Como remover silicone das roupas?

As manchas nas roupas causam dor de cabeça, principalmente quando se recusam a sair. A remoção do silicone está na lista, mas não precisa ser um trauma se você aplicar os truques que iremos revelar a seguir.
Como remover silicone das roupas?

Última atualização: 19 julho, 2022

Ao fazer trabalhos manuais ou consertos domésticos simples, suas roupas podem ficar manchadas com tinta, óleos ou outros materiais que se recusam a sair dos tecidos. Uma das dificuldades mais comuns é remover o silicone por medo de danificar as roupas.

No entanto, esses casos podem ser resolvidos sem deixar vestígios do que aconteceu. Tudo vai depender da rapidez com que você agir e do truque aplicado. Você não sabe o que fazer? Então encontrou o texto certo.

Truques para remover silicone das roupas

Por sua praticidade e características, o silicone é um dos produtos mais utilizados em casa para atividades de colagem. O mesmo ocorre na área profissional, conforme revisado por uma publicação da Chemical Safety Facts, que destaca o papel fundamental desse material em diversos segmentos da economia.

Sua apresentação é incolor, impermeável e biocompatível. Para artesanatos e pequenos arranjos domésticos, você pode encontrá-lo em barra, líquido, frio ou quente quando derretido com uma pistola de ar quente.

É nesses cenários que, inadvertidamente, as gotas caem no tecido. Com as recomendações a seguir, você vai reduzir o tempo investido na limpeza enquanto cuida da roupa.

1. Use papel e ferro

Esse truque é ideal quando você deseja remover o silicone que ainda está líquido. É essencial que a mancha seja recente.

Pegue a roupa e coloque-a sobre uma superfície lisa. Cubra-a com uma folha de papel de cozinha ou papel higiênico absorvente o suficiente para suportar o calor do ferro.

A próxima etapa é colocar o aparelho com intensidade média no papel por um minuto. Em seguida, verifique se o silicone aderiu à folha ou se o procedimento precisa ser repetido.

Use papel e ferro para passar as roupas
O ferro vem ao nosso socorro quando se trata de um silicone que ainda está líquido.

2. A magia do gelo

O segredo é que, ao entrar em contato com o adesivo, o gelo o endurece, permitindo que seja removido com mais facilidade.

Sobre a mancha, coloque o cubo de gelo e deixe por alguns minutos enquanto a cola congelaDepois disso, retire usando as unhas, espátula, faca ou outro utensílio, sempre tomando cuidado para não estragar o tecido.

Funciona com algodão, linho e até tecidos sintéticos. Considerando o efeito do frio no tecido e na cola seca, você também pode levar a peça ao freezer e esperar um pouco para retirá-la.

3. Precisão do solvente

Existe um solvente especial que remove silicone frio ou fresco de tecidos e outras superfícies. Basta seguir as etapas descritas na embalagem.

Geralmente consiste em esfregar o produto na mancha e deixá-lo agir por cerca de 5 minutos. Após esse tempo, remova com uma escova macia, uma faca ou qualquer outro utensílio.

4. Acetona e álcool: combinação eficaz

Misturar esses dois líquidos é a melhor forma quando a mancha já estiver seca há um tempo e a roupa for preta. Despeje o álcool 70 ou 96 % mais a acetona ou removedor de esmalte no silicone em quantidades iguais.

Com um pano, esfregue a parte afetada e verifique se sai. Ao mesmo tempo, verifique o estado do tecido. Depois de amolecer, remova os restos com o auxílio de uma faca de ponta arredondada, suas unhas ou uma espátula.

5. Recorra a uma colher de chá

Para esta técnica você tem que ser bastante ágil, pois assim que o silicone cair no tecido, você deve agir. Você vai aproveitar o fato de ela ainda estar macia e arrastar a colher sobre ela para tirar o máximo que puder. Uma faca de mesa também funciona.

Se o silicone secar um pouco, será necessário combinar este método com qualquer um dos outros explicados anteriormente.

6. Aguarrás

É improvável que os truques acima não funcionem, mas, em última análise, apele para a aguarrás.

Ela age como um solvente quando entra em contato com a roupa. Você pode aplicar diretamente com uma escova de cerdas macias ou, se preferir não se arriscar, com um pano. Esfregue por 5 minutos ou até que a marca não esteja mais visível.

Coisas a evitar ao remover o silicone das roupas

Além de tirar a mancha, não estragar a roupa é fundamental na hora de remover o silicone com produtos químicos ou utensílios. O sucesso dos truques está em não cometer erros, como esfregar. Esta provavelmente será a sua primeira reação, mas só fará com que o silicone se espalhe.

Além disso, não molhe imediatamente a roupa pois o silicone se solidificará. É melhor esperar que seque por conta própria para depois aplicar algumas das dicas, como usar acetona, ferro ou gelo.

Tirar esmalte das unhas
O removedor de esmalte é uma substância química com capacidade solvente, por isso é útil nessas circunstâncias.

Precauções básicas para remover silicone dos tecidos

O silicone é uma substância delicada, assim como os produtos usados ​​para removê-lo do tecido. Devido a isso, existem certas preocupações que você não deve ignorar:

  • Para verificar se não desbota ou danifica os tecidos delicados, teste a mistura de removedor de esmalte e álcool ou solvente em um local discreto da roupa.
  • Lave as roupas com sabão comum e seque ao ar livre. Lembre-se de não esfregar.
  • Se a mancha for persistente, molhe uma esponja com sabão e tente remover os restos sem forçar o tecido.
  • Não descarte o uso de luvas e máscaras ao manusear aguarrás ou outro solvente, pois há risco de envenenamento ou danos à pele.

Por fim, a melhor dica para evitar estragar a roupa ao trabalhar com silicone é optar por roupas velhas, daquelas que você não usa mais para sair. Assim, não haverá arrependimentos.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.