5 produtos para tirar manchas de óleo da roupa

26 de junho de 2019
Neste artigo compartilhamos com você 5 produtos para tirar manchas de óleo da roupa: o álcool, o detergente, o bicarbonato de sódio, o vinagre branco e o talco.

Se quisermos tirar as manchas de óleo da roupa devemos usar produtos específicos já que cada substância deve tratar-se de modo diferente. Se não contarmos com um produto comercial, podemos utilizar algumas soluções caseiras, mas muito efetivas.

Neste artigo compartilhamos 5 produtos para tirar as manchas de óleo da roupa: o álcool, o detergente, o bicarbonato de sódio, o vinagre branco e o talco. Continue lendo para saber mais!

5 produtos para tirar manchas de óleo da roupa

1. Detergente de cozinha

Detergente de cozinha para tirar manchas de óleo da roupa

O detergente de cozinha “quebra” facilmente as moléculas de gordura, portanto também pode ser usado para tirar manchas de óleo da roupa. Além disso, é um dos elementos que sempre temos em casa e sempre está à mão. E sem dúvidas é muito eficaz para tirar manchas de óleo da roupa.

Sua eficácia será maior se o usarmos logo em seguida de que a roupa fique manchada. Entretanto, devemos evitar este produto se a prenda for de cores claras, já que poderia ficar mais manchada ainda.

Como utilizamos este produto para tirar manchas de óleo da roupa

  • Em primeiro lugar, colocaremos sobre a mancha umas gotas do detergente de cozinha. Como já dissemos, o melhor é fazê-lo em seguida depois do surgimento da mancha.
  • Logo depois, esfregamos a mancha com um pouco de água e colocamos a roupa na máquina de lavar como sempre.

2. Bicarbonato de sódio

Uma segunda opção é um produto com múltiplos usos, tanto no lar como para a saúde e beleza. Todos deveríamos ter em casa o bicarbonato de sódio, tanto como para usar de esfoliante facial até como solução para absorver odores. Neste caso, nos ajudará a eliminar as difíceis manchas de óleo.

Como utilizá-lo?

  • Para começar, deveremos umedecer a mancha com água.
  • A seguir, prepararemos uma pasta misturando o bicarbonato de sódio com um pouco de água e aplicaremos a mistura sobre a mancha até cobri-la.
  • Podemos usar uma escova de dentes para esfregar a roupa e para que o produto penetre melhor.
  • Deixe agir durante alguns minutos e lave a roupa como sempre.

Aliás, destacamos que o bicarbonato é um excelente amaciante natural para ajudar a que as roupas brancas fiquem mais limpas e mantenham um branco sempre brilhante.

Por último, este produto também permite equilibrar o pH da água de lavagem da roupa.

Quer conhecer outros usos do bicarbonato? Então leia: 5 maneiras de usar bicarbonato de sódio e limão na limpeza da casa

3. Talco para tirar manchas de óleo da roupa

O talco ajuda na eliminação de gordura das roupas

Em terceiro lugar, utilizaremos outro produto que sempre temos em casa e que é utilizado para diferentes usos. São os famosos talcos que utilizamos com nossos bebês. Além deste uso, também nos ajudarão a tirar manchas de óleo de qualquer tipo de roupa, seja qual for o seu tecido ou cor.

Como fazemos?

  • Primeiramente, colocamos a prenda esticada e aplicamos abundante quantidade de talco até cobrir bem a mancha de óleo.
  • Entretanto, com este produto, deveremos esperar pelo menos duas horas para que absorva a gordura ou, inclusive, até um dia inteiro.
  • Depois desse tempo, escovaremos o lugar da mancha. No caso de que ainda fiquem restos de óleo, deveremos repetir a operação.
  • Por último, lave a roupa como de costume.

Não deixe de ler também: 5 usos caseiros do talco: incrível!

4. Vinagre branco

O vinagre é outro produto habitual se realizamos uma limpeza natural e ecológica em nossa casa. Aliás, muitas pessoas o utilizam como alternativa ao amaciante para manter a roupa e a máquina de lavar em bom estado. Neste caso, é também uma solução eficaz para tirar manchas de óleo da roupa.

Como fazemos?

  • Aplique o vinagre branco sobre a mancha até recobri-la completamente.
  • Deixe agir durante 30 minutos pelo menos.
  • A seguir, lave a peça de roupa como sempre.

Observação: utilize somente o vinagre puro, evitando os que contenham outros produtos agregados.

5. Álcool para tirar manchas de óleo das roupas

Álcool para tirar manchas de óleo

Por último, se os produtos mencionados não derem resultado podemos utilizar o álcool de 90°. Entretanto, não o recomendamos no caso de roupas muito delicadas já que poderia ocasionar-lhes dano.

Como fazemos?

  • Primeiramente, aplicamos umas gotas de álcool sobre a mancha de gordura.
  • Logo depois, deixamos agir durante 2 ou 3 minutos e lavamos a roupa à mão ou na máquina.

Agora você já sabe que com os produtos que geralmente temos em casa podemos eliminar este problema que não é tão difícil de resolver. Então, você se anima a experimentar?

  • Buronzo, A. (2011). Las increíbles propiedades del bicarbonato de sodio. Obelisco.
  • Li, Q., Mahendra, S., Lyon, D. Y., Brunet, L., Liga, M. V, Li, D., & Alvarez, P. J. J. (2008). Antimicrobial nanomaterials for water disinfection and microbial control: potential applications and implications. Water Research. https://doi.org/10.1016/j.watres.2008.08.015
  • Budak, N. H., Aykin, E., Seydim, A. C., Greene, A. K., & Guzel-Seydim, Z. B. (2014). Functional Properties of Vinegar. Journal of Food Science. https://doi.org/10.1111/1750-3841.12434