8 conselhos para limpar uma mesa de vidro

13 de março de 2019
A aplicação de vinagre branco é uma boa opção para limpar uma mesa de vidro sem necessidade de usar um limpador de vidros ou produtos caros. Além disso, existem muitos outros truques para fazer esta tarefa em minutos.

Limpar uma mesa de vidro pode causar muitos incômodos se não soubermos escolher um método adequado. Ainda que pareça simples, este material atrai poeira e partículas de gordura que nem sempre são fáceis de eliminar.

O problema é que o material é um pouco delicado e costuma sujar facilmente pelo derramamento de substâncias, marcas de dedos ou qualquer sujeira que entra em casa. Além disso, com os dias adquire um aspecto opaco que o faz parecer feio.

Truques para limpar uma mesa de vidro

Sabe como limpar uma mesa de vidro sem se complicar? Na verdade existem muitos truques que facilitam o trabalho. Entendendo que nem todos conhecem estas dicas, a seguir compilamos as 8 mais efetivas para que as coloque em prática agora mesmo.

1.- Utilizar água destilada

Pasta de dentes para limpar mesa de vidro

Quando vamos limpar uma mesa de vidro não ligamos para o tipo de água que usaremos. Por isso, ainda que usemos um limpador de vidros convencional, às vezes notamos que no final ficam algumas incômodas marcas de água.

A solução para este pequeno inconveniente é evitar o uso de água da torneira e optar pela água destilada. Esta última, por carecer de minerais que estão contidos na água de torneira, não deixa nenhum rastro quando é aplicada sobre a superfície de vidro.

Não deixe de ler: Água oxigenada na limpeza de sua casa: como usar

2.- Minimizar a espuma

A aplicação de sabão líquido pode facilitar a eliminação de gordura que se acumula na mesa de vidro. No entanto, quando não medimos as quantidades, este costuma formar uma grande quantidade de espuma que no final deixa o vidro cheio de manchas.

Por isso, se o que você busca é deixar o vidro reluzente, o melhor é aplicar somente algumas gotas de sabão. Quanto menos usar, mais limpa ficará a mesa.

3.- Usar vinagre branco

O vinagre branco é um dos produtos multiusos que podemos usar para deixar a mesa de vidro brilhante e desinfetada. Seus compostos eliminam as bactérias e desprendem da superfície qualquer acúmulo de pó ou resíduos.

Seja porque tenha ficado sem limpador de vidros ou por que quer uma solução mais econômica e natural, o vinagre é ideal para fazer esta tarefa em minutos. Como utilizar? Fácil! Basta combiná-lo com um pouco de água e esfregar com um pano limpo.

4.- Usar um papel-jornal

Ao invés de usar panos ou toalhas que desprendem pelos, o melhor é fazer uma bola de papel-jornal. Ainda que pareça um pouco estranho, este material deixa a superfície de vidro impecável sem deixar uma só marca ou resíduo.

5.- Evitar as toalhas de papel

As toalhas de papel parecem um bom material para limpar uma mesa de vidro. No entanto, dado que deixam marcas e restos de papel no vidro, é melhor evitá-las. Se não tem papel-jornal nas mãos, opte por um pano de microfibra ou escova de borracha.

6.- Aplicar álcool

Um dos grandes inconvenientes deste tipo de mesa é que costumam acumular marcas de dedos, por exemplo, quando as crianças tocam nelas. Mesmo que no início sejam pouco notadas, com os dias se unem ao pó e fazem com que o vidro pareça sujo.

Para eliminá-las com facilidade, de forma eficaz e sem deixar marcas, basta diluir um pouco de álcool na água. Este simples limpador de vidros é aplicado com a ajuda de um pano ou papel-jornal para deixar a mesa impecável.

7.- Usar pasta de dentes

Pasta de dentes para limpar mesa de vidro

Você sabia que pode usar pasta de dentes em algumas tarefas de limpeza? Ainda que pareça que possa causar um desastre, na verdade é bem útil para deixar o vidro brilhante e limpo. A chave é utilizar uma pequena quantidade e esfregar a pasta com movimentos circulares.

Depois de espalhá-la bem sobre a superfície, amacie com um pouco de água e pula com um pano. O melhor deste truque é que, ainda, conseguimos eliminar os pequenos arranhões que deixam a mesa envelhecida. 

Confira também: 5 centros de mesa que você pode fazer com materiais reciclados

8.- Ser constante ao limpar uma mesa de vidro

Um dos erros que dificultam a limpeza deste tipo de artigo em casa é a pouca atenção que costumamos dar. Mesmo que nos preocupemos em manter em boas condições cada espaço da casa, às vezes ignoramos que estes móveis também requerem manutenção.

Por isso, para que a mesinha de vidro não acumule pó nem manchas, o melhor é repetir sua limpeza várias vezes por semana.

Conclusões

Em conclusão, limpar uma mesa de vidro não é complicado se usarmos os elementos adequados. É importante usar um limpador de vidros ou vinagre e escolher um pano que não cause arranhões nem desprenda pelos. Pronto para fazê-lo? Mãos à obra!