Truques para remover resíduos de adesivo

30 de setembro de 2019
Se olharmos bem, os adesivos estão por toda parte e, quando tentamos tirá-los, eles quebram e deixam vestígios de cola nos objetos. Antes de ficar frustrado, conheça os melhores truques para removê-los com segurança.

Se pararmos por um momento e olharmos para nossa casa, podemos ver que temos muitos resíduos de adesivo presos nas paredes ou em outras superfícies e talvez não desejemos que eles estejam aí. As modas passam e as escolhas do passado podem nos fazer querer removê-las.

Os adesivos têm colas muito fortes que fazem com que, quando tentamos tirá-las, não descolem bem e fiquemos frustrados com a tentativa. Muitos produtos novos vêm com adesivos com informações de fábrica, preço ou suas características. Como muitos deles são difíceis de remover, mostramos os melhores truques para remover os adesivos mais complicados.

Remover códigos de barras e adesivos sem danificar o produto pode ser uma tarefa complicada. Por isso, te ensinaremos como removê-los efetivamente de acordo com o tipo de superfície.

Como remover resíduos de adesivo dependendo da superfície

Vidro

Remover resíduos de adesivos de vidros

É possível que uma das superfícies mais complicadas para a limpar os adesivos seja o vidro. Anote como fazer isso e do que você precisa.

Utensílios

  • Papel absorvente ou uma toalha de papel.
  • Limpa vidros.
  • Lâmina ou raspador com alça.
  • Solvente: terebintina, acetona, desengordurante, etc.

O que deve fazer?

  • Primeiramente, borrife a área onde o adesivo está com o limpa vidros e seque completamente. Você precisa limpar a superfície para que não tenha vestígios de poeira.
  • Depois de seco, use o solvente escolhido e aplique-o com a ajuda do papel. Aplique-o sobre o adesivo e deixe agir por alguns minutos.
  • Em seguida, com a ajuda do raspador, remova cuidadosamente o adesivo e limpe os resíduos de cola. Depois que tudo tiver sido removido, limpe o vidro novamente com o produto específico.

Mas, cuidado para que o solvente não entre em contato com outros materiais, pois pode danificá-los. Além disso, trabalhe com luvas confortáveis ​​para não danificar as mãos.

Leia também este artigo:  Formas de esconder as imperfeições de sua casa

Remova resíduos de adesivo de itens de vidro, madeira ou plástico

Se o item que você comprou puder ficar molhado, você deve molhá-lo com água quente por um minuto. Depois, você pode verificar por si mesmo que o adesivo é facilmente removido.

Por fim, limpe com uma escova macia para não deixar restos. Se ainda houver marcas, vá  umedecendo e limpando com água quente.

Superfícies delicadas

Outra maneira de remover adesivos é aplicar calor com um secador. O procedimento funciona como no caso anterior:

  • Aplique calor no adesivo e, após alguns segundos, tente removê-lo com cuidado.
  • Se parte do adesivo estiver presa, despeje um pouco de óleo em cima dele: isso facilitará a remoção com a ajuda de uma esponja.

Técnicas para remover resíduos de adesivo de forma eficaz

Álcool para remover resíduos de adesivos

Azeite de oliva, óleo de girassol ou amêndoa

Não importa qual óleo você use: o importante é que seja muito untuoso para ajudar a remover todos os restos do adesivo.

  • Primeiramente, aplique um pouco de óleo em um pano que não rasgue ou danifique a superfície.
  • Em seguida, esfregue com cuidado a superfície e os restos de cola da etiqueta.
  • Por fim, com a ajuda de suas mãos, puxe a ponta do adesivo para removê-lo por inteiro.

Embora esse método seja muito útil, lembre-se de que o óleo é um elemento gorduroso e pode manchar a superfície: verifique se isso não afetará seus móveis, vidros ou metais.

Conheça os: Ingredientes tóxicos que se escondem nos produtos de limpeza

Álcool, acetona ou removedor de esmalte

Talvez eles sejam os produtos aos quais a maioria das pessoas recorre para remover os adesivos. No entanto, devemos enfatizar que o álcool ou a acetona não podem ser usados ​​em todas as superfícies que gostaríamos. Por exemplo, são corrosivos para os plásticos.

  • Com a ajuda de um pano macio, aplique um pouco de álcool. Pode valer a pena o de uso médico. Caso contrário, aproveite a acetona ou o removedor de esmalte que você tem em casa.
  • Esfregue com muito cuidado, pois não queremos que o material se quebre.

Se, ao passar o pano, você perceber que a superfície muda de cor ou sua textura não é macia, mas arranhada, não siga, pois pode danificar o material. Nesse caso, você pode usar os outros truques que já ensinamos.

Espuma para limpar telas

Você pode não ter este produto em casa regularmente ou simplesmente ignorar sua existência. Não importa, talvez a partir de agora você queira ter um pote em casa: além de manter as telas limpas, ele ajudará a remover os adesivos e os restos de cola.

Talvez esse truque seja um pouco mais demorado, porque não é um produto muito forte, mas, apesar disso, sabemos que é muito seguro e eficaz.

Não hesite em compartilhar esses truques!