8 conselhos para limpar uma mesa de vidro

A aplicação de vinagre branco é uma boa opção para limpar uma mesa de vidro. Além disso, existem muitos outros truques para concluir essa tarefa em poucos minutos.
8 conselhos para limpar uma mesa de vidro

Última atualização: 05 Fevereiro, 2021

Limpar uma mesa de vidro pode ser complicado se você não souber escolher um método adequado. Embora possa parecer simples, esse material atrai poeira e partículas de sujeira que nem sempre são fáceis de eliminar.

O principal problema é que o acúmulo de poeira pode levar à proliferação de ácaros, o que causa alergias em um percentual significativo da população. Segundo uma pesquisa publicada no International Journal of Immunopathology and Pharmacology, 10% das pessoas sofrem com esses problemas ligados à sujeira dos ambientes.

Por outro lado, devemos considerar que o material é um pouco delicado e costuma sujar facilmente pelo derramamento de substâncias, marcas de dedos ou qualquer sujeira. Além disso, com os dias adquire um aspecto opaco, deixando-o antiestético.

Dicas para limpar uma mesa de vidro

Você sabe limpar uma mesa de vidro sem complicações? Na verdade, existem muitos truques que facilitam o trabalho. Entendendo que nem todos conhecem essas dicas, a seguir queremos explicar algumas delas. Não deixe de testar em casa!

1.- Utilizar água destilada

Quando vamos limpar uma mesa de vidro, não ligamos para o tipo de água que vamos usar. Por isso, mesmo aplicando um limpador de vidros convencional, às vezes notamos que no final ficam algumas incômodas marcas de água.

A solução para esse pequeno inconveniente é evitar o uso de água da torneira e optar pela água destilada. Esta última, por carecer de minerais contidos na água da torneira, não deixa nenhum rastro quando é aplicada sobre a superfície de vidro.

2.- Minimizar a espuma

A aplicação de sabão líquido pode facilitar a eliminação da sujeira que se acumula na mesa de vidro. No entanto, quando não medimos as quantidades, o sabão forma uma grande quantidade de espuma que deixa o vidro cheio de manchas.

Por isso, se o que você busca é deixar o vidro reluzente, o ideal é aplicar somente algumas gotas de sabão. Quanto menos usar, mais limpa ficará a mesa.

3.- Usar vinagre branco

O vinagre branco é um dos produtos multiusos que podemos usar para deixar a mesa de vidro brilhante e desinfetada. Seus compostos eliminam as bactérias, como explicado em um estudo publicado pela American Society For Microbiology, e desprendem da superfície qualquer acúmulo de pó ou resíduos.

Seja porque você tenha ficado sem limpador de vidros ou por que quer uma solução mais econômica e natural, o vinagre é ideal. Como utilizar? Fácil! Basta combiná-lo com um pouco de água e esfregar com um pano limpo.

4.- Usar papel de jornal

Em vez de usar panos ou toalhas que soltam pelos, o melhor é fazer uma bola de papel de jornal. Embora possa parecer um pouco estranho, esse material deixa a superfície de vidro impecável sem deixar uma só marca ou resíduo.

5.- Evitar as toalhas de papel

As toalhas de papel parecem um bom material para limpar uma mesa de vidro. No entanto, dado que deixam marcas e restos de papel no vidro, é melhor evitá-las. Se você não tiver papel de jornal, opte por um pano de microfibra ou uma escova de borracha.

6.- Aplicar álcool

Um dos grandes inconvenientes desse tipo de mesa é que costumam acumular marcas de dedos. Mesmo que no início sejam pouco notadas, com os dias se unem ao pó e fazem com que o vidro pareça sujo.

Para eliminá-las com facilidade, de forma eficaz e sem deixar marcas, basta diluir um pouco de álcool em água. Esse simples limpador de vidros é aplicado com a ajuda de um pano ou papel de jornal para deixar a mesa impecável.

Se você se preocupa com a ação do álcool ao entrar em contato com sua pele, um estudo de 2007 publicado no British Journal of Dermatology afirma que se trata de uma substância segura com propriedades desinfetantes. Contudo, consulte um dermatologista se achar que pode ser prejudicial para sua derme.

7.- Usar pasta de dentes

Pasta de dentes para limpar mesa de vidro

Você sabia que pode usar pasta de dentes em algumas tarefas de limpeza? Pode parecer que vai causar um desastre, mas na verdade é bem útil para deixar o vidro brilhante e limpo. O segredo é utilizar uma pequena quantidade e esfregar a pasta com movimentos circulares.

Depois de espalhá-la bem sobre a superfície, você deve acrescentar um pouco de água e polir com um pano. O melhor desse truque é que, de quebra, conseguimos eliminar os pequenos arranhões que deixam a mesa com um aspecto envelhecido.

8.- Ser constante com a limpeza

Um dos erros que dificultam a limpeza desse tipo de artigo em casa é a pouca atenção que costumamos dar. Mesmo que nos preocupemos em manter em boas condições cada espaço da casa, às vezes ignoramos que esses móveis também requerem manutenção.

Por isso, para que a mesinha de vidro não acumule pó nem manchas, o melhor é repetir sua limpeza várias vezes por semana.

Limpe sua mesa de vidro com essas simples dicas

Em conclusão, limpar uma mesa de vidro não é complicado se usarmos os elementos adequados. É importante usar um limpador de vidros ou vinagre e escolher um pano que não cause arranhões nem solte pelos. Vamos lá? Mãos à obra!

Pode interessar a você...
Como limpar os vidros de casa efetivamente?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como limpar os vidros de casa efetivamente?

Se não sabe muito bem como limpar os vidros, não se preocupe, siga lendo porque contaremos os melhores conselhos para ter uma casa reluzente.



  • Li, L., Qian, J., Zhou, Y., & Cui, Y. (2018). Domestic mite-induced allergy: Causes, diagnosis, and future prospects. International journal of immunopathology and pharmacology, 32, 2058738418804095. https://doi.org/10.1177/2058738418804095
  • Löffler, H., Kampf, G., Schmermund, D. and Maibach, H. (2007), How irritant is alcohol?. British Journal of Dermatology, 157: 74-81. doi:10.1111/j.1365-2133.2007.07944.x
  • Acetic Acid, the Active Component of Vinegar, Is an Effective Tuberculocidal Disinfectant
    Claudia Cortesia, Catherine Vilchèze, Audrey Bernut, Whendy Contreras, Keyla Gómez, Jacobus de Waard, William R. Jacobs Jr., Laurent Kremer, Howard Takiff
    mBio Feb 2014, 5 (2) e00013-14; DOI: 10.1128/mBio.00013-14