Ar condicionado no verão: seu uso correto

· 9 de fevereiro de 2019
O ar condicionado está presente na maioria das casas, embora nem todas as pessoas saibam como usá-lo com responsabilidade, para aproveitá-lo ao máximo e sem correr riscos desnecessários.

No entanto, o ar condicionado não deve ser a primeira solução em caso de aquecimento, pois existem maneiras simples de preservar o frescor da casa. Estamos convencidos de que as dicas a seguir para usar o ar condicionado no verão lhe permitirão economizar na próxima conta de energia, além de fazer um uso responsável.

5 dicas para usar o ar condicionado no verão

Estas são as melhores dicas para usar o ar condicionado no verão:

1. Desligue o ar condicionado à noite

Em primeiro lugar, para usar o ar condicionado no verão é desligá-lo à noite. Em primeiro lugar, o ar noturno é naturalmente mais frio e por isso você pode aproveitá-lo, se desligar o ar condicionado e abrir uma janela.

Em segundo lugar, para dormir confortavelmente seu corpo não precisa que o ar condicionado funcione na mesma temperatura que durante o dia. Assim, com o ar condicionado desligado você pode aproveitar alguma economia de energia durante a noite, e ter bons sonhos.

2. Mantenha o exterior do ar condicionado limpo

Uma das maneiras mais fáceis de fazer com que o ar condicionado funcione efetivamente é certificar-se de que seu exterior esteja limpo de qualquer excesso de plantas ou detritos que possam ter se acumulado durante o inverno. Se a trajetória do fluxo de ar permanecer limpa, o ar entra mais facilmente e a unidade do ar condicionado não precisa trabalhar tanto.

E como o ar condicionado não precisa trabalhar tanto, consome menos energia. Pense no verde e economize a quantidade de energia necessária para refrescar sua casa.

Descubra também: As mudanças climáticas poderão eliminar o sexo masculino da raça humana?

3. Limpe os filtros

Manter o exterior do aparelho de ar condicionado limpo é excelente. Agora, se você não mantiver os filtros de ar limpos, não adianta.

Essa é uma das maneiras mais fáceis de garantir que o ar condicionado funcione da maneira mais eficiente possível. Você não deve remover os filtros de ar e limpá-los completamente a cada poucas semanas, mas eles também devem ser completamente substituídos pelo menos uma vez por temporada.

Dependendo do tipo de unidade de ar condicionado você poderá limpar os filtros com mais frequência. Se estiver usando uma unidade separada é fácil remover, enxaguar, e esfregar os filtros, para colocá-los de volta no aparelho em alguns minutos.

4. Opte por um ar condicionado reversível

Dicas para usar o ar condicionado no verão: Evite choques térmicos

Equipado com um sistema inversor, o ar condicionado reversível resfria a casa no verão e aquece no inverno. Esse tipo é multifuncional e também econômico, pois possui 30% de economia de energia em comparação aos dispositivos convencionais.

O ar condicionado reversível recupera o calor do ar interior para expulsá-lo para o lado de fora, e assim diminuir a temperatura dos quartos no verão. Também sugerimos usar modelos com programação por sala, para maximizar o conforto e a economia.

5. Evite choques térmicos

Os choques térmicos não são saudáveis ​​para o corpo, pois têm o efeito de causar fadiga e desconforto respiratório. O verão mantém uma diferença de temperatura de menos de 7 °C.

  • Para evitar problemas você deve programar o ar condicionado com uma diferença de temperatura de 3 a 7 °C, em relação à temperatura exterior.

Descubra também: 7 problemas que experimentamos por um enfraquecimento do sistema imunológico

Dicas para o carro

Dicas para usar o ar condicionado do carro no verão

Assim que você entrar no carro, abra as portas e comece a direcionar o ar frio em direção ao para-brisa e aos pés. Depois, você só tem que apontar para seus pés. Tenha em mente que você não deve direcionar o ar frio diretamente sobre o rosto, pois pode lhe causar angina.

Além disso, você deve limitar a diferença de temperatura entre o interior e o exterior do carro. Desligue o ar condicionado quinze minutos antes da sua chegada ao destino, para terminar a viagem à uma temperatura próxima do exterior. Finalmente, pense em mudar os filtros de ar regularmente e optar pelos de uso econômico.

Finalmente, evite ligar e desligar o ar condicionado muitas vezes por dia, pois isso resulta em um gasto energético significativo. Lembre-se que, para evitar problemas de saúde é importante controlar a instalação. Peça a um profissional que verifique o aparelho de ar no início da estação de calor. Aproveite o seu verão!