7 cantos mais difíceis de limpar: como fazer?

Há alguns cantos na casa que parecem impossíveis de limpar. Por isso, no artigo de hoje mostraremos alguns truques simples e efetivos que facilitarão a limpeza.
7 cantos mais difíceis de limpar: como fazer?

Última atualização: 05 maio, 2022

Limpar a casa é uma tarefa muito importante, porém, não é necessariamente fácil ou agradável. Às vezes, se não se conhece as técnicas para fazer isso corretamente, essa pode ser uma atividade estressante. Por esse motivo, neste artigo mostraremos como fazer a limpeza dos cantos mais difíceis de limpar.

Existe cada vez mais consciência sobre a necessidade de limpar bem as superfícies para evitar a proliferação de vírus, bactérias e fungos que podem ser prejudiciais à saúde. Da mesma forma, um ambiente limpo favorece o bem-estar em todos os níveis.

Geralmente existe uma rotina de limpeza para limpar as áreas que são usadas com mais frequência. No entanto, também é importante que limpezas profundas sejam realizadas periodicamente para atingir áreas mais escondidas e difíceis.

Cantos mais difíceis de limpar em casa

Em todas as casas existem certas áreas que tendem a acumular sujeira, mas são de difícil acesso durante a limpeza. No entanto, isso não significa que elas devem ser negligenciadas.

Nesse sentido, compartilharemos alguns truques que facilitarão o acesso aos cantos mais difíceis de limpar.

1. Grades

Podem ser encontrados vários objetos com grades em casa. Os mais comuns são os radiadores do aquecimento e do ar condicionado.

É importante limpá-los, pois existem correntes de ar que podem espalhar sujeira e, em algumas ocasiões, provocar mau cheiro na casa. Para remover a sujeira das grades, você deve pegar um pano e umedecê-lo com água e sabão ou limpador.

Em seguida, embrulhe com esse pano uma faca ou palito de dente, que te permitirá acessar facilmente a área suja.

Grades do radiador difíceis de limpar.
Os radiadores têm grades de difícil acesso nas partes mais profundas.

2. Debaixo da cama

Se olharmos debaixo da cama podemos ter uma grande surpresa, que nem sempre será agradável; essa é uma das áreas onde mais sujeira se acumula.

Além disso, é muito difícil passar a vassoura ou o aspirador de pó nesse local. Quando se tem móveis leves no quarto, é fácil movê-los de vez em quando para uma limpeza profunda. No entanto, quando a cama é muito pesada, essa missão é quase impossível.

Se você tiver um robô aspirador, basta deixá-lo debaixo da cama e ele recolherá a sujeira. Se não, o melhor a fazer é enrolar um pano úmido em volta da vassoura e depois passá-la embaixo da cama, limpando o chão e não varrendo.

3. Teclado do computador

Você ficará surpreso com a quantidade de sujeira que as teclas do seu computador podem conter! No entanto, como essa é uma área delicada, pode ser perigoso usar produtos nela.

Um truque simples é virar o teclado e tocar na parte de trás. Você verá quanta sujeira sai.

Além disso, existem escovas que são fabricadas para limpar o espaço entre as teclas. No entanto, se você não tiver uma, também pode usar um pedaço de papel dobrado.

4. Esquadrias e portas de correr

As esquadrias de portas e janelas são alguns dos cantos mais difíceis de limpar. Muita sujeira tende a se acumular nesse local, mas é quase impossível varrê-lo ou limpá-lo.

Além disso, os aspiradores de pó costumam ter bicos muito grandes para aspirar essas áreas. Por esse motivo, existe um truque criativo para criar um bico que se encaixe perfeitamente.

Você só vai precisar do papelão de um rolo de papel. Com as mãos você deve moldar uma extremidade de acordo com o tamanho do espaço que deseja aspirar. Na outra ponta basta passá-lo pelo bocal comum.

5. Persianas

As persianas acumulam muita poeira. No entanto, eles são difíceis de limpar pois são delicadas, e é entediante remover a poeira de cada uma das ripas.

Um ótimo truque é pegar algumas pinças de churrasco e enrolar um pano úmido em cada extremidade. Depois, basta passá-las por cada ripa, retirando o pó de forma rápida e eficaz.

6. O forno e o exaustor da cozinha

Como os alimentos gordurosos são preparados na cozinha, é comum que se acumule uma camada de sujeira pegajosa ao longo do tempo. Por ser uma substância oleosa, você verá que essa sujeira não é bem removida com água.

Podem ser usados removedores de gordura, sabão de cozinha ou álcool para retirar a gordura desses locais. Lembre-se que geralmente eles possuem filtros removíveis que podem ser lavados separadamente.

No caso do forno, por estar em contato com os alimentos, é melhor usar uma mistura natural que inclua bicarbonato de sódio, limão e vinagre. Essas são substâncias com propriedades antibacterianas e desengordurantes.

7. Cantos na área do chuveiro

Os cantos na área do chuveiro geralmente ficam cheios de sabão, ferrugem, umidade, cal e fungos ao longo do tempo. Por isso é importante colocar um líquido sobre eles que ajude a remover a sujeira antes que ela comece a aderir e seja mais difícil de remover.

Assim como no forno, uma ótima receita é usar limão e bicarbonato de sódio. Se o espaço for muito pequeno, você pode usar um cotonete como ajuda para limpar.

Limão e bicarbonato.
A combinação de bicarbonato de sódio e limão é um clássico para limpar a casa, principalmente em áreas difíceis.

Por que não ignorar esses cantos?

Um guia do Ministério da Saúde do Governo do Chile indica que  pode haver um alto risco de transmissão de infecções em casa. Nesse local existem microrganismos que sobrevivem por vários meses.

Nesse sentido, permitir que a sujeira se acumule nos cantos da casa pode torná-la um terreno fértil para microrganismos nocivos à saúde humana.

Um lugar empoeirado pode ser o local ideal para os ácaros prosperarem. Da mesma forma, em áreas úmidas e sujas, fungos patogênicos podem se acumular.

Apesar de haver eletrodomésticos e móveis pesados demais para serem movidos na limpeza de rotina, é importante que esses móveis sejam movidos pelo menos duas vezes por ano para limpar por baixo. Estes espaços tendem a acumular muita sujidade que passa despercebida.

Pode interessar a você...
Como usar o vinagre branco na limpeza doméstica
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Como usar o vinagre branco na limpeza doméstica

O vinagre branco é um produto suave que ajuda a desinfetar e pode se tornar seu grande aliado na limpeza doméstica. Saiba como usá-lo neste artigo.