Erros comuns que cometemos ao passar roupa

Quando você não molha a roupa, usa água destilada ou regula a temperatura, você dificulta a tarefa de passar. Descubra os erros que você deve evitar para não danificar a sua roupa ou o ferro de passar.
Erros comuns que cometemos ao passar roupa

Última atualização: 02 Setembro, 2021

Apesar das suas tentativas de comprar roupas que não exijam o uso do ferro, é impossível evitar totalmente essa tarefa. A sua falta de prática pode fazer com que você caia em alguns dos principais erros que cometemos ao passar roupa, e é sobre isso que falaremos hoje.

Tecidos leves e arejados como o linho e a seda, ideais para o uso no verão, devem ser passados a ferro para não transmitir a imagem de uma pessoa descuidada.

9 erros que cometemos ao passar roupa

Para alguns, este é um trabalho tedioso, enquanto outros parecem gostar dele. Talvez porque estes últimos tenham descoberto uma maneira de não repetir os hábitos que o impedem de obter roupas lisas e sem amassados. Saiba o que devemos fazer e o que é importante evitar:

1. Você deixa as roupas delicadas para o final

Se você é um daqueles que não gosta de passar roupa, é provável que deixe as roupas delicadas para o fim, pois elas requerem cuidados especiais. No entanto, isso não apenas desperdiçará mais tempo, mas também aumentará o seu ódio por essa tarefa.

Para evitar danificar suas peças delicadas com altas temperaturas, a recomendação é que você comece por elas. Passe estas roupas enquanto o aparelho ainda estiver aquecendo.

2. Você não molha as suas roupas

Quando a roupa está muito seca, não importa quantas vezes você passe, as rugas permanecerão. Isso também pode afetar os tecidos das roupas e aumentar a probabilidade de queimá-las.

Nesse sentido, se as roupas estiverem secas, tente umedecê-las com o vaporizador de ferro. Se você não tiver um, também pode usar um spray com água.

Passar a roupa
Passar roupa não é uma tarefa de que todos gostem. Isso leva a erros frequentes.

3. Você não usa água destilada

Como já dissemos, umedecer a roupa antes de passar é fundamental para eliminar as rugas. No entanto, nem todos os tipos de água são adequados para essa tarefa. Um exemplo disso é a água dura.

Se for usar água da torneira, certifique-se de que não seja dura. Se for, você terá que comprar água destilada, que, por ser livre de impurezas e minerais, protege o ferro e reduz pela metade o tempo de trabalho.

4. Você se esquece de regular a temperatura

Um dos erros mais comuns que cometemos ao passar roupa é colocar o aparelho na temperatura máxima. Mas isso, em vez de acelerar a tarefa, pode estragar suas roupas.

Observe que nem todos os tipos de tecido respondem da mesma forma a altas temperaturas. Portanto, haverá algumas peças de roupa que você precisará passar na configuração mais baixa.

5. Você não vira as roupas do avesso

Se você tiver itens com estampas delicadas em seu guarda-roupa, vire-os do avesso antes de passar. Do contrário, parte do desenho vai ficar no ferro, e você não vai querer isso!

Para evitar bagunça, é melhor você se acostumar a passar todas as roupas de dentro para fora. Leve em consideração que isso também mantém a cor original do tecido por mais tempo.

6. Você não limpa o ferro

Você provavelmente está se perguntando por que precisa limpar o ferro se as roupas estão limpas. Acredite ou não, ele fica sujo. Você deve limpá-lo com um pano de algodão úmido quando o ferro estiver em temperatura ambiente, antes e depois de usá-lo.

7. Você passa todas as suas roupas ao mesmo tempo

Talvez uma das razões pelas quais você odeie tanto passar seja porque você deixa uma montanha de peças se acumular e precisa dedicar várias horas a ela. Isso pode ser contraproducente tanto para o ferro quanto para a roupa, pois o eletrodoméstico acaba superaquecendo. Portanto, a recomendação é que você divida a passagem a ferro em vários turnos.

8. Você faz um mau uso do amido

O amido é benéfico no momento de passar. Há quem afirme que ele pode melhorar a aparência dos tecidos, mantendo por mais tempo sua cor, textura e maciez, além de eliminar amassados e manchas.

No entanto, se não for usado corretamente, pode ter o efeito oposto. Tenha cuidado para não exagerar ao borrifar este produto e espere que penetre no tecido antes de começar a passar.

9. Você não esvazia o reservatório do ferro

Se você passar a ferro e não esvaziar o depósito de água, pode estragar o aparelho. Com o tempo, a água pode afetar sistemas e partes. Além disso, a água parada tende a manchar as roupas quando você a usa para umedecer.

Roupas passadas sem erros
Passar as roupas corretamente melhora a vida útil do ferro.

Aprenda a passar roupa sem cometer erros

Passar roupa pode ser uma tarefa suportável da qual você pode acabar gostando. A diferença está em cometer o mínimo de erros. Portanto, na hora de eliminar os amassados das roupas, tente limpar o ferro, umedecer a roupa e virá-la do avesso.

Da mesma forma, lembre-se de ajustar a temperatura, usar água destilada e esvaziar o reservatório do aparelho. Do contrário, você pode acabar manchando suas roupas na próxima passada.

Pode interessar a você...
O que fazer para manter a cor das roupas?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
O que fazer para manter a cor das roupas?

As vantagens de fazer suas lavagens dessa maneira são múltiplas, já que você pode fabricar o produto rapidamente e com ingredientes baratos que voc...