Como remover silicone das roupas?

As manchas nas roupas causam dor de cabeça, principalmente quando se recusam a sair. A remoção do silicone está na lista, mas não precisa ser um trauma se você aplicar os truques que iremos revelar a seguir.
Como remover silicone das roupas?

Última atualização: 31 Julho, 2021

Ao fazer trabalhos manuais ou consertos domésticos simples, suas roupas podem ficar manchadas com tinta, óleos ou outros materiais que se recusam a sair dos tecidos. Uma das dificuldades mais comuns é remover o silicone por medo de danificar as roupas.

No entanto, esses casos podem ser resolvidos sem deixar vestígios do que aconteceu. Tudo vai depender da rapidez com que você agir e do truque aplicado. Você não sabe o que fazer? Então encontrou o texto certo.

Truques para remover silicone das roupas

Por sua praticidade e características, o silicone é um dos produtos mais utilizados em casa para atividades de colagem. O mesmo ocorre na área profissional, conforme revisado por uma publicação da Chemical Safety Facts, que destaca o papel fundamental desse material em diversos segmentos da economia.

Sua apresentação é incolor, impermeável e biocompatível. Para artesanatos e pequenos arranjos domésticos, você pode encontrá-lo em barra, líquido, frio ou quente quando derretido com uma pistola de ar quente.

É nesses cenários que, inadvertidamente, as gotas caem no tecido. Com as recomendações a seguir, você vai reduzir o tempo investido na limpeza enquanto cuida da roupa.

1. Use papel e ferro

Esse truque é ideal quando você deseja remover o silicone que ainda está líquido. É essencial que a mancha seja recente.

Pegue a roupa e coloque-a sobre uma superfície lisa. Cubra-a com uma folha de papel de cozinha ou papel higiênico absorvente o suficiente para suportar o calor do ferro.

A próxima etapa é colocar o aparelho com intensidade média no papel por um minuto. Em seguida, verifique se o silicone aderiu à folha ou se o procedimento precisa ser repetido.

Use papel e ferro para passar as roupas
O ferro vem ao nosso socorro quando se trata de um silicone que ainda está líquido.

2. A magia do gelo

O segredo é que, ao entrar em contato com o adesivo, o gelo o endurece, permitindo que seja removido com mais facilidade.

Sobre a mancha, coloque o cubo de gelo e deixe por alguns minutos enquanto a cola congelaDepois disso, retire usando as unhas, espátula, faca ou outro utensílio, sempre tomando cuidado para não estragar o tecido.

Funciona com algodão, linho e até tecidos sintéticos. Considerando o efeito do frio no tecido e na cola seca, você também pode levar a peça ao freezer e esperar um pouco para retirá-la.

3. Precisão do solvente

Existe um solvente especial que remove silicone frio ou fresco de tecidos e outras superfícies. Basta seguir as etapas descritas na embalagem.

Geralmente consiste em esfregar o produto na mancha e deixá-lo agir por cerca de 5 minutos. Após esse tempo, remova com uma escova macia, uma faca ou qualquer outro utensílio.

4. Acetona e álcool: combinação eficaz

Misturar esses dois líquidos é a melhor forma quando a mancha já estiver seca há um tempo e a roupa for preta. Despeje o álcool 70 ou 96 % mais a acetona ou removedor de esmalte no silicone em quantidades iguais.

Com um pano, esfregue a parte afetada e verifique se sai. Ao mesmo tempo, verifique o estado do tecido. Depois de amolecer, remova os restos com o auxílio de uma faca de ponta arredondada, suas unhas ou uma espátula.

5. Recorra a uma colher de chá

Para esta técnica você tem que ser bastante ágil, pois assim que o silicone cair no tecido, você deve agir. Você vai aproveitar o fato de ela ainda estar macia e arrastar a colher sobre ela para tirar o máximo que puder. Uma faca de mesa também funciona.

Se o silicone secar um pouco, será necessário combinar este método com qualquer um dos outros explicados anteriormente.

6. Aguarrás

É improvável que os truques acima não funcionem, mas, em última análise, apele para a aguarrás.

Ela age como um solvente quando entra em contato com a roupa. Você pode aplicar diretamente com uma escova de cerdas macias ou, se preferir não se arriscar, com um pano. Esfregue por 5 minutos ou até que a marca não esteja mais visível.

Coisas a evitar ao remover o silicone das roupas

Além de tirar a mancha, não estragar a roupa é fundamental na hora de remover o silicone com produtos químicos ou utensílios. O sucesso dos truques está em não cometer erros, como esfregar. Esta provavelmente será a sua primeira reação, mas só fará com que o silicone se espalhe.

Além disso, não molhe imediatamente a roupa pois o silicone se solidificará. É melhor esperar que seque por conta própria para depois aplicar algumas das dicas, como usar acetona, ferro ou gelo.

Tirar esmalte das unhas
O removedor de esmalte é uma substância química com capacidade solvente, por isso é útil nessas circunstâncias.

Precauções básicas para remover silicone dos tecidos

O silicone é uma substância delicada, assim como os produtos usados ​​para removê-lo do tecido. Devido a isso, existem certas preocupações que você não deve ignorar:

  • Para verificar se não desbota ou danifica os tecidos delicados, teste a mistura de removedor de esmalte e álcool ou solvente em um local discreto da roupa.
  • Lave as roupas com sabão comum e seque ao ar livre. Lembre-se de não esfregar.
  • Se a mancha for persistente, molhe uma esponja com sabão e tente remover os restos sem forçar o tecido.
  • Não descarte o uso de luvas e máscaras ao manusear aguarrás ou outro solvente, pois há risco de envenenamento ou danos à pele.

Por fim, a melhor dica para evitar estragar a roupa ao trabalhar com silicone é optar por roupas velhas, daquelas que você não usa mais para sair. Assim, não haverá arrependimentos.

Pode interessar a você...
Mofo que cresce nas roupas do armário
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Mofo que cresce nas roupas do armário

Um problema bastante comum nas residências é o crescimento de mofo dentro dos armários. Leia este artigo e confira dicas para impedir seu crescimen...