4 truques para secar roupas rapidamente

O ferro de passar, o secador de cabelo e até uma toalha grande podem ser seus aliados na hora de secar mais rápido a roupa. Descubra como usá-los.
4 truques para secar roupas rapidamente

Última atualização: 23 Novembro, 2021

As tarefas domésticas levam tempo. Cozinhar, limpar a casa, cuidar da família, lavar e secar roupas rapidamente não são tarefas fáceis, portanto, conhecer alguns truques tornará seu dia-a-dia muito mais tolerável.

Quando se trata de secar roupas, usar uma secadora é uma ótima opção. Porém, muitos dizem que danifica a roupa e outros, por outro lado, não têm uma. Seja qual for o caso, estes 4 truques para secar rapidamente a roupa serão de grande ajuda.

1. Use um secador de cabelo

Para casos em que você não tem tempo, esse truque pode te livrar de muitos problemas. Se você for usar o secador, leve em consideração as seguintes etapas:

  1. Tire a maior quantidade de agua possível de sua roupa e pendure-a em um gancho.
  2. Ligue o secador de cabelo e, dependendo do material da roupa, ajuste a temperatura. No caso de ser lã ou tecido impermeável, o frio é o mais prudente. Para outros tipos é aconselhável usar o quente.
  3. Certifique-se de não deixar o secador muito perto da roupa. Isso pode queimar ou descolorir a roupa, então certifique-se de executar essa ação a uma distância segura.
  4. Enquanto seca com uma mão, mova a roupa com a outra para acelerar a secagem. Lembre-se que os bolsos e o cós da calça são os mais difíceis de secar, por isso você deve investir grande parte do tempo nessas áreas.

2. O melhor aliado: o ar

Por anos, tem sido uma prática lendária e parece que ainda é útil. Leve em consideração estes dados para secar suas roupas ao ar livre:

  1. Aperte as roupas antes de pendurá-las. Quanto mais água a roupa tiver, mais tempo levará para secar.
  2. Tente que ao pendurar as peças de roupa fiquem distantes umas das outras, para que o ar passe por cada uma delas e evite o mau cheiro.
  3. Se for um dia de sol, o melhor é você aproveitar. No entanto, evite pendurar roupas escuras ao sol, pois podem desbotar. Algumas pessoas sugerem que pendurar roupas do avesso é uma boa prática.
  4. No caso de ser um dia chuvoso deixar as roupas dentro de casa é a melhor opção. Para isso, procure o local mais quente, arrume um varal dobrável e da mesma forma certifique-se de que suas roupas fiquem separadas umas das outras.
  5. Outro truque é pendurar as roupas em diferentes superfícies. Mas evite as superfícies de madeira, pois pode molhar e danificar tanto a superfície quanto o tecido.
Pendure roupas ao ar livre.
Pendurar as roupas ao ar livre é o ideal em dias ensolarados. Essa prática fica complicada quando é inverno ou temporada de chuvas.

3. Use o ferro de passar para secar roupas rapidamente

Você pode já ter usado esse truque, mas não custa mencioná-lo. Siga as próximas etapas:

  1. Aperte bem a roupa.
  2. Em seguida, coloque uma toalha sob a roupa. Isso irá reter vapor e umidade e suas roupas vão secar mais rápido.
  3. Evite deixar o ferro de passar em alta temperatura, pois isso pode queimar sua roupa e você não vai querer isso.
  4. Lembre-se que os bolsos e o cós da calça demoram mais para secar, então você deve tentar se concentrar aí.
  5. Além disso, lembre-se de que passar a roupa mais rápido do que o normal, quando ela está molhada, aumenta o risco de deixar marcas.

4. Use uma toalha grande

Você quer remover o excesso de água? É possível que em determinado momento você precise que suas roupas sequem o mais rápido possível. Você já tentou usar uma toalha? Aqui está a explicação de como fazer isso seguindo estas instruções:

  1. Estenda uma toalha grande sobre uma superfície plana e coloque a roupa por cima.
  2. Certifique-se de que todas as roupas estejam dentro da área da toalha.
  3. Uma vez feito isso, prossiga para enrolar de uma extremidade à outra.
  4. Em seguida, aperte a toalha o máximo que puder, desenrole-a e retire a roupa que estava dentro.
  5. Areje a roupa que, devido ao procedimento que acabou de fazer, vai demorar menos a secar ao ar livre.
Toalhas para secar roupas rapidamente.
As toalhas são ótimas aliadas para secar roupas. Aprenda a aproveitá-las para reduzir o tempo exigido pela tarefa.

Seque a roupa rapidamente quando não tiver muito tempo

Quando você não tem uma maquina secadora, secar roupas pode ser um fator de estresse, se precisarmos que estejam prontas para uso o mais rápido possível. Para conseguir isso, existem vários truques que você pode usar.

Usar o ferro de passar ou o secador de cabelo é uma boa opção; basta lembrar que para evitar queimar a vestimenta, a primeira não deve estar extremamente quente e a segunda, dependendo do material, deve ser utilizada em uma temperatura especial. Além de ter uma distância prudente.

Por outro lado, a secagem ao ar livre é uma prática milenar que se mantém devido à sua eficácia. Certifique-se de pendurar suas roupas separadas uma da outra para que o ar possa fazer o seu trabalho e o mau cheiro não assuma o controle.

Pode interessar a você...
Como limpar as toalhas com bicarbonato de sódio
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Como limpar as toalhas com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um produto versátil que pode ser aproveitado na hora de limpar as toalhas. Sabe usá-lo para este fim? Anote!



  • Ramos Velásquez, Carlos Felipe. Desarrollo textil para el secado rápido de ropa. BS thesis. Bogotá-Uniandes, 2004.