O que pode causar a inflamação abdominal? Como tratar?

· 9 de junho de 2014
Ainda que geralmente ela ocorra devido ao acúmulo de gases que não apresentam maiores complicações, é importante conhecer outras possíveis causas da inflamação e levá-las em consideração.

Todos nós queremos ter um abdômen plano e que seja bonito de se exibir. O ponto é que, além de parecer esteticamente ruim, estar com uma inflamação abdominal pode ser sinal de que algo não está bem no organismo.

É provável que a saúde esteja comprometida, e é por isso que o abdômen reage com a inflamação.

A inflamação abdominal pode causar mal-estar, como também outros sintomas mais graves como, por exemplo, a síndrome do intestino irritável.

Segundo os especialistas, é muito importante conhecer as causas e, principalmente, como prevenir.

A seguir, mostraremos algumas das causas mais frequentes que originam a inflamação abdominal.

Também contaremos como deve ser o tratamento e, se for o seu caso, como evitar a aparição do problema para prevenir riscos maiores em sua saúde.

Leia também: Prepare esta infusão de aveia para evitar o abdômen inchado

Prisão de ventre

A prisão de ventre é uma das causas principais do abdômen inflamado. Uma dieta pobre em fibras, líquidos e pouca atividade física, farão com que o seu organismo sofra constipação.

Portanto, previna-se comendo mais frutas, verduras, legumes e sementes. Beba também muito líquido e pratique algum exercício cardiovascular por no mínimo 30 minutos diariamente.

Alergias

Existem muitas pessoas que possuem alergias a diferentes tipos de alimento. Algumas destas alergias podem causar inflamação abdominal.

A intolerância à lactose, por exemplo, pode ser uma das causas mais comuns do inchaço, pois provoca a acumulação de gases, por isso, se você for alérgico à lactose, é melhor evitar alimentos que a contenham.

Substitua-os por iogurtes, queijos e leites sem lactose e com pouca gordura.

Recomendamos a leitura: Intolerância à lactose, uma luta contra a própria genética

Velocidade nas refeições

Comer rápido pode colaborar para inflamação abdominal

Alguns maus hábitos como, por exemplo, mastigar o alimento muito rápido, também causará a inflamação abdominal. Isto ocorre porque o seu organismo pode sofrer uma indigestão com o excesso de ar absorvido ao comer muito rápido.

Por isso recomendamos comer mais devagar, o que proporciona um maior desfrute do alimento e, ao mesmo tempo, você se saciará mais rápido, o que levará a uma menor ingestão de comida.

Existe outra razão que pode provocar inchaço no abdômen, e que é muitas vezes confundida com outro tipo de condição; a gravidez.

Se este for o seu caso ou caso esteja em dúvida, faça um teste de gravidez.  No caso de um teste positivo, comece a utilizar os controles normais da gravidez para prevenir futuros problemas na gestação ou com o bebê.

Retenção de líquidos

A retenção de líquidos também causará inflamação no abdômen. É recomendado consultar um médico, pois isto pode ser grave.

Alimentos processados podem colaborar para a inflamação abdominal

Alimentos processados podem ajudar a desenvolver inflamação abdominal

Os alimentos processados podem causar inflamação abdominal. Muitos especialistas gastroenterólogos afirmam que algumas pessoas apresentam excesso de ar no estômago e isto acontece devido ao excesso de consumo de alimentos adoçados artificialmente.

Em geral, este tipo de alimento apresenta altos níveis de sódio e baixos níveis de fibras, duas substâncias que participam ativamente nas causas da inflamação.

Por isso, os especialistas recomendam que, na hora de comprar os alimentos, procure levar com você os produtos que sejam baixos ou livres de sódio.

Doenças

As doenças também podem provocar inflamação no abdômen. Algumas delas são: problemas cardiovasculares e tumores, cirrose, apendicite, úlcera gástrica, diverticulite, pancreatite, entre outras.

Se você estiver sofrendo alguma destas condições ou qualquer outra, é necessário prestar bastante atenção a ela e visitar um médico.

O ideal é que, através de um diagnóstico, você retire todas as suas dúvidas e comece a ter hábitos mais saudáveis em relação à alimentação, rotina de exercícios, etc.

Algumas doenças podem causar inflamação abdominal

Finalmente, saiba que geralmente a inflamação abdominal é causada por uma alimentação inadequada ou hábitos de vida ruins.

Recomendamos consumir alimentos ricos em fibras; seu estômago agradecerá. As frutas e hortaliças também ajudarão a melhorar a digestão, o que se traduzirá em um abdômen mais plano.