da estética e da saúde da pele. Graças à sua ação como regenerador celular, pode ajudar a tratar calcanhares rachados.

A medicina tradicional orienta que você deve mergulhar os pés por alguns minutos em uma mistura de suco de limão e água morna. Em seguida, você deve esfregá-los suavemente com o auxílio de uma escova ou pedra-pomes. Após lavar e secar completamente os pés, aplique um pouco de hidratante.

Lembre-se que esta é apenas uma receita de uso popular e não tem respaldo médico. Por isso, não pode substituir o tratamento indicado por um profissional.

Mel: outra ótima opção para tratar calcanhares rachados

Conheça remédios naturais para calcanhares rachados
As propriedades anti-inflamatórias o mel podem ajudar a tratar calcanhares rachados.

Outro método tradicional consiste em mergulhar os pés em água morna com mel por dez minutos. Isso ajudará a evitar o ressecamento nos pés e a mantê-los sempre macios. 

De acordo com estudos científicos, estes benefícios se devem às propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias e nutritivas que eles atribuem ao mel.

Segundo a medicina tradicional, outra opção para tratar calcanhares rachados é fazer uma esfoliação natural com mel, vinagre de maçã e farinha de arroz. Para isso, você deve misturar bem esses ingredientes até obter uma pasta e utilizá-la para massagear seus pés. Depois, remova-a com água morna.

Por fim, lembre-se que um tratamento médico sempre será a melhor opção para tratar calcanhares rachados e que pode demorar algum tempo para você se recuperar.

Pode interessar a você...
Tratamento para fortalecer os ossos e as articulações
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Tratamento para fortalecer os ossos e as articulações

Descubra neste artigo uma deliciosa receita completamente caseira, natural e saudável para fortalecer os ossos e as articulações.