Como agir se o seu computador ou telefone molhar

Seja o telefone ou o computador, antes de ir ao técnico existem alguns truques que você pode realizar em casa para que o interior do aparelho não seja danificado.
Como agir se o seu computador ou telefone molhar

Última atualização: 09 dezembro, 2021

Uma das grandes apostas das empresas de tecnologia é criar dispositivos eletrônicos à prova d’água. Embora vários aparelhos com esta característica já tenham sido desenvolvidos, a maioria continua a ser muito sensível ao contato com qualquer liquido. Por este motivo, hoje vamos falar sobre as opções possíveis caso o seu computador ou telefone se molhe.

Geralmente, que um telefone celular ou computador seja molhado por qualquer motivo representa um grande problema para os usuários, especialmente se não souberem como agir corretamente. Na maioria das vezes os aparelhos acabam ficando totalmente danificados, pois não são tratados adequadamente para a retirada do líquido.

Por exemplo, uma das primeiras reações é tocar nas teclas ou pressionar o botão liga/desliga para ver se ainda funcionam. Grande erro! Às vezes, o dispositivo não foi danificado, mas após realizar esses tipos de ações, ocorrem curtos-circuitos fatais.

Como muitos não sabem o que fazer nesses casos, a seguir compartilharemos alguns conselhos práticos.

Claro, isso não garante que o dispositivo funcionará ou estará em perfeitas condições. Às vezes, a umidade afeta partes difíceis de alcançar, o que prejudica o aparelho mais tarde.

Não ligue o computador ou celular

Não ligue o computador ou celular

Se o dispositivo se molhou enquanto estava ligado, desligue-o imediatamente e não tente pressionar nenhuma das teclas. Se felizmente estava desligado, não tente verificar se ainda funciona. Remova todos os itens removíveis e tente remover o excesso de água.

Tentar manuseá-lo nessas condições só fará com que componentes importantes queimem devido a curtos-circuitos. Se possível, você deve deixá-lo sem funcionar por um ou dois dias antes de tentar ligá-lo novamente.

Remova a bateria

Embora esta medida esteja intimamente ligada ao ponto anterior, é importante fazer uma menção especial, pois o funcionamento do dispositivo depende da bateria.

Após um acidente com água, remova imediatamente este componente, assim como o cartão SIM e a memória. Se fizer isso a tempo, você pode salvar o dispositivo, já que nenhum circuito pode ser ativado sem este elemento dentro do celular.

Seque o mais rápido possível

se o seu computador ou telefone ficar molhado

Continuando com as medidas que devem ser tomadas pelo bom senso, o próximo passo será usar um pano macio para secar cada parte do aparelho. Seque bem a bateria e coloque-a em um local ventilado para garantir que não haja nenhum vestígio de umidade.

Também tente absorver a água que fica nas pequenas ranhuras que podem ser alcançadas ao retirar a bateria. Cuidado! Evite usar secadores de cabelo, pois a situação pode piorar.

Experimente o truque do arroz

se o seu computador ou telefone ficar molhado

O famoso truque do arroz continua a ser usado como medida para absorver a umidade dos dispositivos eletrônicos. Coloque seu telefone, tablet, ou dispositivo em uma quantidade generosa de arroz e deixe-o assim por um ou dois dias.

Durante este tempo, a água que permanece nas partes internas que você não consegue limpar com um pano será removida. Esse truque não é tão recomendado para computadores porque, além de ser menos prático, o arroz pode entrar nas ranhuras e piorar o problema.

Use bolas de gel

As bolas de gel também podem ser úteis se o seu computador ou celular ficar molhado. Elas são elaboradas com o mesmo propósito, tirar a umidade, e são uma alternativa para quem prefere não desperdiçar o arroz.

Use um limpador apropriado

Se a umidade que seu dispositivo absorve for diferente da água, por exemplo, de uma bebida açucarada, você enfrentará um problema ainda mais complexo.

O açúcar é pegajoso e mais difícil de limpar, mesmo quando se espera o tempo certo. Ele pode permanecer em pequenas partículas que, quando aquecidas, causam danos aos circuitos. Se esse tipo de bebida cair, por exemplo no teclado, pode-se usar o limpador que vendem nas lojas para esse fim.

Porém, é melhor levá-los para a assistência técnica para que possam remover todos os excessos dos componentes internos.

Por outro lado, se o seu computador ou celular ficar molhado com água salgada, as notícias não são animadoras. O sal é muito mais prejudicial do que o líquido e as chances de ser salvo são muito baixas.

Nestes casos a única tentativa será levá-lo ao técnico para verificar se possui um produto adequado para limpeza. Seguindo essas dicas e, acima de tudo, sendo muito paciente, você terá mais chances de salvar ou prolongar a vida útil do seu aparelho.

This might interest you...
Dormir perto do celular é ruim?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Dormir perto do celular é ruim?

No mundo em que vivemos, é cada vez mais imprescindível o uso do celular. Mas será que dormir perto do celular é ruim? Descubra aqui.